Resumo - Open Access.

Idioma principal

O ESTILO GRÁFICO DO ART NOUVEAU NOS JORNAIS DOS IMIGRANTES JAPONESES NO BRASIL

Falcão, Larissa Casteliani Marinho ;

Resumo:

O presente trabalho propõe uma análise gráfica de “artefatos históricos” (ALMEIDA; COUTINHO, 2012, p. 6530) que remetam ao estilo gráfico do Art Nouveau, impressos nos primeiros jornais dos imigrantes japoneses no Brasil, entre os anos de 1916 e 1923. O objetivo é identificar, por meio de uma análise comparativa, as características recorrentes entre os estilos gráficos de Art Nouveau existentes na Europa (com destaque para a França), no Japão e no Brasil e a origem do Art Nouveau reproduzido nos jornais por esses imigrantes. Acredita-se que, com este trabalho, será possível alcançar o conhecimento de valores e significados culturais deixados pelos imigrantes japoneses por meio do design dos artefatos históricos preservados no tempo, como representantes da cultura material, além de levar, futuramente, a novas e mais complexas indagações sobre a temática.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: Cultura Material; Design Gráfico; Imigrantes Japoneses; Art Nouveau.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0318

Referências bibliográficas
  • [1] ALCANTARA, Rita C. C.. Kósmos, um resgate para a história do design gráfico brasileiro. Dissertação para a UERJ. Rio de Janeiro, 2008.
  • [2] ALMEIDA, S.; COUTINHO, S. G.. Design da informação a serviço da memória gráfica. 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís (MA), 201
  • [3] AMAGAI, Yoshinori; "Japanese industrial design concepts in the transition from the nineteenth to the twentieth century: with special reference to the Japanese industrial design educators Hirayama Eizo (1855 - 1914) and Matsuoka Hisashi (1862 - 1944)", p. 19-22 In: Farias, Priscila Lena; Calvera, Anna; Braga, Marcos da Costa & Schincariol, Zuleica (Eds.). Design frontiers: territories, concepts, technologies [=ICDHS 2012 - 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies]. São Paulo: Blucher, 2012. São Paulo: Blucher, 2014.
  • [4] ARGAN, Giulio C.. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
  • [5] HANDA, Tomoo. O Imigrante Japonês – História de sua vida no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, Editor, Ltda, 1987.
  • [6] KANEKO, Kenji. Art Nouveau in Japan 1900 - 1923: the New Age of Crafts and Design. Tokyo: Tokyo Kokuritsu Kindai Bijutsu, 2005.
  • [7] MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W.. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
  • [8] MOTTA, Flávio Lichtenfels. Art Nouveau: um estilo entre a flôr e a máquina. Rio de Janeiro: Cadernos Brasileiros, 1965, p. 54-63.
  • [9] SATO, Cristina M. Brasil em Ideogramas: Histórias de Vida de Jornalistas da Imprensa Nipo-Brasileira. 2004. 227 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes (ECA), Universidade de São Paulo, São Paulo.
Como citar:

Falcão, Larissa Casteliani Marinho; "O ESTILO GRÁFICO DO ART NOUVEAU NOS JORNAIS DOS IMIGRANTES JAPONESES NO BRASIL", p. 3712-3724 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0318

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações