Artigo - Open Access.

Idioma principal

O ESTILO DE VICTOR BURTON: UM OLHAR SOBRE O DESIGN DO LIVRO ICONOGRÁFICO BRASILEIRO

Azevedo, Carolina Noury da Silva ; Lima, Guilherme Cunha ;

Artigo:

designer Victor Burton começou a atuar no mercado editorial brasileiro em 1977 quando foi convidado pelo editor Carlos Lacerda, da Nova Fronteira, a trabalhar no seu novo projeto, a Confraria dos Amigos do Livro, uma editora especializada em livros de arte. Entretanto, com a morte precoce de Lacerda, o projeto não teve continuidade e Victor Burton passou a trabalhar como designer exclusivo da editora Nova Fronteira. Em 1986, após um convite de Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, Victor Burton começou a trabalhar para diversas editoras assumindo cada vez mais o projeto gráfico do livro, sobretudo o iconográfico, criando um estilo próprio em que é possível identificar a autoria dos seus livros. Sendo assim, através da trajetória do designer Victor Burton buscamos resgatar e construir um pedaço da memória do design editorial brasileiro e ainda identificar os elementos presentes característicos do seu estilo que nos permite identificar a autoria do seu projeto gráfico.

Artigo:

The designer Victor Burton began to act at the brazilian editorial market at 1977 when he was invited by Carlos Lacerda to work in his new project, the Confraria dos Amigos do Livro. Part of the Nova Fronteira publishing house, the Confraria should be responsable to edit arts books. However, due the Lacerda’s early death in that same year, the project was put aside, and Victor Burton started to work for Nova Fronteira, where he had been an exclusive designer for six years. In 1986, Luiz Schwarcz invited Victor Burton to work at Companhia das Letras and from that moment on, Victor assumed more and more graphical projects of Brazilian books, especially the iconographic books. Thus, through the trajectory of designer Victor Burton we seek to rescue a piece of the Brazilian editorial design memory, and identify the elements characteristic of his style that allows us to identify the authorship of his graphic design.

Palavras-chave: História do design brasileiro, Design editorial, Livro iconográfico, design gráfico., History of the Brazilian design, Editorial design, Iconographic book, Graphic Design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00397

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
  • [2] BOM MEIHY, José Carlos S. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
  • [3] BRASIL. Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 dez. 1991. Disponível em Andlt;http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8313cons.htmAndgt; Acesso em 23 de junho de 201
  • [4] ___. Lei nº 7.505, de 02 de julho de 1986. Dispõe sobre benefícios fiscais na área do imposto de renda concedidos a operações de caráter cultural ou artístico. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 03 jul.1986. Disponível em Andlt;http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7505.htmAndgt; Acesso em 23 de junho de 2013.
  • [5] BURTON, Victor. Entrevista concedida à autora. Rio de Janeiro, 18 mai. 2012.
  • [6] ___. Entrevista concedida à autora. Rio de Janeiro, 25 nov. 2013.
  • [7] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.
  • [8] COSTA, Cacilda Teixeira da. Livros de arte no Brasil: edições patrocinadas. São Paulo: Itaú Cultural, 2000.
  • [9] ESCOREL, Ana Luisa. O efeito multiplicador do design. São Paulo: Editora Senac, 2004.
  • [10] GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design Gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Edições Rosari, 2008.
  • [11] KORACAKIS, Teodoro. Uma história em processo: a Companhia das Letras de 1986 a 2006. In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (orgs.) Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasilieros. São Paulo, Editora Unesp, 2010.
  • [12] LEITE, João de Souza. Coleção Portfolio Brasil Design Gráfico - Victor Burton. São Paulo: J. J. Carol editora, 2005.
  • [13] PERROTA, Isabella. Victor Burton. Rio de Janeiro: Viana Andamp; Mosley, 2006.
  • [14] REIMÃO, Sandra. Livros e televisão: correlações. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. Disponível em: Andlt; http://escritoriodolivro.com.br/historias/sandra.htmlAndgt;. Acesso em 23 de junho de 2013.
  • [15] SCHWARCZ, Luiz. Rumo a uma nova estação editorial. Disponível em: Andlt;http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,rumo-a-uma-nova-estacao- editorial,751977,0.htmAndgt; Acesso em: 09 de janeiro de 2013.
  • [16] TABORDA, Felipe. Victor Burton. In: Revista Novum Gebrauchsgraphik, ano 59, pp. 4- 9, fevereiro de 1988.
  • [17] TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
Como citar:

Azevedo, Carolina Noury da Silva; Lima, Guilherme Cunha; "O ESTILO DE VICTOR BURTON: UM OLHAR SOBRE O DESIGN DO LIVRO ICONOGRÁFICO BRASILEIRO", p. 724-735 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00397

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações