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O futuro dos veículos antigos: o design emocional e a preservação da cultura antigomobilista

The future of vintage vehicles: emotional design and preservation of classic car culture

UTZIG, Matheus Graebin ; SCHERDIEN, Ingrid ;

Artigo:

Progresso e inovação vêm acompanhados de mudanças que, no caso dos automóveis, trouxe preocupações ambientais e de consumo. Mas há situações onde indivíduos atribuem valores sentimentais à algum artefato especial, sentimentos que podem estar atrelados a veículos antigos, que quando preservados podem servir de manutenção de memórias afetivas, além de estender a vida útil do objeto, indo no caminho contrário ao sistema consumista. Este artigo tem o objetivo geral de determinar propostas de cenários para o futuro destes veículos antigos e seus admiradores, apontando oportunidades de inserções projetuais para o design. Para elaboração dos cenários foi realizada uma coleta de dados com dois questionários aplicados a dois grupos distintos – público geral e proprietários de carros antigos – dos quais foram extraídos conceitos-chave, utilizando uma técnica adaptada de cruzamento de emoções, gerando opções de cenários para o futuro dos carros clássicos, onde foi possível discutir sobre perspectivas projetuais futuras.

Artigo:

Progress and innovation are accompanied by changes that, in case of automobiles, have brought environmental and consumer concerns. But there are situations where individuals attribute sentimental values ​​to some special artifact, feelings that may be linked to old vehicles, which when preserved can serve to maintain affective memories, in addition to extending the useful life of the object, going in the opposite direction to consumerist system. This article has the general objective of determining proposed scenarios for the future of these old vehicles and admirers, pointing out opportunities for projective insertions for the design. For the elaboration of scenarios, a data collection was carried out with two questionnaires applied to two different groups - general public and owners of vintage cars - from which key concepts were extracted, using an adapted technique of crossing emotions, generating scenario options for the future of classic cars, where it was possible discuss future design perspectives.

Palavras-chave: Automóveis antigos; Design emocional; Futuro.,

Palavras-chave: Vintage vehicles; Emotional design; Future.,

DOI: 10.5151/ped2022-4882296

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Como citar:

UTZIG, Matheus Graebin; SCHERDIEN, Ingrid; "O futuro dos veículos antigos: o design emocional e a preservação da cultura antigomobilista", p. 8218-8235 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4882296

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