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O Guia Brasileiro de Sinalização Turística de 2001: um olhar do Design da Informação para a atualização do material de orientação turística

The Brazilian Guide of Tourism Signage, published in 2001: an Information Design perspective for updating the tourism guidance material

Montenegro, Diego Sombra; Simões, Paulo Jorge Alcobia;

Artigo completo:

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o Guia Brasileiro de Sinalização Turística a partir de uma perspectiva do Design da Informação. Criado em 2001 por iniciativa do governo federal, a publicação buscava impulsionar o mercado de turismo brasileiro por meio da regulamentação de um sistema de placas que facilitasse a experiência dos visitantes em cidades desconhecidas, em 2017 foi anunciado um projeto de atualização do material, mas que ainda não se concretizou. Por conta disso, este trabalho faz um levantamento bibliográfico através de estudos avaliativos de sinalizações de orientação turística em cidades brasileiras, e projetos que vem propondo novas alternativas a partir da visão estratégica do modelo. Dessa forma, buscamos contribuir para que as pesquisas em Design da Informação estejam integradas à discussão sobre a atualização do guia, defendendo uma participação dos designers para além da perspectiva mercadológica.

Artigo completo:

This paper presents a reflection on the Brazilian Guide of Tourism Signage through an Information Design perspective. Created in 2001 by the initiative of the federal government, the publication sought to boost the Brazilian tourism market by regulating a system of signs that facilitated the experience of visitors in unknown cities. In 2017 a project was announced to update the material, but has not yet materialized. As a result, this work uses a bibliographical survey of evaluative studies of tourist orientation signs used in Brazilian cities, and projects that are proposing new alternatives based on the strategic vision of the model. In this way, we seek to contribute to integrate the Information Design research into the discussion about updating the guide, defending a participation of designers beyond the market practice.

Palavras-chave: sinalização, turismo, design da informação, guia brasileiro de sinalização turística,

Palavras-chave: signage, tourism, information design, brazilian guide of tourism signage,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0351

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Como citar:

Montenegro, Diego Sombra; Simões, Paulo Jorge Alcobia; "O Guia Brasileiro de Sinalização Turística de 2001: um olhar do Design da Informação para a atualização do material de orientação turística", p. 2425-2434 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0351

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