dezembro 2018 vol. 4 num. 4 - GAMPI Plural 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Design Thinking Como Processo Estratégico, Tático e Operacional em Negócios Sociais

Design Thinking as a Strategic, Tactical, and Operational Process in Social Business

FERRO, Gláucia Salles; HEEMANN, Adriano;

Artigo Completo:

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre negócios sociais, sua importância no âmbito contemporâneo, as diversas formas de seu entendimento e a possibilidade do Design Thinking servir como processo estratégico, tático e operacional deste tipo de empresa. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre os temas concernentes a esta investigação e uma entrevista com uma gestora de um negócio social. Tais averiguações permitiram aos autores apresentar sugestões de utilização do processo de Design Thinking em um negócio social visando o alcance não só de resultados eficazes, mas também do estímulo à inovação na gestão da empresa e no desenvolvimento de produtos e serviços.

Artigo Completo:

This article presents a reflection on social business, its importance in the contemporary context, the different forms of your understanding and the possibility of Design Thinking serve as strategic, tactical and operational process of this type of company. For that, a bibliographical review was developed on the topics concerning this investigation and an interview with a manager of a social business. These inquiries allowed the authors to present suggestions on the use of the Design Thinking process in a social business aiming not only at effective results but also at stimulating innovation in company management and in the development of products and services.

Palavras-chave: Negócio Social; Design Thinking; Processo,

Palavras-chave: Social Business; Design Thinking; Process,

DOI: 10.5151/gampi2017-07

Referências bibliográficas
  • [1] AMBROSE.G,HARRYS.P. DT: Ação ou Prática de Pensar o Design. Bookman. Porto Alegre. RS: 2011
  • [2] BEST, K. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Switzerland, AVA : 2006
  • [3] BADU DESIGN - www.badudesign.com.br - Pesquisa realizada em Agosto de 2017
  • [4] BONI.R. C.; SILVA.K.; SILVA.P. C. J. - Os limites do Design e a Relação com a Arte e a Indústria. Em anais do 11° P & D Design. Gramado - RS. 2014
  • [5] BROWN.T. DT: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Campus Elsevier.RJ.2010
  • [6] CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Fundação vinculada ao ministério de Educação do Brasil. www.capes.gov.br . Pesquisa realizada em 25 de Maio de 2017
  • [7] COMINI.M. G. - Negócios Sociais e Inovação Social; Um retrato de Experiências Brasileiras. Tese Departamento de Administração FEA USP. SP: 2016
  • [8] COONEY.K.; KOUSHYAR.J.; LEE.M.; MURRAY.J. - Benefit Corporation and L3C Adoption: a Survey. Stanford Social Innovation Review, v. online. EUA: 2014.
  • [9] DTI - Social Enterprise: a Strategy for Success. 2012. . Pesquisa realizada em 03/06/2017
  • [10] FRASER.H.- Design para Negócios na Prática - Elsevier. RJ. 2013
  • [11] GALERA.G.; BORZAGA. C. - Social Enterprise - An International Overwiew of its Conceptual Evolution and Legal Implementation. Social Enterprise Journal, v.5, n.3,p. 2010-228. UK: 2009
  • [12] GUTIÉRREZ.R.; EZEQUIEL.R.; TRUJILLO.D. - Empresas Sociales: Una Especie en Busca de Reconocimiento? Revista de Administração - RAUSP. V.41, N°4, P.341-351, SP: 2006
  • [13] ICSID - International Council Societies of Industrial Design - Design Definition - http://wdo.org/. pesquisa realizada em 20/05/2017
  • [14] KERLIN.J. - Social Enterprise in the United States and Europe: Understanding and learning from the differences. International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations. Springer v, 17, n° 3, p. 251. EUA: 2006
  • [15] LIEDTKA.J; OGILVIE. T. DT. Um kit de Ferramentas para o crescimento rápido da sua empresa. HSM. SP: 2014
  • [16] LÖBACH, B. - Diseño industrial. G.G., Barcelona :2000.
  • [17] MARTIN, Roger. Design de Negócios. Campus, São Paulo: 2010
  • [18] MOOTEE.I. - DT for Strategic Innovation - What they can´t teach you at business or design school. Wiley, USA: 2013
  • [19] MOZOTA, B. B.; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. X. - Gestão do Design. Rio Grande do Sul: Bookman: 2010.
  • [20] OECD - Organization for Economic Co-operation and Development - Better Policies For Better Lives. http://www.oecd.org/. Paris. Pesquisa realizada em 04/06/2017.
  • [21] SCHLEMM.M. M. - Como o DT Contribui para a Gestão Estratégica. Revista Brasileira de Estratégia. Curitiba. PR. v. 1. n° 3 P. 267-273: 2008.
  • [22] SEC - There is more to Business Than you Think. A guide to Social Enterprise. London Social Enterprise Coalition. London: 2003
  • [23] STICKDORN.M.; SCHNEIDER. J. - This is Service DT. John Wiley Professional. USA: 2012.
  • [24] TRAVAGLINI.C.; BANDINI.F.; MANCIONE.K. - Social Enterprises in Europe; Governance models. An analysis of Social Enterprises Governance Models Though a Comparative Study of The Legislation of Eleven Countries. In: 2nd EMES International Conference on Social Enterprise. Trento - Italy: 2009.
  • [25] YUNUS, Muhammad. Criando um Negócio Social - Como Iniciativas Economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Editora Campus/Elsevier. Rio de Janeiro: 2010.
Como citar:

FERRO, Gláucia Salles; HEEMANN, Adriano; "O Design Thinking Como Processo Estratégico, Tático e Operacional em Negócios Sociais", p. 71-82 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-07

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações