Dezembro 2018 vol. 4 num. 4 - GAMPI Plural 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Design Gráfico como Diferencial Competitivo

Graphic Design like as Competitive Differential

COSTA, Jaime ; CALDAS, Jéssica ;

Artigo Completo:

Esta pesquisa tem por objetivo analisar quais são os modelos de design gráfico que estão sendo utilizados na estruturação das capas de livros e quais podem ser aplicados como fonte de vantagem competitiva no desenvolvimento de produtos, com base nas abordagens do conceito de cultura de consumo. A pesquisa é qualitativa, em que através da revisão bibliográfica e validação de profissionais na área de design, pode-se encontrar uma classificação sugestiva para os modelos de capa e assim, analisar através da coleta dos livros mais vendidos em 2013/2014, o que está sendo utilizado no mercado.

Artigo Completo:

This research aims to analyze which graphic design models are being used in the design of cover books and which can be applied as a source of competitive advantage in the development of products based on the approaches of the concept of consumer culture. This research is qualitative through the bibliographic revision and validation of graphic design professionals. A suggestive classification can be found in for the cover books models to analyze through the collection of the most soldest books in 2013/2014 that are being used in the market.

Palavras-chave: design gráfico; capa de livro; vantagem competitiva,

Palavras-chave: graphic design; cover book; competitive differential,

DOI: 10.5151/gampi2017-17

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. 3. ed. - Rio fr Janeiro: Zahar, 2010.
  • [2] CARRION, Wellington. Design para Webdesigners. Rio de Janeiro : Brasport, 2008.
  • [3] FONSECA, Joaquim da. Tipografia e design gráfico: design e produção gráfica de impressos de livros. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • [4] FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari, 2006.
  • [5] GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 3. Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 200
  • [6] GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • [7] HOELTZ, Mirela. Design Gráfico-dos espelhos às janelas de papel. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001.
  • [8] HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • [9] MAGALHÃES, Aluisio. Editoração hoje. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getulio Vargas, 1981.
  • [10] MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. In: Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 20
  • [11] MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.
  • [12] MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári da estratégia. Bookman, 2009.
  • [13] NEWARK, Quentin. O que é design gráfico? 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • [14] SAMARA, Timothy. Guia de tipografia: manual prático para o uso de tipos no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [15] SAMPAIO, Cláudio Hoffmann et al. Fatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidor. Revista de administração de empresas. Vol. 49, n. 4,(out./dez. 2009), p. 373-386, 2009.
  • [16] SIMÕES, J.; BISPO, Renato. Design Inclusivo: acessibilidade e usabilidade em produtos, serviços e ambientes. Manual de apoio às acções de formação do projecto Design Inclusivo–Iniciativa EQUAL. 1ª edição da Divisão de Formação da Câmara Municipal de Lisboa–2003, 2006.
  • [17] SLATER, Don. Cultura do consumo. 1 ed. São Paulo: Nobel, 2002.
Como citar:

COSTA, Jaime; CALDAS, Jéssica; "O Design Gráfico como Diferencial Competitivo", p. 193-202 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações