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O ensino do desenho de letras para engenheiros-arquitetos na Escola Politécnica de São Paulo: uma abordagem convencional

The teaching of lettering design for architectural engineers in Escola Politécnica de São Paulo: a conventional approach

D'Elboux, José Roberto ;

Artigo completo:

Este artigo, descreve os resultados de uma investigação a respeito da existência de conteúdo programático abordando o ensino do desenho de letras, no curso para formação de engenheiros-arquitetos da Escola Politécnica de São Paulo. O recorte temporal do estudo começa no ano de 1895, início do curso de engenheiro-arquiteto e estende-se até final da década de 1940. Nesse período, verificou-se que o conteúdo relativo ao desenho de letras era transmitido na disciplina "Desenho Topográfico e Cartográfico", compartilhada entre os cursos de engenheiro-civil, engenheiro-agrônomo e engenheiro-arquiteto. Os cursos de arquitetura, desde o século XIX, foram caracterizados pela influência do sistema de ensino das academias de belas artes, em que o desenho de letras estava associado à disciplinas de desenho linear. A presença desse conteúdo em desenho topográfico e cartográfico, encontra respaldo na proposta de um curso de arquitetura conduzido dentro de uma escola de engenharia e o consequente compartilhamento de disciplinas básicas entre as diferentes especialidades oferecidas. Como conclusão, temos que, assim como os símbolos e texturas utilizados em mapas e plantas topográficas, o ensino do desenho de letras foi relacionado a um contexto convencional, evidenciado pela observação de como diferentes estilos de letras eram associados a naturezas diferentes de informação existentes nos mapas e plantas, criando uma hierarquização dos níveis de informação textual.

Artigo completo:

This paper describes the results of an investigation about the existence of programmatic content addressing the teaching of lettering design within the undergraduate course of architectural-engineering at the Escola Politécnica de São Paulo. The study takes place from 1895, when the architectural-engineering course started until the end of the 1940's. During this period, the content related to lettering design was part of the discipline "Topographic and Cartographic Drawing", shared by civil-engineering, agronomic-engineering and architectural-engineering undergraduate courses. Architecture courses since 19th century, were under the influence of the fine arts teaching method developed by the academies, in which lettering design was commonly associated with line drawing classes. The existence of this content in topographic and cartographic drawing, is supported by the proposal of an architecture course conducted within an engineering school, with the consequent sharing of basic disciplines among the different engineering specialties offered. Concluding, the teaching of lettering design was related to a conventional context, like the symbols and textures applied to maps and topographic plans. This is evidenced by observing how different styles of letters were associated with different kinds of information, creating hierarchic levels of textual information.

Palavras-chave: desenho de letras, letreiro arquitetônico, desenho arquitetônico, tipografia, normatização,

Palavras-chave: lettering design, architectural lettering, architectural drawing, typography, standardization,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0184

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Como citar:

D'Elboux, José Roberto; "O ensino do desenho de letras para engenheiros-arquitetos na Escola Politécnica de São Paulo: uma abordagem convencional", p. 2240-2252 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0184

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