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O FATOR VERDE NO DESIGN THINKING CANVAS: USO DE CARTAS E HEURÍSTICAS PARA INFLUENCIAR DESIGNERS A TEREM IDEIAS SUSTENTÁVEIS

Sóter, Clarissa ; Vilar, Ernesto ;

Artigo Completo:

Este artigo descreve o experimento da tese de Doutorado em d esign no Brasil aplicado com estudantes de design em Portugal . Usamos a metodologia Design Thinking Canvas em dois projetos de produto e desenvolvemos c artas com o que chamamos de fator verde que foram adicionada à técnica de brainwrinting na Fase de Ideação, no intuito de induzir o surgimento de ideias sustentáveis por parte dos alunos . Também incluímos duas novas heurísticas de avaliação , na Fase de Solu ção, na tentativa de induzir os estudantes a escolherem como ideias finais aquelas sustentáveis. Como resultado tivemos, no projeto 1, um percentual de 20% mais ideias sustentáveis no grupo que usou as cartas com fator verde disfarçadas e 26% no grupo que usou explicitamente as cartas verdes . No projeto 2 registramos um percentual de 40% de ideias sustentáveis, na Fase de Ideação, e posteriormente, na Fase de Solução, 100% de ideias com preceitos socioambientais foram escolhidas como finais.

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Palavras-chave: design; sustentabilidade; fator verde ; cartas; heurísticas.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0163

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Como citar:

Sóter, Clarissa ; Vilar, Ernesto; "O FATOR VERDE NO DESIGN THINKING CANVAS: USO DE CARTAS E HEURÍSTICAS PARA INFLUENCIAR DESIGNERS A TEREM IDEIAS SUSTENTÁVEIS", p. 1918-1928 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0163

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