Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O diagnóstico da gestão de design por meio do objeto de design da informação: um estudo do desenvolvimento de infográficos educacionais na UNASUS-UFMA

Design management diagnosis through the information design object: a case study on the educational infographics development process in UNASUS-UFMA

Escobar, Bolívar Teston de;

Artigo completo:

O presente artigo é uma síntese de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo era propor recomendações para o desenvolvimento de infográficos para os materiais dos cursos a distância da UNASUS na perspectiva da gestão de design. Ela foi desenvolvida em três etapas: primeiramente, uma revisão da literatura busca trazer os fundamentos das temáticas envolvidas (infografia na área da saúde, educação a distância na área da saúde e gestão de design); a segunda etapa é um estudo de caso, tendo como objeto a estrutura da unidade da Universidade Federal do Maranhão da UNASUS, a Universidade Aberta do SUS. Esse estudo de caso envolve entrevistas e documentação para formular um diagnóstico da gestão de design envolvida no processo de design de infográficos utilizados no material didático dos cursos a distância ofertados pela instituição; a terceira e última etapa é uma proposição de recomendações para esse processo, com base nos pontos observados no diagnóstico à luz da literatura de gestão de design. Os resultados do estudo de caso mostram a percepção acerca do entendimento sobre o design gráfico na instituição, visualizado com o auxílio de gráficos comparativos. Além disso, percepções sobre os níveis de gestão de design são obtidos dos entrevistados, fornecendo material para discussão acerca desses resultados sob a óptica dos temas abordados na fundamentação teórica.

Artigo completo:

The present research aims to offer recommendations on design management for the infographics design process currently adopted in the Open University of the Brazilian Standard Public Healthcare System (UNASUS), with focus on the infographics produced in the Federal Universty of Maranhão (UFMA) office of the instituition. The study is conducted in three phases: first, the fundamentals of the themes envolved (health infographics, distance education about health and design management) are presented through bibliographical research. The following phase is a case study about the UNASUS-UFMA, making use of interviews and documentation in order to generate a diagnosis of the infographic design process in its positive and negative aspects; the third and last phase aims to deliver a list of improvement recommendations for this design process based on design management principles. The results show that the method used was successful in bringing different perceptions of the interviewees about the role of the graphic deisgn in the institution, as well as perceptions about the management levels of the other departaments involved in the process. These results are discussed, bringing the key-aspects of the institution and its processes to the light of the literature brought by the bibliographical research.

Palavras-chave: infografia sobre saúde, gestão de design, educação a distância, estudo de caso, UNASUS,

Palavras-chave: health infographics, design management, distance education, case study, UNASUS,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0037

Referências bibliográficas
  • [1] Ainsworth, S. (2008) The educational value of multiple representations when learning complex scientific concepts. Visualization: Theory and practice in science education . Springer Netherlands
  • [2] Andrade, R. C. (2014). Infográficos animados e interativos em saúde: Um estudo sobre a compreensão de notícias. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
  • [3] Best, K. (2006). Design Management: managing design strategy, process and Implementation. Lausanne: AVA Book.
  • [4] Branch, R. M., & Kopcha, T. J. (2014) Instructional design models. In: Handbook of research on educational communications and technology. Springer New York. p. 77-87.
  • [5] Brasil. (2016) Resolução CNE/CES 1/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de março de 2016, Seção1, págs. 23-24.
  • [6] Conforto, E. C., Amaral, D. C. & Silva, S. L. (2011) Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto-CBGDP.
  • [7] Dalbeto, L. C., & Gonçalves, M. (2013). A contribuição do diagnóstico para traçar a estratégia da empresa–Estudo de caso de uma empresa de confecção. Projetica, v. 4, n. 1, p. 23-48.
  • [8] Decuir-Gunby, J. T., Marshall, P. L. & Mcculloch, A. W. (2011). Developing and using a codebook for the analysis of interview data: An example from a professional development research project. Field methods, v. 23, n. 2, p. 136-155.
  • [9] De Souza Libanio, C., & Amaral, F. G. (2011). Aspectos da gestão de design abordados em dissertações e teses no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Produção Online, v. 11, n. 2, p. 565-594.
  • [10] Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
  • [11] Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
  • [12] Horn, E. (1998). Visual Language: Global communication for the 21st Century. Washington: Macro VU, Inc.
  • [13] Kistmann, V. B.; Wolf, B. (2003). Questionário de avaliação do nível de apropriação da gestão do design nas micro, pequenas e médias empresas. CNPq. Florianópolis: FIESC. Mimiografado.
  • [14] Lankow, J.; Ritchie, J.; Crooks, R. (2012). Infographics: The power of visual storytelling. New Jersey: John Wiley & Sons.
  • [15] Leite, M.T.M. et al. (2010). Educação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, n.34, p.141-149.
  • [16] Lima, R. C. (2009). Análise da infografia jornalística. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Rio de Janeiro.
  • [17] Lima, R. C. (2015). O que é infografia jornalística? Revista InfoDesign v. 12, n. 1: 111-127.
  • [18] Meggs, P. B., & Purvis, A. W. (2011). Meggs' history of graphic design. New Jersey: John Wiley & Sons.
  • [19] Miranda, F. (2013). Animação e interação na infografia jornalística: Uma abordagem do Design da Informação. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
  • [20] Moraes, A. (2013). Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher.
  • [21] Mozota, B., Klöpsch, C., & Costa, F. (2011). Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman.
  • [22] Okada, A. P., & Santos, E. O. (2003). Articulação de saberes na EAD: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos. In: Da Silva, M. A. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edicoes Loyola.
  • [23] Pessoa, A. R., & Maia, G. G. (2015). A infografia como recurso didático na Educação à Distância. Temática, v. 8, n. 5.
  • [24] Rajamanickam, V. (2005). Infographics Seminar Handout. Disponível em . Acesso em 20 de Março de 2016.
  • [25] Soares, S. S. P. (2015). Elaboração de materiais científicos educacionais multimídia na área da saúde utilizando conceitos de design gráfico de interfaces, usabilidade e ergonomia. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.
  • [26] Teixeira, S (2011). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora, p. 255-273.
  • [27] Twyman, M. (1982). The graphic presentation of language. Information design journal, v. 3, n. 1, p. 2-22.
  • [28] Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS. (2016) Relatório de Gestão, 2010-2015. 1.ª edição.
  • [29] Wolff, F. (2010). Sistemática de avaliação da gestão de design em empresas. Tese de Doutorado, Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • [30] Yin, R. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.
Como citar:

Escobar, Bolívar Teston de; "O diagnóstico da gestão de design por meio do objeto de design da informação: um estudo do desenvolvimento de infográficos educacionais na UNASUS-UFMA", p. 543-553 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0037

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações