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O design em um diário de campo: viajando entre histórias de Itamatatiua com destino à educação quilombola

The design in a field diary: traveling between stories of Itamatatiua to the quilombola education

CESTARI, Glauba Alves do Vale ; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de ; PERPÉTUO, Nayara Chaves ; MENDES, Jacqueline Silva ;

Artigo:

Tratamos aqui da aplicação da abordagem sistêmica do design voltada para a educação quilombola descrevendo procedimentos e ferramentas implementados durante o projeto de extensão intitulado “Era uma vez em Itamatatiua...”: a instrumentalização da educação quilombola com vistas na sustentabilidade cultural. Seu desenvolvimento ocorreu de modo colaborativo envolvendo as instituições de ensino: IFMA, UFSC, escola municipal da Comunidade de Itamatatiua e os moradores desse povoado considerando suas variadas gerações. Nas viagens ao quilombo nos deparamos com um imenso conteúdo que ainda não está nos livros escolares. Um diário colaborativo abriu espaço para o registro das experiências com a comunidade e a escola na perspectiva de alcançarmos um meio de manter o legado cultural local. O diário continua recebendo registros, pois este projeto está em andamento. Aqui apresentamos um recorte de um projeto que permitiu o encontro entre saberes, fazeres e educação em um quilombo localizado em Alcântara, município do Maranhão (Brasil).

Artigo:

We deal here with the application of the systemic approach of design focused on quilombola education describing procedures and tools implemented during the extension project entitled "Once upon a time in Itamatatiua...": the instrumentalization of quilombola education with a view to cultural sustainability. Its development occurred in a collaborative way involving the educational institutions: IFMA, UFSC, municipal school of the Community of Itamatatiua and the residents of this village considering its varied generations. On trips to the quilombo we come up with an immense content that is not yet in the textbooks. A collaborative diary has made room for recording experiences with the community and schools in order to achieve a way to maintain the local cultural legacy. The diary continues to receive registration because this project is in progress. Here we present a cutout of a project that allowed the meeting between knowledge, doing and education in a quilombo located in Alcântara, city of Maranhão (Brazil).

Palavras-chave: Design; Quilombo; Educação.,

Palavras-chave: Design; Quilombo; Education.,

DOI: 10.5151/ped2022-3492834

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Como citar:

CESTARI, Glauba Alves do Vale; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; PERPÉTUO, Nayara Chaves; MENDES, Jacqueline Silva; "O design em um diário de campo: viajando entre histórias de Itamatatiua com destino à educação quilombola", p. 3982-4002 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3492834

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