Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Design Thinking como método de aprendizado, através de desenvolvimento de projetos

Design Thinking as a learning method, through project development

SILVA, Tânia E.D. ; Cunha, Rafaela P ;

Artigo:

Este artigo corresponde a apresentação da utilização do método do Design Thinking na aplicação pedagógica como uma ferramenta que auxiliou alunos da Escola Integral Técnica Professor Luís de Azevedo Soares, situada em Santa Rita, na Paraíba. Na qual, dentro de uma disciplina empreendedora e criativa chamada Inovação Social e Científica, os alunos conseguiram não só aplicar o método, como conseguiram aprender através de novos estímulos e metodologias, sendo o Design Thinking a principal ferramenta norteadora dos projetos desenvolvidos com esses alunos. Aqui serão apresentadas as definições acerca do Design Thinking, sua importância no desenvolvimento de projetos e concepção de produtos, até a sua implementação como metodologia ativa no ensino médio integral técnico e como isso refletiu na percepção de alguns estudantes. Além disso, abordaremos a diferença entre as metodologias ativa e tradicional e as mudanças que os modelos mais tradicionais vêm sofrendo com o passar dos anos.

Artigo:

This article corresponds the presentation of the use of the Design Thinking method in the pedagogical application as a tool that helped ECIT Professor Luis de Azevedo Soares’s students, from Santa Rita, Paraíba. Within an entrepreneurial and creative subject called Social and Scientific Innovation, students were not only able to apply the method but also learned through new stimuli and methodologies, with Design Thinking being the main guiding tool of the projects developed with these students. Here, the definitions of Design Thinking will be presented, its importance in the development of projects and product design, until its implementation as an active methodology in full-time technical high school, and how this is reflected in the perception of some students. In addition, we will address the difference between the active and traditional methodology and the changes that more traditional models have undergone over the years.

Palavras-chave: Design Thinking; Educação; Metodologia ativa.,

Palavras-chave: Design Thinking; Education; Active Methodology.,

DOI: 10.5151/ped2022-9993258

Referências bibliográficas
  • [1] BACKES, D. S.; MARINHO, M.; COSTENARO, R. S.; NUNES, S.; RUPOLO, I. Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 63, n. 3, p. 421-426, mai./jun. 2010.
  • [2] Granato, Luísa. Chefe de inovação do Google dita a receita para o profissional do futuro. Exame, 09 de setembro de 2021. Disponível em: https://exame.com/carreira/chefe-de-inovacao-do- google-dita-a-receita-para-o-profissional-do-futuro/. Acesso em: 17 de Abril de 202
  • [3] GONSALES, Priscila. Design Thinking e a ritualização de boas práticas educativas. São Paulo, Instituto Educadigital, 2018.
  • [4] GRANATO, Luísa. Exame: chefe dei novação do Google dita a receita para o profissional do futuro. 2021. Disponível em:
  • [5] Instituto Educadigital. Design Thinking para educadores. 1ª edição. 2014. Disponível em: https://designthinkingforeducators.com/DT_Livro_COMPLETO_001a090.pdf. Acessado 13 de Abril de 2022.
  • [6] Kruger, Letícia Meurer; Ensslin, Sandra Rolim. Método Tradicional e Método Construtivista de Ensino no Processo de Aprendizagem. Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
  • [7] Jaeger, Caroline A.; Locatelli, Ederson Luiz. Design Thinking e Educação: cooperar para aprender. 13º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Santa Catarina, 2018.
  • [8] NEVES, Vander J; MERCANTE, Luiz B; LIMA, Maria T. Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas, SP: Pontes Editores, 201
  • [9] Pezzolo, Dinah Bueno. Tecidos: História, Tramas, Tipos e Usos. São Paulo. Senac, 2017.
  • [10] PINHO, S. T.; ALVES, D. M.; GRECO, P. J.; SCHILD, J. F. G. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz: Revista de Educação Física. Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 580-590, jul./set. 20
  • [11] Silva, Mirian J. Abordagens tradicional e ativa: uma análise da prática a partir da vivência no estágio supervisionado em docÊncia. PUCPR. Educere, 2016.
  • [12] Souza, Claudia F.D.; Roziska, Isabelle M.; Albuquerque, Thaís; Freitas, Cícero F.; Luzardo, Ricardo. O impacto da mudança do processo de ensino aprendizagem tradicional para a metodologia ativa: Um relato de experiência. Revista Uniabeu- 2016.
Como citar:

SILVA, Tânia E.D.; Cunha, Rafaela P; "O Design Thinking como método de aprendizado, através de desenvolvimento de projetos", p. 4003-4016 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9993258

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações