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O GÊNERO TEXTUAL CAUSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; Batista, Patrícia Cardoso;

Artigo Completo:

O causo é um gênero textual que tem como função sócio-comunicativa materializar a cultura popular brasileira, sendo assim, importante instrumento para preservação e disseminação da referida cultura. Nesse sentido, a equipe do PIBID/UNEP Letras/Português, campus Jacarezinho, elaborou um modelo didático e sequências didáticas sobre esse gênero e a implementou em salas de aulas dos sextos anos do ensino fundamental, de escolas da cidade de Jacarezinho/PR. Partindo, então das reflexões sobre todas essas ações didáticas, interessamo-nos em compreender como esse gênero é proposto pelo livro didático de língua portuguesa, uma vez que o livro didático é uma ferramenta pedagógica muito mais presente em salas de aulas do que trabalhos com projetos. Para tanto elegemos a obra “Tecendo linguagens” (OLIVERIA et al., 2012), destinado ao 6 ano do ensino fundamental, e nos pautamos sobre os preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que o material não consegue abranger toda a complexidade textual, discursiva e sócio-comunicativa que constitui o gênero.

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Palavras-chave: gênero textual; causo; livro didático,

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DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-045

Referências bibliográficas
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Como citar:

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; Batista, Patrícia Cardoso; "O GÊNERO TEXTUAL CAUSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA", p. 570-579 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-045

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