Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O design editorial em editora universitária pública: a prática da editora-escola EDUTFPR

O design editorial em editora universitária pública: a prática da editora-escola EDUTFPR

LIU, Eunice ; SALVARIO, Willian Batista ; Sales, Raquel ; Patury, Guilherme ;

Artigo:

O objeto deste artigo são os processos de design editorial na Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (EDUTFPR), praticadas em 2021, na qualidade de editora-escola, como um ambiente de formação suplementar e profissionalizante para estudantes de Comunicação Organizacional, Letras e Design. O processo de design editorial, constituído de 4 principais fases — Criação, Template, Diagramação e Produção —, propõe diretrizes para a execução de cada uma das etapas do fazer dos livros. O artigo documenta o processo de design e promove reflexão acerca da práxis do fazer editorial, assim como em relação ao papel do design em uma editora universitária pública, que possui lógicas próprias, por sua missão inerente de publicação e divulgação da produção científica, literária e artística da universidade. O resultado pode servir como guia e contribuir para práticas editoriais de modo geral.

Artigo:

"The object of this article is the editorial design processes at the FederalTechnological University of Paraná Press (EDUTFPR), practiced in 2021, as a press–school, an environment for supplementary and professional education for students of Organizational Communication, Language and Design. The editorial design process, consisting of 4 main phases — Creation, Template, Layout and Production — proposes guidelines for the execution of each book making stage. The article documents the design process and promotes reflection on the practice of publishing, as well as on the role of design in a public university press, which has its own logic, due to its inherent mission of publishing and disseminating university's scientific, literary and artistic production. The result can serve as a guide and contribute to editorial practicesin general."

Palavras-chave: design editorial; editora universitária; metodologia de design editorial; design público; EDUTFPR,

Palavras-chave: design editorial; editora universitária; metodologia de design editorial; design público; EDUTFPR,

DOI: 10.5151/ped2022-4976983

Referências bibliográficas
  • [1] "BRINGHURST, R. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
  • [2] BRINGHURST, R. Introdução. In: TSCHICHOLD, J. A forma do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007, 224 p.
  • [3] CALDWELL, C.; ZAPPATERRA, Y. Design Editorial: Jornais e Revistas / Mídias Impressas e Digitais. 1 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
  • [4] DEAECTO, M. M.; FILHO, P. M. (org.). Livros e Universidades. São Paulo, Com-Arte, 2017, 392 p.
  • [5] FARRADAES, A. G. Tribunal de Contas da União. Uma síntese da importância dos indicadores para a avaliação da gestão pública. Tribunal de Contas da União: Coletânea de Pós-Graduação, Brasília, DF, v.2 n.1, 2019. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/uma-sintese-da-importancia-dos-indicadores-para-a-avaliacao-da-gestao-publica.htm#:~:text=Esta%20monografia%20tem%20como%20objetivo,da%20base%20metodol%C3%B3gica%20sobre%20o. Acesso em: 4 abr. 2022.
  • [6] FILHO, P. M.; ROLLEMBERG, M. Edusp – um projeto editorial. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
  • [7] FONTOURA, A. M. O Livro. Curitiba: Gramofone, 200
  • [8] FRANCHETTI, P. Editoras universitárias, até quando? In: DEAECTO, M. M.; FILHO, P. M. (org.). Livros e Universidades. São Paulo, Com-Arte, 2017, 392 p.
  • [9] GOOGLE. Share and Engage with the Design Sprint Community. Design Sprint Kit: 2021.Disponível em: https://designsprintkit.withgoogle.com/. Acesso em: 14 fev. 2022.
  • [10] GREIMAS, A. J.; COURTÈS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo, Cultrix, 1979.
  • [11] IDEO. Design Thinking para educadores. IDEO: [2013]. Disponível em: https://www.ideo.com/post/design-thinking-for-educators. Acesso em: 14 fev. 2022.
  • [12] PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.
  • [13] PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2001.
  • [14] TSCHICHOLD, J. A forma do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
  • [15] TRACY, W. Letters of Credit: A View of Type Design. Boston: D.R. Godine, 2003.
  • [16] SAMARA, T. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Tradução de Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2011, 240 p.
  • [17] SAMARA, T. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007, 329 p"
Como citar:

LIU, Eunice; SALVARIO, Willian Batista; Sales, Raquel ; Patury, Guilherme; "O design editorial em editora universitária pública: a prática da editora-escola EDUTFPR", p. 8585-8602 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4976983

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações