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O Grupo de Apoio Psicológico de Crianças com Implante Coclear: Relato de Experiência
O Grupo de Apoio Psicológico de Crianças com Implante Coclear: Relato de Experiência
Yamada, Midori Otake; Oliveira, Raquel Giglio de; Ribas, Mariani da Costa
Resumo:
Introdução: o grupo de apoio psicológico de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear (IC), realizado num programa de Saúde Auditiva do Sistema Único de Saúde – SUS, é uma das atuações do setor de Psicologia. Fundamentado numa visão humanística, considera a criança em sua globalidade e integralidade, possibilitando a construção de um espaço de acolhimento que a permite expressar seus pensamentos e sentimentos, por meio de verbalizações, atividades gráficas e lúdicas. o psicólogo durante a sessão de grupo leva as crianças a refletirem sobre questões relacionadas as suas vivências com o implante coclear: como é utilizar o IC? Quais os sentimentos relacionados ao IC? como lida com o IC em sua rotina? Objetivo: Relatar a experiência do grupo de apoio psicológico de crianças com deficiência auditiva, usuárias de implante coclear de um serviço de Saúde Auditiva do SUS. Metodologia: o grupo é aberto, acontece duas vezes por semana, com duração de uma hora. Os participantes são crianças de sete a quatorze anos com o retorno agendado para sua rotina de acompanhamento no Centro. Resultados: Observou-se que as crianças relatam experiências positivas e negativas com o IC em diferentes contextos, por exemplo, na vivência escolar, na participação nos esportes e no cuidado com a unidade externa do IC, além de falarem sobre outras situações do cotidiano. Conclusão: o grupo tem favorecido a socialização, a identificação com o outro e o compartilhar experiências. o espaço grupal e o momento lúdico têm sido construtivo na medida em que as crianças expressam seus sentimentos, no qual cada um e todos são importantes e valorizados. Sendo assim, o psicólogo também pode conhecer o significado do IC para as crianças, observar eventuais dificuldades e orientar a família quando necessário.
Introdução: o grupo de apoio psicológico de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear (IC), realizado num programa de Saúde Auditiva do Sistema Único de Saúde – SUS, é uma das atuações do setor de Psicologia. Fundamentado numa visão humanística, considera a criança em sua globalidade e integralidade, possibilitando a construção de um espaço de acolhimento que a permite expressar seus pensamentos e sentimentos, por meio de verbalizações, atividades gráficas e lúdicas. o psicólogo durante a sessão de grupo leva as crianças a refletirem sobre questões relacionadas as suas vivências com o implante coclear: como é utilizar o IC? Quais os sentimentos relacionados ao IC? como lida com o IC em sua rotina? Objetivo: Relatar a experiência do grupo de apoio psicológico de crianças com deficiência auditiva, usuárias de implante coclear de um serviço de Saúde Auditiva do SUS. Metodologia: o grupo é aberto, acontece duas vezes por semana, com duração de uma hora. Os participantes são crianças de sete a quatorze anos com o retorno agendado para sua rotina de acompanhamento no Centro. Resultados: Observou-se que as crianças relatam experiências positivas e negativas com o IC em diferentes contextos, por exemplo, na vivência escolar, na participação nos esportes e no cuidado com a unidade externa do IC, além de falarem sobre outras situações do cotidiano. Conclusão: o grupo tem favorecido a socialização, a identificação com o outro e o compartilhar experiências. o espaço grupal e o momento lúdico têm sido construtivo na medida em que as crianças expressam seus sentimentos, no qual cada um e todos são importantes e valorizados. Sendo assim, o psicólogo também pode conhecer o significado do IC para as crianças, observar eventuais dificuldades e orientar a família quando necessário.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10249
Como citar:
Yamada, Midori Otake; Oliveira, Raquel Giglio de; Ribas, Mariani da Costa; "O Grupo de Apoio Psicológico de Crianças com Implante Coclear: Relato de Experiência", p-31-31.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10249
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TY - CONF T1 - O Grupo de Apoio Psicológico de Crianças com Implante Coclear: Relato de Experiência JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 31 EP - 31 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10249 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-grupo-de-apoio-psicolgico-de-crianas-com-implante-coclear-relato-de-experincia-9452 KW - ER -
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Midori Otake Yamada, Raquel Giglio de Oliveira, Mariani da Costa Ribas, O Grupo de Apoio Psicológico de Crianças com Implante Coclear: Relato de Experiência, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 31-31, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10249 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-grupo-de-apoio-psicolgico-de-crianas-com-implante-coclear-relato-de-experincia-9452) Palavras-chave:: ;