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O ENSINO DO DESENHO UNIVERSAL NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

THE TEACHING OF UNIVERSAL DESIGN IN ARCHITECTURE AND URBANISM COURSES: A TEACHING EXPERIENCE

Queiroz, Virginia Magliano ; Bernardo, Ana Carolina Diniz ;

Artigo:

O ensino do desenho universal passou a ser obrigatório nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo (AU) em 2021, por determinação do Ministério da Educação. Diante desta nova realidade, as faculdades precisam se adequar e proporcionar o ensino de seus conceitos, junto à acessibilidade. O objetivo deste artigo é refletir sobre os possíveis caminhos adotados no ensino de projeto de arquitetura com ênfase na acessibilidade e no desenho universal. Para possibilitar tal reflexão, apresenta-se uma experiência didática desenvolvida em Vitória, no Espírito Santo, com alunos de períodos diversos de dois cursos de graduação em AU, nos anos de 2021 e 2022.

Artigo:

The teaching of universal design became mandatory in the faculties of Architecture and Urbanism (AU) in 2021, by determination of the Ministry of Education. Faced with this new reality, faculties need to adapt and provide the teaching of their concepts, along with accessibility. The purpose of this article is to reflect on the possible paths adopted in teaching architectural design with an emphasis on accessibility and universal design. To make this reflection possible, a didactic experience developed in Vitória, Espírito Santo, with students from different periods of two undergraduate courses in AU, in the years 2021 and 2022, is presented

Palavras-chave: Acessibilidade; Ensino de projeto; Sensibilização.,

Palavras-chave: Accessibility; Design teaching; Awareness.,

DOI: 10.5151/eneac2022-083

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Como citar:

Queiroz, Virginia Magliano; Bernardo, Ana Carolina Diniz; "O ENSINO DO DESENHO UNIVERSAL NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA", p. 1313-1329 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-083

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