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O fenômeno da permanência de artefatos comunicacionais efêmeros do universo da cerveja sob a ótica do design emocional

The phenomenon of the permanence of ephemeral communication artifacts of the beer universe from the point of view of the emotional design

Ardinghi, Maria Beatriz; Bertoldi, Cristiane Aun;

Artigo completo:

Este trabalho aborda as práticas e significados associados a se manter, reutilizar e ressignificar artefatos comunicacionais efêmeros relacionados ao universo da cerveja compreendendo garrafas, rótulos, tampinhas, latas e “bolachas” com conteúdos promocionais. Pelo fato da cerveja se tratar de um produto que é consumido, poderíamos supor que, após o conteúdo ser bebido, a embalagem encerraria as funções para as quais foi desenhada, restando-lhe sua destinação para o descarte e eventual reciclagem. Nota-se um fenômeno de permanência desses artefatos nos ambientes domésticos, onde garrafas e bolachas decoram paredes e estantes, latas transformam-se em vasos, tampinhas preenchem grandes recipientes de vidro. Reutilizados e ressignificados, esses artefatos ganham uma “segunda vida”. Interessa-nos compreender os fatores relacionados a esse fenômeno, sob a ótica do design emocional.

Artigo completo:

This work discusses the practices and meanings associated with maintaining, reusing and re-signifying ephemeral communicational artifacts related to the beer universe, including bottles, labels, caps, cans and beer mats with promotional contents. Because the beer is a product that is consumed, we could assume that, after the contents have been drunk, the packaging is destined for disposal and eventual recycling. But, instead, a phenomenon of permanence of these artifacts is observed in domestic environments where bottles and beer mats decorate walls and shelves, cans become plant pots, caps fill large glass containers. Reused and redefined, these artifacts gain a "second life". We are interested in understanding the factors related to this phenomenon, from the point of view of emotional design.

Palavras-chave: design emocional, otimização do produto, artefatos comunicacionais da cerveja,

Palavras-chave: emotional design, product optimization, communicational beer artifacts,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-3.0113

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Como citar:

Ardinghi, Maria Beatriz; Bertoldi, Cristiane Aun; "O fenômeno da permanência de artefatos comunicacionais efêmeros do universo da cerveja sob a ótica do design emocional", p. 1283-1296 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-3.0113

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