Resumo - Open Access.

Idioma principal

O DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: UM MAPEAMENTO PRELIMINAR DE PROBLEMAS ERGONÔMICOS NO AMBIENTE DE ENSINO - ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE UNITI/UFMA

Costa, Andréa Katiane Ferreira; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; Farias, Bruno Serviliano Santos; Marques, Arthur José Silva; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares;

Resumo:

Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceira idade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagem, Design e Antropologia do curso de Design, da UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Este segmento da pesquisa se ocupa em analisar o ambiente de ensino da UNITI – Universidade Integrada da Terceira Idade da UFMA. Assim, partimos da pesquisa etnográfica com observação das aulas, e entrevistas com docentes. Como conclusão a pesquisa aponta as barreiras, em especial na estrutura física do ambiente de ensino e propõem sugestões de melhorias a partir de método de intervenção ergonomizadora. 

Resumo:

Palavras-chave: Ambiente de ensino; Design; Ergonomia; Terceira idade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0446

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2004.
  • [2] _______. NBR 5413: Iluminância de interiores. Rio de Janeiro, 199
  • [3] BRASIL. Lei nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
  • [4] _______. Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
  • [5] BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • [6] BUSTO ROMERO, Marta Adriana, org. com colab. De Daniel Dresch, Joe Rodrigues. Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. Brasília: FAU/UnB, p. 429, p. 629, p. 584-587, 2009.
  • [7] COSTA, Andréa Katiane Ferreira Costa. Preservação do Patrimônio Cultural e Instrumentos para a Promoção de Ações Educativas: O caso de São Luís (1995-2008). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo de Brasília – UnB, p. 51, 2011.
  • [8] FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Coordenação de edição, Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira; lexigrafia, Margarida dos Anjos 4 ed. Ver. Ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p.38; p. 270, 2001.
  • [9] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura), p.22-23;p.81-98.
  • [10] GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escrituras Editora, p. 17, p. 205-206, 2003.
  • [11] IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgar Blucher, p. 139-263, 1992.
  • [12] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. CENSO Demográfico. Perfil dos Idosos Responsáveis pelos Domicílios. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/notícias/25072002pidodo.shtm. Acesso em 13.09.2015.
  • [13] LIMA, Pricilla Melo Ribeiro de; COELHO, Vera Lúcia Decnop. A Arte de Envelhecer: um estudo exploratório sobre a história de vida e o envelhecimento. Artigo publicado em; Psicologia Ciência e Profissão, p. 06-08, 2011.
  • [14] MORAES, Anamaria de, MONT’ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro:2AB, 2009 (4ª edição, ampliada), p. 79-143.
  • [15] SKINNER, Burrhu Frederic e VAUGHAN, M. E. Viva bem a velhice: aprendendo a programar a sua vida. (Tradução de Anita Liberalesso Neri). São Paulo: Summus, p. 68-112, 1985.
Como citar:

Costa, Andréa Katiane Ferreira; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; Farias, Bruno Serviliano Santos; Marques, Arthur José Silva; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares; "O DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: UM MAPEAMENTO PRELIMINAR DE PROBLEMAS ERGONÔMICOS NO AMBIENTE DE ENSINO - ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE UNITI/UFMA", p. 5213-5225 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0446

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações