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O ensino da modelagem do vestuário no processo de desenvolvimento de produtos: uma revisão sistemática de literatura

Teaching apparel modeling in the product development process: a systematic literature review

THEIS, Mara Rubia ; MARDULA, Emanoela ; MERINO, Eugenio Andrés Díaz ;

Artigo:

O objetivo deste estudo está em mapear e analisar a produção científica sobre o ensino da modelagem do vestuário no processo de desenvolvimento de produtos. Como recorte temporal, avaliaram-se trabalhos publicados entre 2010 e 2022. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura. Foram identificados 117 documentos entre dissertações e teses, após análise de metadados, restaram 23 trabalhos para a análise indutiva de conteúdo. Entende-se que as pesquisas stricto sensu possuem relação com o planejamento pedagógico, e estão atreladas aos métodos de ensino acadêmicos. Constatou-se que professores e pesquisadores têm se dedicado em proposições metodologias educacionais inovadoras, estratégias didáticas, ferramentas, modelos ou diretrizes para facilitar o ensino e a aprendizagem da modelagem do vestuário. Estima-se que há necessidade de desenvolvimento de métodos de ensino que contemplem a usabilidade e favoreça a compreensão do conhecimento procedural.

Artigo:

The objective of this study is to map and analyze the scientific production on apparel modeling in the product development process. As a temporal cut, it evaluated works published between 2010 and 2022. Through a qualitative approach, a Systematic Literature Review was carried out. A total of 117 documents were identified, among dissertations and theses. After metadata analysis, 23 papers were selected for inductive content analysis. It is understood that stricto sensu research has a relationship with pedagogical planning, so it may be linked to academic teaching methods. Teachers and researchers dedicated to proposing innovative educational methodologies, didactic strategies, tools, models, or guidelines to facilitate the teaching and learning process of apparel modeling. It is estimated there is a need for the development of teaching methods that contemplate usability and favor the understanding of procedural knowledge.

Palavras-chave: Modelagem do vestuário; Métodos de ensino; Design de Moda.,

Palavras-chave: Patternmaking; Teaching Methods; Fashion Design.,

DOI: 10.5151/ped2022-2463318

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Como citar:

THEIS, Mara Rubia; MARDULA, Emanoela; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; "O ensino da modelagem do vestuário no processo de desenvolvimento de produtos: uma revisão sistemática de literatura", p. 4017-4030 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2463318

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