Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O discurso digital do Twitter no estudo dossignificados em Design: um estudo de caso doboné

Twitter's digital discourse in the study of meanings in Design: a case study ofthe baseball-cap

Medeiros, Matheus Vale de ; Medeiros, Wellington Gomes de ;

Artigo completo:

Este artigo descreve as origens do boné e suas influências estéticas, com o intuito de compararatualmente com o discurso digital de tweets, demostrando assim a aplicabilidade dessa investigaçãona pesquisa dos significados no Design. A captação dos tweets foi realizada pelo TwitterExplorer,plataforma gratuita que investiga a rede social por meio de uma palavra-chave. O estudo utilizou dapalavra ‘boné’, captando tweets em português postados em modo público, entre os dias 02/06/2020 a08/06/2020. Ao total foram captados 20.157 tweets, sendo 7.277 retweets, que possuem a palavra‘boné’ em seu corpo de texto. Por meio da plataforma foi realizado detecção de comunidade Louvain,que interpretou os retweets e hashtags coletados. O resultado aponta para dois principais discursosacerca do boné: em retweets, jovens fãs que comentam acerca de seus ídolos que fazem uso doproduto. Nas hashtags há associações que tratam da venda do boné, assim como ligações às práticasesportivas.

Artigo completo:

This article describes the origins of the baseball-cap and its aesthetic influences, in order to compareit with the currently digital discourse on tweets, thus demonstrating the applicability of thisinvestigation in the search for meanings in Design. The capture of tweets was carried out byTwitterExplorer, a free platform that investigates the social network using a specific keyword. Thestudy used the word ‘cap’, capturing tweets in Portuguese posted in public mode, between06/02/2020 to 06/08/2020. At total, 20,157 tweets were captured, of which 7,277 are retweets, whichhave the word ‘cap’ in their text. Louvain community detection was performed through the platform,which interpreted the retweets and hashtags collected. The result points to two main discourses aboutthe cap: on retweets, young fans who comment on their idols who use the product. In the hashtagsthere are associations that deal with the sale of caps, as well as references to sports practices.

Palavras-chave: Discurso digital; Big Data; Twitter; Semiótica; Boné,

Palavras-chave: Digital discourse; Big data; Twitter; Semiotics; Baseball-cap,

DOI: 10.5151/cid2020-91

Referências bibliográficas
  • [1] ASCOM (João Pessoa). UFPB. UFPB é a 1ª do país a oferecer graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial: Serão disponibilizadas 30 vagas por semestre, no Sisu 2020. 2019. Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-e-a-1a-do-pais-a-oferecergraduacao-em-ciencia-de-dados-e-inteligencia-artificial. Acesso em: 13 mar. 2020
  • [2] BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009, [1967]. (Coleção Roland Barthes).
  • [3] BAUMAN, Zygmunt. Culture in a Liquid Modern World. Cambridge: Polity Press, 2011. Tradução (do polonês) por Lydia Bauman.
  • [4] BELDING, Jennifer; PETTY, Richard E.; BRIÑOL, Pablo. Objectification of people and thoughts: an attitude change perspective. : An attitude change perspective. British Journal Of Social Psychology, [s.l.], v. 56, n. 2, p. 233-249, 11 fev. 2017. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/bjso.12183.
  • [5] BHAGESHPUR, Kiran. Data Is The New Oil: And That's A Good Thing. 2019. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2019.
  • [6] BOU-FRANCH, Patricia; BLITVICH, Pilar Garcés-conejos (Ed.). Analyzing Digital Discourse: New Insights and Future Directions. S. L: Palgrave Macmillan, 2019. 400 p.
  • [7] BRUNS, Axel. Big Social Data Approaches in Internet Studies: The Case of Twitter. Second International Handbook Of Internet Research, [s.l.], p.65-81, 10 out. 2019. Springer Netherlands. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-024-1555-1_3.
  • [8] BÜRDEK, Bernhard E.. Design: História, Teoria e Prática do Design de Produtos. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [9] CAO, Longbing. Data Science. Acm Computing Surveys, [s.l.], v. 50, n. 3, p.1-42, 29 jun. 2017. Association for Computing Machinery (ACM). http://dx.doi.org/10.1145/3076253.
  • [10] CNS (Conselho Nacional de Saúde). Resolução N º 510 do CNS. Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1, p. 44-46. Disponível em: http://pesquisa.ufcg.edu.br/comite-de-etica.html. Acesso em: 07 abr. 2020.
  • [11] FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: Por uma filosofia do design e da comunicação. Brasil: Ubu Editora, 2018, [1972], 224 p.
  • [12] INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 639-1: Language Codes. Londres, Reino Unido: Iso, 2018. Disponível em: https://www.iso.org/iso-639-language-codes.html. Acesso em: 16 jun. 2020.
  • [13] KANE, Mary Jo. Reflections on Sociology of Sport: Why studying sport matters. Emerald Publishing Limited, 2017.
  • [14] KAPLAN, Andreas M.; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons, [s.l.], v. 53, n. 1, p.59-68, jan. 2010. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.003. Knowledge series).
  • [15] KELLY, William W. The ubiquitous baseball cap: Identity, style, and comfort in late modern times. Journal Of Consumer Culture, [s.l.], v. 18, n. 2, p.261-278, dez. 2017. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1469540517744693.
  • [16] KRIPPENDORFF, Klaus. The semantic turn: A new foundation for design. CRC Press, 2006.
  • [17] KUMAR, Akshi; SANGWAN, Saurabh Raj; NAYYAR, Anand. Multimedia Social Big Data: Mining. Intelligent Systems Reference Library, [s.l.], p.289-321, 18 fev. 2020. Springer Singapore. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-13-8759-3_11.
  • [18] LILLIEFORS, J. Ball Cap Nation: A Journey through the World of America’s National Hat. Cincinnati, OH: Clerisy Press, 2009.
  • [19] LIPOVETSKY, Guilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. 5. ed. São Paulo: Companhia Das Letras, 2000. 339 p.
  • [20] LIU, Xia; SHIN, Hyunju; BURNS, Alvin C.. Examining the impact of luxury brand's social media marketing on customer engagement: Using data analytics and natural language processing. Journal Of Business Research, [s.l.], p.42-68, maio 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.04.042.
  • [21] LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.
  • [22] MANNING, Peter K. Handbook of Ethnography: Semiotics, Semantics and Ethnography. Londres: SAGE Publications Ltd, 2007. p. 145-146.
  • [23] MARGETTS, Helen. The Data Science of Politics. Political Studies Review, [s.l.], v. 15, n. 2, p.201- 209, 25 abr. 2017. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1478929917693643.
  • [24] MCCAY-PEET, Lori; QUAN-HAASE, Anabel. What is Social Media and What Questions Can Social Media Research Help Us Answer? The Sage Handbook Of Social Media Research Methods, [s.l.], p.13- 26, 2016. SAGE Publications Ltd. http://dx.doi.org/10.4135/9781473983847.n2.
  • [25] MEDEIROS, Wellington Gomes de. Meaningful Interaction with Products. Design Issues, [s.l.], v. 30, n. 3, p.16-28, jul. 2014. MIT Press - Journals. http://dx.doi.org/10.1162/desi_a_00275.
  • [26] MORETTIN, Pedro A.; SINGER, Julio M.. Introdução à Ciência de Dados: fundamentos e aplicações. Fundamentos e aplicações. São Paulo: Departamento de Estatística da USP, 2019. 249 p. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~jmsinger/MAE5755/cdados2019ago06.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
  • [27] MORGADO, Marcia A.. The Semiotics of Extraordinary Dress. Clothing And Textiles Research Journal, [s.l.], v. 25, n. 2, p. 131-155, abr. 2007. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0887302x07300617.
  • [28] NEW ERA. The 59Fifty model. 2020. Disponível em: https://www.neweracap.com/products/59fifty. Acesso em 01 fev 2020.
  • [29] NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. 2AB, 2013.
  • [30] NURDIEN, H.K. The Extended Self In Possessing Vans Shoes. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Humanities, English Department Of Humanities, Diponegoro University, Semarang, 2017. Disponível em: https://ejournal3.undip.ac.id/index.php/engliterature/article/download/16049/15498. Acesso em: 20 jun. 2020.
  • [31] OMNICORE AGENCY (Reino Unido). Twitter Statistics: an overall. an overall. 2020. Disponível em: https://www.omnicoreagency.com/twitterstatistics/#:~:text=Twitter%20Demographics,79%25%20of%20all%20Twitter%20accounts. Acesso em: 10 abr. 2020.
  • [32] ROGERS, Richard. Doing Digital Methods. [S. L.]: Sage Publications Ltd, 2019. 328 p.
  • [33] SEBRAE (Rio Grande do Norte). Censo Boneleiro. 2014. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1umQK0fJv6UEx4vAW--U7Rt0d7Er7lrhl/view?usp=sharing. Acesso em: 23 mar. 2020.
  • [34] SHIRDASTIAN, Hamid; LAROCHE, Michel; RICHARD, Marie-Odile. Using big data analytics to study brand authenticity sentiments: the case of starbucks on twitter. International Journal Of Information Management, [S.L.], v. 48, p. 291-307, out. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2017.09.007.
  • [35] SIFIANOU, Maria; BELLA, Spiridoula. Twitter, Politeness, Self-Presentation. Analyzing Digital Discourse, [S.L.], p. 341-365, 30 set. 2018. Springer International Publishing. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-92663-6_12.
  • [36] STATISTA (Alemanha). Twitter: Statistics & Facts. 2020. Disponível em: https://www.statista.com/topics/737/twitter/. Acesso em: 10 mar. 2020.
  • [37] YOUTUBE. Pokeball, go!. 2017. (06s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SX8OivnxzM. Acesso em: 17 jan. 2020.
Como citar:

Medeiros, Matheus Vale de; Medeiros, Wellington Gomes de; "O discurso digital do Twitter no estudo dossignificados em Design: um estudo de caso doboné", p. 1213-1228 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-91

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações