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O feito à mão no Design Brasileiro: a revalorização das artes manuais no Design de Produto e Design Editorial entre 2010-2020

Handmade Brazilian Design: the revalorization of arts and crafts in Product Design and Editorial Design through 2010-2020

Machado, Dânica Vasques Fagundes ; Alencar, Maria Luísa Acioli Falcão de ;

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Neste trabalho, abordamos a revalorização das artes manuais no do design brasileiro dos últimos 10 anos, utilizando recortes dos campos do design de produto e editorial. Por meio do referencial teórico, mapeamento das produções e coleta de dados, trata-se de questões relativas à definição de artesanato e artes manuais, as mãos como ferramenta de trabalho, associação entre design e artesanato, além da ampliação de movimentos relacionados ao fazer manual, como o “faça você mesmo”, consumo consciente e práticas coletivas de produção. Considerando o contexto histórico do design brasileiro, destacamos os movimentos de contracultura para demonstrar a reassociação das artes manuais ao design como ligada à insatisfação com modelos de produção e consumo vigentes, a busca da individualidade e do tempo de contemplação. No cenário contemporâneo, podemos colocar o capitalismo tardio, consumo de acumulação e a sociedade baseada na produtividade como pontos que levam à busca por atividades que quebrem este ritmo e tragam significado ao consumo.

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This paper approaches the revalorization of arts and crafts in Brazilian design over the last 10 years, considering the fields of product design and editorial design. Through a theoretical basis, research on the production and data collection, we tackle issues such as the definition of craftwork, the hands as a work tool, the association of design and craftwork, along with the expansion of movements that promote handmade crafts, DIY - do it yourself, conscious consumption and collective work. Bearing in mind the historical context of Brazilian design, we highlight the counterculture movements to demonstrate that a reassociation between handcrafts and design is connected to a dissatisfaction towards the prevailing production and consumption practices, a desire of individuality and contemplation time. In the current state, we can take into account that late capitalism, cumulative consumption and a society based on productivity motivate people to seek activities that break this intense life rhythm and bring meaning to the process of consumption.

Palavras-chave: Artesanato, Feito à mão, Design de Produto, Design Editorial, Consumo Consciente,

Palavras-chave: Craftwork, Handmade, Product Design, Editorial Design, Conscious Consumption,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-080-353489-CIDI-Sociedade.pdf

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Como citar:

Machado, Dânica Vasques Fagundes ; Alencar, Maria Luísa Acioli Falcão de; "O feito à mão no Design Brasileiro: a revalorização das artes manuais no Design de Produto e Design Editorial entre 2010-2020", p. 1032-1044 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-080-353489-CIDI-Sociedade.pdf

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