Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

O design instrucional e as mídias como suporte para Educação a Distância online.

Lima, Gean F. A. ; Vieira, Milton L. H. ; Vieira, Alice T. C. ; Triska, Ricardo ;

Artigo completo:

O presente artigo permeia pelo contexto da Educaçãoa Distância (EAD) percorrendo pelo universo do design instrucional e abordandoas diversas mídias que são usadas com recursos didáticos que vai deste asinterfaces digitais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) até omaterial instrucional de onde o design pode ser peça essencial no processo deensino e aprendizagem. A principal abordagem envereda pelo processo de como asmídias tem sido exploradas no contexto de EAD e o destacando o papel do designinstrucional para a contribuição no desenvolvimento do material instrucionallevando em conta as características particulares ao processo de ensino destamodalidade. A finalidade desta pesquisa foi de identificar como as mídias sãousadas para auxiliar na modalidade de ensino a distância online no processo deensino e aprendizado na sociedade atual. A Revisão Sistemática foi o métodoescolhido para a elaboração do discurso com intenção de identificar o que temsido discutido sobre a abordagem das mídias e do design no contexto da EAD. Foipossível assim identificar o cenário em que as mídias são elemento fundamentalpara conseguir que, o aluno que se propõe a melhorar sua formação através doensino online, seja incentivado a se dedicar no aprendizado, pois as interaçõesoferecidas pelas mídias, principalmente as digitais, são as que fazem parte docotidiano destes alunos, principalmente os jovens.

 

Artigo completo:

Palavras-chave: Design, mídias, educação a distância, design instrucional.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-055

Referências bibliográficas
  • [1] ABBAD, Gardênia da Silva. Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 58, n. 3, p.351-374, jul. 2007. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 01 junho 2016. BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância e mídia-educação: da modalidade ao método. ComCiência, Campinas, n. 141, sept. 2012 . Disponível em . Acesso em 20 mai. 2016.
Como citar:

Lima, Gean F. A.; Vieira, Milton L. H.; Vieira, Alice T. C.; Triska, Ricardo; "O design instrucional e as mídias como suporte para Educação a Distância online.", p. 576-584 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-055

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações