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Práticas educativas inovadoras para promoção de alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Práticas educativas inovadoras para promoção de alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Franco, Silvana Iasseck do Nascimento ; Silva, Arleide Rosa da ;

Artigo:

O presente artigo busca promover uma discussão sobre a importância das práticas educativas experimentais e a utilização do laboratório como um espaço de possibilidades na elaboração de conhecimento científico de alunos do ensino fundamental anos iniciais. Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM). Estabelecemos como foco, o despertar dos mesmos para a investigação e a curiosidade, não esquecendo do processo de desenvolvimento da escrita e da leitura, visto que os alunos do 1º ano do EF estão em fase de alfabetização e entendemos que nessa proposta didática inovadora é possível alfabetizar na língua materna a partir do contexto científico. Nesta perspectiva, não se aprende a ler para depois aprender Ciências, mas aprende-se Ciências lendo e escrevendo. Pretende-se alcançar as habilidades científicas inerentes aos alunos desta faixa etária, que podem ser observadas durante as aulas de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que as práticas educativas de Ciências, desenvolvidas no contexto da AC, desde o início do EF, podem promover a aquisição de um vocabulário mais refinado, a partir da apresentação de novos termos científicos.

Artigo:

O presente artigo busca promover uma discussão sobre a importância das práticas educativas experimentais e a utilização do laboratório como um espaço de possibilidades na elaboração de conhecimento científico de alunos do ensino fundamental anos iniciais. Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM). Estabelecemos como foco, o despertar dos mesmos para a investigação e a curiosidade, não esquecendo do processo de desenvolvimento da escrita e da leitura, visto que os alunos do 1º ano do EF estão em fase de alfabetização e entendemos que nessa proposta didática inovadora é possível alfabetizar na língua materna a partir do contexto científico. Nesta perspectiva, não se aprende a ler para depois aprender Ciências, mas aprende-se Ciências lendo e escrevendo. Pretende-se alcançar as habilidades científicas inerentes aos alunos desta faixa etária, que podem ser observadas durante as aulas de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que as práticas educativas de Ciências, desenvolvidas no contexto da AC, desde o início do EF, podem promover a aquisição de um vocabulário mais refinado, a partir da apresentação de novos termos científicos.

Palavras-chave: Práticas Educativas Inovadoras, Habilidades Científicas, Laboratório de Ciências, Alfabetização Científica.,

Palavras-chave: Práticas Educativas Inovadoras, Habilidades Científicas, Laboratório de Ciências, Alfabetização Científica.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-11

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Como citar:

Franco, Silvana Iasseck do Nascimento; Silva, Arleide Rosa da; "Práticas educativas inovadoras para promoção de alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental", p. 130-141 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-11

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