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O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA

Mazzarotto Filho, Marco André; Ulbricht, Vania Ribas;

Artigo Completo:

O objetivo deste trabalho foi identificar como o ensino de softwares é formalmente abordado em cursos na área de design gráfico de universidades públicas brasileiras. Como método, utiliza uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e ementas das disciplinas. Como resultado, identifica que o ensino desses conteúdos é uma prática presente, porém na maioria dos casos tende a ocorrer de forma fragmentada e descontextualizada, através de disciplinas isoladas e focadas apenas na ferramenta e não na sua aplicação dentro da prática do design gráfico.

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Palavras-chave: softwares gráficos; design gráfico; interdisciplinaridade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0243

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Como citar:

Mazzarotto Filho, Marco André; Ulbricht, Vania Ribas; "O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA", p. 2832-2843 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0243

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