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O ensino do design de tipos nas universidades públicas brasileiras: mapeamento e apontamentos

The teaching of type design in Brazilian public universities: mapping and notes

Cunha, Luiza Falcão Soares; Coutinho, Solange; Aragão, Isabella Ribeiro;

Artigo completo:

A presente pesquisa visou explorar o escopo do ensino do design de tipos no ambiente universitário público brasileiro por meio de mapeamento das disciplinas relacionadas à área dentro desse perfil de Instituição de Ensino Superior (IES). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental para mapear os cursos, a aplicação de questionários para entender como a tipografia se insere nos perfis curriculares da IES abordadas pela pesquisa, e as entrevistas semiestruturadas com os professores de tipografia dos cursos selecionados. Seus resultados apontam que apesar da tipografia ser abordada em grande parte dos cursos de design de maneira transversal, ainda não existe um consenso quanto a existência de uma disciplina obrigatória nas matrizes curriculares dos cursos. No tocante às disciplinas de design de tipos, foi constatado que apenas 17 do total de 68 componentes curriculares relacionados ao ensino de conteúdos tipográficos abordam especificamente o design de tipos. A pesquisa também revelou que os recursos existentes nas Universidades públicas brasileiras são satisfatórios para uma disciplina inicial de design de tipos.

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The aim of the present research was to explore the sphere of teaching type design within the Brazilian public university environment. The objectives were to map the disciplines related to the area within this profile of higher education institutions (HEI), and to understand the main characteristics. The methodological procedures used were documentary research to map the courses, applying questionnaires to understand how the typography is inserted in the curricular profiles of the HEI addressed by the research, and semi-structured interviews with the typography teachers of the selected courses that teach type design for text. The results indicate that although typography is addressed by a most design courses transversally, there is no consensus regarding the existence of a compulsory subject in the curricular matrices of the courses. With regard to type design disciplines, it was found that only 17 of the 68 curricular components related to the teaching of typographic contents specifically address type design. The research also revealed that the resources available in Brazilian public universities are satisfactory for an initial discipline of type design.

Palavras-chave: tipografia, ensino, fontes de texto, universidade,

Palavras-chave: typography, teaching, text fonts, university,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0080

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Como citar:

Cunha, Luiza Falcão Soares; Coutinho, Solange; Aragão, Isabella Ribeiro; "O ensino do design de tipos nas universidades públicas brasileiras: mapeamento e apontamentos", p. 612-622 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0080

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