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O Design nos dez primeiros anos do Circo Voador (Rio de Janeiro, 1982-1992): referências conceituais e metodologia da pesquisa

Design in the first ten years of the Circo Voador (Rio de Janeiro, 1982-1992): conceptual references and research methodology

Hettenhausen, Fernando; Lessa, Washington Dias;

Artigo completo:

O artigo aborda os parâmetros conceituais e as etapas da pesquisa desenvolvida sobre a produção de design realizada ao longo dos dez primeiros anos do Circo Voador, empreendimento cultural/casa de espetáculos iniciado em 1982 na cidade do Rio de Janeiro. Agregando grupos de produção cultural associados à contracultura, o Circo foi montado na Praia do Arpoador e manteve as portas abertas durante todo o verão daquele ano, transferindo-se depois para o bairro da Lapa. Fechado em 1996, teve sua operação retomada em 2002, desde então funcionando ininterruptamente. Foram, inicialmente, buscadas referências tanto dos movimentos e condições que levaram à formação do Circo, quanto de sua estruturação, dinâmica e funcionamento. A partir desse quadro, a pesquisa desenvolveu-se compreendendo: a) levantamento e registro, em acervos públicos e privados, de artefatos de design de comunicação utilizados pelo Circo no período 1982-1991; b) entrevistas com agentes ligados ao design, à produção de eventos (aos quais se relacionavam os artefatos de design), e à gestão do Circo Voador nos seus dez anos iniciais. Este artigo apresenta: 1) as diretrizes e as ferramentas metodológicas utilizadas no levantamento tanto de artefatos quanto de dados relativos à operação do Circo; 2) uma indicação quanto à rede complexa de colaboração que dispunha os modos de trabalho praticados pelos profissionais de design.

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This article discusses the conceptual parameters and stages of the research developed towards the design production carried out during the first ten years of Circo Voador, a cultural enterprise / house of shows begun in 1982 in the city of Rio de Janeiro. Joinning cultural groups associated with the counterculture movement, the Circo Voador was set up at Arpoador – on Ipanema beach – and thrived throughout the summer of that year, and then moved to the downtown neighbourhood of Lapa. It closed in 1996, but resumed operations in 2002, and has since then operated without interruption. Looking for a framework we searched references of the vast array of conditions which had originally created the Circus, as well as informations about its structure, dynamics and functioning. And then the research was continued comprising: a) the overall collection and registration, in public and private collections, of communication design artifacts used by the Circo Voador in the period 1982-1991; b) interviews with agents related to the design, production of events (to which the design artifacts are related), and to the management of Circo Voador in its initial ten years. This article presents: 1) the guidelines and methodological tools used in the survey of both artifacts and data related to the operation of the Circus; 2) an indication of the complex network of collaboration that has provided the working methods practiced by the design professionals. In an upcoming article we will present our analytical understanding of the graphic diversity of artifacts produced in the period.

Palavras-chave: história do design, design brasileiro, design de comunicação, cultura e sociedade, circo voador,

Palavras-chave: history of design, brazilian design, communication design, culture and society, circo voador,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0268

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Como citar:

Hettenhausen, Fernando; Lessa, Washington Dias; "O Design nos dez primeiros anos do Circo Voador (Rio de Janeiro, 1982-1992): referências conceituais e metodologia da pesquisa", p. 2361-2374 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0268

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