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O feito à mão no Design Brasileiro: a revalorização das artes manuais no Design de Produto e Design Editorial entre 2010-2020
Handmade Brazilian Design: the revalorization of arts and crafts in Product Design and Editorial Design through 2010-2020
Machado, Dânica Vasques Fagundes; Alencar, Maria Luísa Acioli Falcão de
Full Paper:
Neste trabalho, abordamos a revalorização das artes manuais no do design brasileiro dos últimos 10 anos, utilizando recortes dos campos do design de produto e editorial. Por meio do referencial teórico, mapeamento das produções e coleta de dados, trata-se de questões relativas à definição de artesanato e artes manuais, as mãos como ferramenta de trabalho, associação entre design e artesanato, além da ampliação de movimentos relacionados ao fazer manual, como o “faça você mesmo”, consumo consciente e práticas coletivas de produção. Considerando o contexto histórico do design brasileiro, destacamos os movimentos de contracultura para demonstrar a reassociação das artes manuais ao design como ligada à insatisfação com modelos de produção e consumo vigentes, a busca da individualidade e do tempo de contemplação. No cenário contemporâneo, podemos colocar o capitalismo tardio, consumo de acumulação e a sociedade baseada na produtividade como pontos que levam à busca por atividades que quebrem este ritmo e tragam significado ao consumo.
This paper approaches the revalorization of arts and crafts in Brazilian design over the last 10 years, considering the fields of product design and editorial design. Through a theoretical basis, research on the production and data collection, we tackle issues such as the definition of craftwork, the hands as a work tool, the association of design and craftwork, along with the expansion of movements that promote handmade crafts, DIY - do it yourself, conscious consumption and collective work. Bearing in mind the historical context of Brazilian design, we highlight the counterculture movements to demonstrate that a reassociation between handcrafts and design is connected to a dissatisfaction towards the prevailing production and consumption practices, a desire of individuality and contemplation time. In the current state, we can take into account that late capitalism, cumulative consumption and a society based on productivity motivate people to seek activities that break this intense life rhythm and bring meaning to the process of consumption.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cidicongic2021-080-353489-CIDI-Sociedade.pdf
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Como citar:
Machado, Dânica Vasques Fagundes ; Alencar, Maria Luísa Acioli Falcão de; "O feito à mão no Design Brasileiro: a revalorização das artes manuais no Design de Produto e Design Editorial entre 2010-2020", p-1032-1044.
In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-080-353489-CIDI-Sociedade.pdf
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Dânica Vasques Fagundes Machado, Maria Luísa Acioli Falcão de Alencar, O feito à mão no Design Brasileiro: a revalorização das artes manuais no Design de Produto e Design Editorial entre 2010-2020, Blucher Design Proceedings, Volume 9, 2021, Pages 1032-1044, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-080-353489-CIDI-Sociedade.pdf (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-feito-mo-no-design-brasileiro-a-revalorizao-das-artes-manuais-no-design-de-produto-e-design-editorial-entre-2010-2020-36526) Palavras-chave:: ;