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O ensino de competências de Design para inovação na administração pública: relato de experiências na abordagem Design Thinking com servidores públicos no contexto da pós-graduação

The teaching of Design competencies for innovation in public administration: experience report in the Design Thinking approach with public servants in the context of graduate studies

GRILO, André ; MEDEIROS JÚNIOR, Josué Vitor de ; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza ;

Artigo:

São apresentados resultados de aplicação do método Design Thinking como estratégia de ensino com estudantes de mestrado profissional na área de Gestão de Processos Institucionais, com objetivo de estimular o pensamento projetual em Design para o desenvolvimento de competências para inovação em contextos de administração pública. O processo de Design Thinking foi combinado com as abordagens de sala de aula invertida e de aprendizagem baseada em projetos, utilizando o apoio da gestão dinâmica de projetos pelo Life Cycle Canvas e métodos ágeis. Foram analisadas as opiniões dos estudantes sobre a disciplina e identificadas as competências de Design mais relevantes utilizadas no processo de projeto. As unidades temáticas foram codificadas via diagrama de afinidades, no qual foram identificadas competências e elementos contextuais relacionados ao Design. Como resultados, foram indicadas oportunidades do ensino do pensamento projetual em Design em combinação ao pensamento projetual de Gestão como estratégias para a formação de catalisadores de inovação pelo Design em nível de Design como Processo na administração pública.

Artigo:

Results of the application of the Design Thinking method are presented as a teaching strategy with professional master's students in the area of ​​Institutional Process Management, with the aim of stimulating design thinking in Design for the development of competences for innovation in public administration contexts. The Design Thinking process was combined with flipped classroom and project-based learning approaches, using the support of dynamic project management by the Life Cycle Canvas and agile methods. Students' opinions about the subject were analyzed and the most relevant Design skills used in the design process were identified. The thematic units were coded via an affinity diagram, in which competencies and contextual elements were identified. As a result, opportunities for teaching design thinking in Design were identified in combination with design thinking in Management as strategies for the formation of innovation catalysts through Design at the level of Design as a Process in public administration.

Palavras-chave: Design Thinking; Inovação pelo Design; Administração Pública.,

Palavras-chave: Design Thinking; Design-led Innovation; Public Administration.,

DOI: 10.5151/ped2022-9498869

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Como citar:

GRILO, André; MEDEIROS JÚNIOR, Josué Vitor de; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza; "O ensino de competências de Design para inovação na administração pública: relato de experiências na abordagem Design Thinking com servidores públicos no contexto da pós-graduação", p. 8183-8200 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9498869

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