Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O ENSINO DE METODOLOGIA DE PROJETO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE ÓCULOS INTERATIVOS

Alessi, Júlio; Alessi, Akemi Ishihara;

Artigo Completo:

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de metodologia de design a partir da prática, com o desenvolvimento do projeto - Óculos interativos. A proposta do projeto foi desenvolvida afim de que os alunos do segundo período do curso de Design, do Centro Universitário de Belo Horizonte, na disciplina Metodologia e Gestão de projetos, pudessem vivenciar a prática de uma metodologia projetual com pensamento sistêmico, na qual viessem a desenvolver, além de um produto inovador, uma experiência completa através do design. A partir da etapa da pesquisa de campo com usuários reais, foi possível criar um cronograma, fazer a previsão dos custos e propor a solução final. A ementa da disciplina prevê um aprendizado das práticas do design de forma a sistematizar o processo em busca de produtos inovadores com soluções criativas. O projeto foi desenvolvido para que os alunos aplicassem as teorias vistas e debatidas em sala de forma prática, compreendendo o papel da metodologia para o desenvolvimento de projetos de design. Serão apresentados nesse artigo, o referencial teórico, a metodologia utilizada e o resultado alcançado pelos alunos durante o decorrer do projeto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Metodologia de projeto; Pensamento sistêmico; Prática projetual.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0181

Referências bibliográficas
  • [1] BISTAGNINO, Luigi. Design sistêmico: uma abordagem interdisciplinar para a inovação. Cadernos de estudos avançados em design – sustentabilidade II, p. 13‐29, 2009.
  • [2] BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Rirso do método. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2004.
  • [3] ISHIHARA, Akemi Alessi. PROCESSOS METODOLÓGICOS PARA A PRÁTICA DE PROJETOS DE DESIGN PARA UM CONTEXTO SUSTENTÁVEL. 2014. 106 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Minas Gerais, Curso de Pós-Graduação em Design.
  • [4] KOPP, Rudinei. Design gráfico cambiante. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 200
  • [5] KRUCKEN, Lia. O Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [6] LANA, Sebastiana Luiza Bragança. A complexidade dos métodos em design. Cadernos de estudos avançados em design – métodos, p. 53-65, 2011 (disponível em http://www.tcdesign.uemg.br/pdf/Metodo_completo.pdf)
  • [7] MANZINI, Ezio e MERONI, Anna. Design em transformação. In: KRUCKEN, Lia. O Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [8] MORAES, Dijon de. O papel atual do design. In: KRUCKEN, Lia. O Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [9] MORIN, Edgar. O método 1: A natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2008
  • [10] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 378 p.
  • [11] VIANNA, Maurício...[et al.]. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. Disponível na internet por http em:
Como citar:

Alessi, Júlio; Alessi, Akemi Ishihara; "O ENSINO DE METODOLOGIA DE PROJETO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE ÓCULOS INTERATIVOS", p. 2123-2133 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0181

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações