Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Práticas educativas inovadoras para promoção de alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Práticas educativas inovadoras para promoção de alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Franco, Silvana Iasseck do Nascimento; Silva, Arleide Rosa da;

Artigo:

O presente artigo busca promover uma discussão sobre a importância das práticas educativas experimentais e a utilização do laboratório como um espaço de possibilidades na elaboração de conhecimento científico de alunos do ensino fundamental anos iniciais. Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM). Estabelecemos como foco, o despertar dos mesmos para a investigação e a curiosidade, não esquecendo do processo de desenvolvimento da escrita e da leitura, visto que os alunos do 1º ano do EF estão em fase de alfabetização e entendemos que nessa proposta didática inovadora é possível alfabetizar na língua materna a partir do contexto científico. Nesta perspectiva, não se aprende a ler para depois aprender Ciências, mas aprende-se Ciências lendo e escrevendo. Pretende-se alcançar as habilidades científicas inerentes aos alunos desta faixa etária, que podem ser observadas durante as aulas de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que as práticas educativas de Ciências, desenvolvidas no contexto da AC, desde o início do EF, podem promover a aquisição de um vocabulário mais refinado, a partir da apresentação de novos termos científicos.

Artigo:

O presente artigo busca promover uma discussão sobre a importância das práticas educativas experimentais e a utilização do laboratório como um espaço de possibilidades na elaboração de conhecimento científico de alunos do ensino fundamental anos iniciais. Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM). Estabelecemos como foco, o despertar dos mesmos para a investigação e a curiosidade, não esquecendo do processo de desenvolvimento da escrita e da leitura, visto que os alunos do 1º ano do EF estão em fase de alfabetização e entendemos que nessa proposta didática inovadora é possível alfabetizar na língua materna a partir do contexto científico. Nesta perspectiva, não se aprende a ler para depois aprender Ciências, mas aprende-se Ciências lendo e escrevendo. Pretende-se alcançar as habilidades científicas inerentes aos alunos desta faixa etária, que podem ser observadas durante as aulas de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que as práticas educativas de Ciências, desenvolvidas no contexto da AC, desde o início do EF, podem promover a aquisição de um vocabulário mais refinado, a partir da apresentação de novos termos científicos.

Palavras-chave: Práticas Educativas Inovadoras, Habilidades Científicas, Laboratório de Ciências, Alfabetização Científica.,

Palavras-chave: Práticas Educativas Inovadoras, Habilidades Científicas, Laboratório de Ciências, Alfabetização Científica.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-11

Referências bibliográficas
  • [1] BALNEÁRIO CAMBORIÚ. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular/Ensino Fundamental. Volume 2 Fundamentos, 2013.
  • [2] BAYARDO, M. G. M. Desde cuándo y desde dónde pensar la formación para la investigación. Educación y ciência, v. 7, n. 28, 2011.
  • [3] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final, 2018. Disponível em:<
  • [4] http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em:10 out. 2018.
  • [5] CASTRO LIMA, M. E. C. de; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, p. 161-175, 2006.
  • [6] CERVETTI, G. N. et al. The impact of an integrated approach to science and literacy in elementary school classrooms. Journal of research in science teaching, v. 49, n. 5, p. 631-658, 2012.
  • [7] LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D.. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001.
  • [8] FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R.C. de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.
  • [9] FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
  • [10] FRANCISCO JR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação problematizadora: fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de ciências. Química Nova na Escola, v. 30, n. 4, p. 34-41, 2008.
  • [11] GOI, M. E. J.; SANTOS, F. M. T. dos. Implementação da Metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Ciências. XVII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2015.
  • [12] HEWSON, P. W. Resources for science learning: tools, tasks, and environment. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 2, n. 2, p. 201-225, 2004.
  • [13] MORAES, T. S. V. de; CARVALHO, A. M. P. de. Desenvolvimento de habilidades de investigação em crianças pequenas: um caminho para a promoção da alfabetização científica. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC, IX, 20
  • [14] MORAES, T. S. V. de; CARVALHO, A. M. P. de. Investigação científica para o 1 ano do ensino fundamental: análise das representações gráficas dos alunos. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, X, 2015.
  • [15] OHLSSON, S. The cognitive skill of theory articulation: A neglected aspect of science education? Science & Education, v. 1, n. 2, p. 181-192, 1992.
  • [16] PIZARRO, M. V.; LOPES JR, J. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 208-238, 20
  • [17] RAMOS, L. B. da C.; ROSA, P. R. da S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2016.
  • [18] ROITMAN, I. Educação científica: quanto mais cedo, melhor. Brasília: RITLA, v. 27, 2007.
  • [19] ROSITO, B. Á. O ensino de ciências e a experimentação. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, v. 3, p. 195-208, 2003.
  • [20] SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, p. 23-90, 2014.
  • [21] SANTOS, G. G. dos; SOUZA, D. do N. Experimentação real versus experimentação ideal no ensino de ciências e a prática do pensamento crítico. Scientia Plena, v. 12, n. 11, 2016.
  • [22] SASSERON, L. H.; DE CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2016.
  • [23] SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R.. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. pp. 50-74, 2009.
  • [24] TAHA, M. S. et al. EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Experiências em Ensino de Ciências, V. 11, n. 1,2016.
  • [25] VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.
  • [26] ZANON, D. Ap V.; FREITAS, D. de. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 10, 2007.
Como citar:

Franco, Silvana Iasseck do Nascimento; Silva, Arleide Rosa da; "Práticas educativas inovadoras para promoção de alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental", p. 130-141 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-11

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações