Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O futebol de campo e a torcida feminina: investigação da experiência emocional pelo olhar do design

Female Fans: Investigation of Emotional Experience by the Design Look

CRUZ, Bárbara da Cunha ; SCHERDIEN, Ingrid ;

Artigo:

O presente artigo teve como principal problemática a identificação de quais são as emoções vivenciadas pelas mulheres torcedoras do futebol de campo no Brasil, buscando entender suas causas. Levantou-se informações sobre a relação das mulheres torcedoras com o esporte, e apontou-se dados históricos sobre as primeiras aparições do público feminino nas arquibancadas, relatando fatos do desaparecimento destas mulheres ao longo dos anos nas torcidas. Para apresentar saída a este problema, o trabalho utilizou-se de metodologias de Design que operam através da experiência e da emoção do usuário. Usando como base principal a Teoria dos Appraisals, que foi validada através da inserção de um questionário. Após a realização da análise dos resultados da pesquisa, tendo como objetivo, desenvolveu-se diretrizes de projetos para as emoções oriundas da aplicação dos Appraisals, concentrando-se em desenvolver projetos de produtos e serviços que enalteçam as boas emoções e diminuam as ruins que foram externadas pelas mulheres. O principal resultado deste trabalho, foi averiguar dados sobre a experiência obtida pelas torcedoras mulheres dentro e fora dos estádios de futebol, traçando uma linha de pensamento para extrair as respostas para a problemática trabalhada: as emoções.

Artigo:

The main problem of this article was the identification of what are the emotions experienced by women fans of soccer in Brazil, seeking to understand their causes. Information was collected on the relationship of women supporters with the sport, and it was pointed out historical on the first appearances of the female audience in the stands were presented, reporting facts of the disappearance of these women over the years in the cheering squads. To present a solution to this problem, the work used Design methodologies that operate through the user's experience and emotion. Using the Appraisals Theory as the main basis, which was validated through the insertion of a questionnaire. After carrying out the analysis of the research results, with the objective, project guidelines were developed for emotions arising from the application of Appraisals, focusing on them to develop product and service projects that enhance the good emotions and reduce the bad ones that were expressed by women. The main result of this work was to investigate data on the experience obtained by female fans inside and outside football stadiums, tracing a line of thought to extract the answers to the problem worked on: the emotions.

Palavras-chave: Mulheres; Futebol; Torcedoras; Design para Experiência; Design para Emoção.,

Palavras-chave: Women; Soccer; Fans; Design for Experience; Design for Emotion.,

DOI: 10.5151/ped2022-9351418

Referências bibliográficas
  • [1] ABEL, João; PANNUNZIO, Pedro (Ed.). O Estado de S. Paulo: Torcida, substantivo feminino. Mulheres se unem para ocupar arquibancadas. 2019. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2019.
  • [2] ARAÚJO, Flora Ainá Rossi (São Paulo). Colégio Stockler (Comp.). A mulher no futebol. In: COLÉGIO STOCKLER (São Paulo/SP). Revista Resgates: Futebol: ciência, cultura e sociedade. 4. ed. São Paulo/SP: Colégio Stockler, 2014. p. 75-85. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2019.
  • [3] BAGATINI, Olga. "MAS VOCÊ GOSTA MESMO DE FUTEBOL?". Disponível em:
  • [4] thinkolga.com/2018/07/13/mas-voce-gosta-mesmo-de-futebol/>. Acesso em: 03 set. 2019.
  • [5] BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, nº Art. 6º, de 201 Brasília/DF, Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2019.
  • [6] COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL FFC (Rio de Janeiro/RJ). Tricolor realiza ação especial para Dia Internacional da Mulher. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2019.
  • [7] DEMIR, Erdem; DESMET, Pieter M. A.; HEKKERT, Paul. Appraisal Patterns of Emotions in Human-Product Interaction. International Journal Of Design. Holanda, p. 41-51. 13 ago. 2009.
  • [8] DESMET, Pieter M. A.; HEKKERT, Paul. Special Issue Editorial: Design & Emotion: A Decade of Design and Emotion. International Journal Of Design. Holanda, p. 1-6. ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2019.
  • [9] DESMET, Pieter; HEKKERT, Paul. Estrutura da experiência do produto. International Journal Of Design, Holanda, v. 1, n. 1, p.57-66, mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 201
  • [10] GOELLNER, Silvana Vilodre. AS MULHERES, O ESPORTE E O DIREITO DE SER. Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero: Mulheres no esporte, Brasília/df, v. 6, n. IV, p.15-18, dez. 2014.
  • [11] GREGORY, Beatriz Helena Matté. ESPORTE E LAZER: DIREITOS DE MENINAS E MULHERES DE TODAS AS IDADES. Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero: Mulheres no esporte, Brasília/df, v. 6, n. IV, p.11-14, dez. 2014.
  • [12] PELEJA (Brasil). Programas e documentários sobre futebol produzidos dentro e fora do país. 2019. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2019.
  • [13] PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/RS: Editora Feevale, 20 276 p.
  • [14] PRODANOV, Cleber Cristiano; MOSER, Vinícius (Org.). O “MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA”: FUTEBOL E CULTURA DE MASSA NO BRASIL¹. In: PUHL, Paula Regina; SARAIVA, Juracy Assmann (Org.). Processos culturais e suas manifestações. Novo Hamburgo/RS: Editora Feevale, 2013. p. 53-68. Disponível em:
  • [15] dc9/Processos%20Culturais%20e%20suas%20Manifesta%C3%A7%C3%B5es.pdf>. Acesso em: 17 set. 2019.
  • [16] REIS, Tatielle Haussen; KREUTZ, Elizete de Azevedo. FUTEBOL-PAIXÃO: O que marca? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11. 2014, Gramado/RS. Anais. Gramado/RS: Blucher Design Proceedings, 2014. v. 1, p. 1 - 12. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2019.
  • [17] RIBEIRO, Sônia Marques Antunes; LOURENÇO, Carolina Amorim. Bauhaus: uma pedagogia para o design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p.1-24, 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2019.
  • [18] SALOMÃO, Rodrigo. 8 momentos em que as mulheres impactaram o mundo do futebol: A origem da palavra "torcida". 20 Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2019.
  • [19] SANTOS, Magno Brazil dos; CLAUDINO, Saulo Vinicius. DESIGN: Sua importância em todos os aspectos. Revista Eletrônica – Faculdade de Santos Dumont, Santos Dumont/MG, v. 2, p.1-10, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2019
  • [20] SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Org.). O que é design e como ele influencia na rotina de uma empresa. 2019. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2019.
  • [21] SIEMENS, Herman. Nietzsche e a sociofisiologia do eu. Cadernos Nietzsche, São Paulo, v. 37, n. 1, p.185-218, jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2019.
  • [22] SILVA, André Conti; ZENI, Thiago. ENTRANDO EM CAMPO: um estudo sobre design, valores e percepção na Arena do Grêmio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11. 2014, Gramado/RS. Anais. Gramado: Blucher Design Proceedings, 2014. v. 1, p. 1 - 12. Disponível em: Acesso em: 13 ago. 2019.
  • [23] SILVA, Elisabeth Murilho da. A mulher nos estádios: das plumas ao disfarce. Dobra[s] – Uma Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, São Paulo/SP, v. 4, n. 9, p.50-60, jul. 2010. Anal. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2019.
  • [24] SPINK, Mary Jane P. Pessoa, indivíduo e sujeito: Notas sobre efeitos discursivos de opções conceituais. Rio de Janeiro: Abrapso, 2011. 22 p. Disponível em:
  • [25] xg9wp/pdf/spink-9788579820571-03.pdf>. Acesso em: 26 set. 2019.
  • [26] TONETTO, Leandro Miletto. A perspectiva cognitiva no design para emoção: análise de concerns em projetos para a experiência. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo/RS, v. 5, n. 3, p.100-106, dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2019.
  • [27] TONETTO, Leandro Miletto; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Design Emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal. São Leopoldo/RS, p. 132-140. dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2019.
Como citar:

CRUZ, Bárbara da Cunha; SCHERDIEN, Ingrid; "O futebol de campo e a torcida feminina: investigação da experiência emocional pelo olhar do design", p. 8201-8217 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9351418

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações