Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA
O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA
Mazzarotto Filho, Marco André; Ulbricht, Vania Ribas
Artigo Completo:
O objetivo deste trabalho foi identificar como o ensino de softwares é formalmente abordado em cursos na área de design gráfico de universidades públicas brasileiras. Como método, utiliza uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e ementas das disciplinas. Como resultado, identifica que o ensino desses conteúdos é uma prática presente, porém na maioria dos casos tende a ocorrer de forma fragmentada e descontextualizada, através de disciplinas isoladas e focadas apenas na ferramenta e não na sua aplicação dentro da prática do design gráfico.
O objetivo deste trabalho foi identificar como o ensino de softwares é formalmente abordado em cursos na área de design gráfico de universidades públicas brasileiras. Como método, utiliza uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e ementas das disciplinas. Como resultado, identifica que o ensino desses conteúdos é uma prática presente, porém na maioria dos casos tende a ocorrer de forma fragmentada e descontextualizada, através de disciplinas isoladas e focadas apenas na ferramenta e não na sua aplicação dentro da prática do design gráfico.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0243
Referências bibliográficas
- [1] BUERY, Cristina C. O ensino da representação gráfica digital aplicada ao projeto: o caso da FAU-UFRJ. In: Graphica’13: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Florianópolis, 2013.
- [2] DOBSON, Jenny. RIBA Appointments: Skills Survey Report 2014. In: RIBA Appointments. Newcastle Upon Tyne: RIBA Bookshops, 2014.
- [3] ERKARSLAN, Onder; KAYAM Nazife. & DILEK, Ozgün. Comparative analysis of recruitment qualifications of industrial designers in Turkey through undergraduate education programs and online recruitment resources. In: International Journal of Technology and Design Education. 23, 2001, p. 129–145.
- [4] GOLDSCHMIDT, Gabriela, PORTER, William. Design Representation. New York: Springer Verlag, 1999.
- [5] MARSHALL, Lindsey. Technological Tools: the Need to Situate Software Skills in the Implementation of Design Concepts. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’04), 2004.
- [6] MARSHALL, Lindsey & MEACHEM, Lester. Direct or directed: orchestrating a more harmonious approach to teaching technology within an Art & Design Higher Education curriculum. In: Learning, Media and Technology. v. 32, n.1, 2007, p. 41-52.
- [7] MATTÉ, Volnei A. O Conhecimento da prática projetual dos designers gráficos como base para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos. 2009. 304f. Tese (Doutorado) – UFSC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
- [8] ROSSELLI, Bruno. Taxonomia de meios de representação em ambientes multidimensionais e sua aplicação na metodologia projetual. 2012. Dissertação (Mestrado) – Uniritter, Programa de Pós-graduação em Design.
- [9] SPITZ, Rejane. Dirty hands on the keyboard. In: Sixth International Symposium on Eletronic Art - ISEA'95, Montreal, 1995.
- [10] VALENTE, Vânia & ALMEIDA NETO, Jayme. Computação Gráfica como ferramenta para profissionais de desenho industrial. In: Educação Gráfica. v. 10, n.1, 2006.
- [11] YANG, M. Y., YOU, M., & CHEN, F. C. Competencies and qualifications for industrial design jobs: Implications for design practice, education, and student career guidance. In: Design Studies, v. 26, n.2, 2005, p. 155–189.
Como citar:
Mazzarotto Filho, Marco André; Ulbricht, Vania Ribas; "O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA", p-2832-2843.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0243
últimos 30 dias
91
downloads
1
visualizações
4
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 2832 EP - 2843 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0243 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-ensino-formal-de-softwares-em-cursos-de-design-grfico-uma-presena-fragmentada-24479 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{MazzarottoFilho20144,
title="O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="2832 - 2843",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0243",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-ensino-formal-de-softwares-em-cursos-de-design-grfico-uma-presena-fragmentada-24479",
author="Marco André Mazzarotto Filho", "Vania Ribas Ulbricht",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Marco André Mazzarotto Filho, Vania Ribas Ulbricht, O ENSINO FORMAL DE SOFTWARES EM CURSOS DE DESIGN GRÁFICO: UMA PRESENÇA FRAGMENTADA, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 2832-2843, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0243 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-ensino-formal-de-softwares-em-cursos-de-design-grfico-uma-presena-fragmentada-24479) Palavras-chave:: ;