Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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O discurso digital do Twitter no estudo dossignificados em Design: um estudo de caso doboné

Twitter's digital discourse in the study of meanings in Design: a case study ofthe baseball-cap

Medeiros, Matheus Vale de; Medeiros, Wellington Gomes de;

Artigo completo:

Este artigo descreve as origens do boné e suas influências estéticas, com o intuito de compararatualmente com o discurso digital de tweets, demostrando assim a aplicabilidade dessa investigaçãona pesquisa dos significados no Design. A captação dos tweets foi realizada pelo TwitterExplorer,plataforma gratuita que investiga a rede social por meio de uma palavra-chave. O estudo utilizou dapalavra ‘boné’, captando tweets em português postados em modo público, entre os dias 02/06/2020 a08/06/2020. Ao total foram captados 20.157 tweets, sendo 7.277 retweets, que possuem a palavra‘boné’ em seu corpo de texto. Por meio da plataforma foi realizado detecção de comunidade Louvain,que interpretou os retweets e hashtags coletados. O resultado aponta para dois principais discursosacerca do boné: em retweets, jovens fãs que comentam acerca de seus ídolos que fazem uso doproduto. Nas hashtags há associações que tratam da venda do boné, assim como ligações às práticasesportivas.

Artigo completo:

This article describes the origins of the baseball-cap and its aesthetic influences, in order to compareit with the currently digital discourse on tweets, thus demonstrating the applicability of thisinvestigation in the search for meanings in Design. The capture of tweets was carried out byTwitterExplorer, a free platform that investigates the social network using a specific keyword. Thestudy used the word ‘cap’, capturing tweets in Portuguese posted in public mode, between06/02/2020 to 06/08/2020. At total, 20,157 tweets were captured, of which 7,277 are retweets, whichhave the word ‘cap’ in their text. Louvain community detection was performed through the platform,which interpreted the retweets and hashtags collected. The result points to two main discourses aboutthe cap: on retweets, young fans who comment on their idols who use the product. In the hashtagsthere are associations that deal with the sale of caps, as well as references to sports practices.

Palavras-chave: Discurso digital; Big Data; Twitter; Semiótica; Boné,

Palavras-chave: Digital discourse; Big data; Twitter; Semiotics; Baseball-cap,

DOI: 10.5151/cid2020-91

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Como citar:

Medeiros, Matheus Vale de; Medeiros, Wellington Gomes de; "O discurso digital do Twitter no estudo dossignificados em Design: um estudo de caso doboné", p. 1213-1228 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-91

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