Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O design do livro digital: potencialidades e desafios para as editoras universitárias

The design of the digital book: potentialities and challenges for university publishers

ITABORAÍ, Nathalie Reis ; DUARTE, Nattan Frederico ; CÂMARA, Letícia Ribeiro do Valle Arruda ; CARVALHO, Júlia Greco ;

Artigo:

Discutem-se as potencialidades e desafios da crescente adesão da comunidade científica ao formato digital de livros, buscando iluminar algumas questões sobre as possibilidades e especificidades do design do livro digital no contexto acadêmico. Se usualmente são discutidas questões como a democratização do acesso à produção científica ou as mudanças na relação autor-editor-leitor, menos atenção é dada ao design de e-books. Argumenta-se sobre a importância desta dimensão, seja para que os e-books sejam publicações verdadeiramente digitais, seja para que adequem-se à legibilidade em telas (ainda quando se assemelhem a uma mimetização do impresso, como no formato pdf amplamente empregado por editoras universitárias). Se existe uma longa tradição de conhecimento sistematizado sobre tipologia e demais elementos do design do livro impresso, as características e especificidades do design do livro digital ainda não estão plenamente estabelecidas e pretende-se aqui contribuir para suprir esta lacuna, considerando as demandas das editoras universitárias.

Artigo:

The potential and challenges of the growing adherence of the scientific community to the digital format of books are discussed, seeking to illuminate some questions about the possibilities and specificities of digital book design in the academic context. If issues such as the democratization of access to scientific production or changes in the author-editor-reader relationship are usually discussed, less attention is paid to the design of e-books. We argue about the importance of this dimension, whether for e-books to be truly digital publications or for them to adapt to readability on screens (even when they resemble a mimicry of print, as in the pdf format widely used by university publishing houses). If there is a long tradition of systematized knowledge about typology and other elements of print book design, the characteristics and specificities of digital book design are not yet fully established and the aim here is to contribute to filling this gap, considering the demands of university publishers.

Palavras-chave: Design editorial; Design gráfico; Design do livro digital.,

Palavras-chave: Editorial design; Graphic design; digital book design.,

DOI: 10.5151/ped2022-4661460

Referências bibliográficas
  • [1] ABEU. Pesquisa ABEU 202 Disponível em: < https://abeu.org.br/documents/7/Pesquisa_ABEU_202pdf>. Aceso em: 15 abr. 2022.
  • [2] ANDRADE, Roberia de Lourdes de Vasconcelos; ARAÚJO, Wagner Junqueira de. Livro digital nas editoras universitárias. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 14, n. 3, p. 945-967, set./dez. 2021.
  • [3] BARBIER, Frédéric. História do livro. São Paulo: Paulistana, 2008.
  • [4] CENDÓN, Beatriz Valladares. A internet. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CEDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
  • [5] CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. Unesp, 1998.
  • [6] COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. 4. ed. rev. amp. São Paulo: Summus, 2000.
  • [7] DICK, Maurício Elias; GONÇALVES, Berenice Santos. Publicações digitais: um panorama sobre design e tecnologia. In: GASPARETTO, Débora Aita (Org.). Design+: arte, ciência e tecnologia: conexões teórico-práticas [livro eletrônico]. Santa Maria, RS: Editora PPGART, 2017, p. 78-90.
  • [8] DICK, Maurício Elias; GONÇALVES, Berenice Santos. Representações e abordagens de apoio ao design do livro digital. 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Univille, Joinville (SC) 05 a 08 de novembro de 201
  • [9] FERES, Marcos V. C., et al. Para além do acesso ao conhecimento: licenças Creative Commons e Políticas Editoriais dos Periódicos Científicos. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, v. 15, 2021, e02105.
  • [10] FERREIRA, Rogério de Souza Sérgio; FELIPPE, Mara Alice Sena. Discursos e suportes literários informatizados atribuem a autor e leitor novos papéis? Ipotesi, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 21-30, jan./jun. 20
  • [11] FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Repositórios versus revistas científicas: convergências e convivências. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças. Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: Ed. SENAC, 2008.
  • [12] GT QUALIS LIVROS. Proposta de classificação de livros. Brasília, 2019. Relatório. O GT – Qualis livros teve como objetivo propor o aprimoramento do processo de classificação de livros, gerando como resultado um novo modelo de ficha de avaliação. Disponível em: . Aceso em: 15 abr. 2022.
  • [13] KEEN, Andrew. O culto do amador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
  • [14] LIMA, Rubens. O livro digital e o designer editorial. Publishnews, 15 abr. 2016. Disponível em: . Aceso em: 15 abr. 2022.
  • [15] MACHADO, Arlindo. Publicações Científicas: da Galáxia de Gutenberg à Aldeia Telemática.  Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, n. 1, v. 2, 1996. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/53901 . Aceso em: 15 abr. 2022.
  • [16] MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
  • [17] MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O periódico científico. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CEDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
  • [18] PROCÓPIO, Ednei. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo: Giz, 2010.
  • [19] RIGHETTI, Sabine. CGI. br: uma história de sucesso. Revista.br, v. 2, n. 3, out. 2010.
  • [20] TRZESNIAK, Piotr. As dimensões da qualidade dos periódicos científicos e sua presença em um instrumento da área da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 346-376, maio/ago. 2006.
  • [21] WEITZEL, Simone da Rocha. E-prints: modelo da comunicação científica em transição. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças (org.). Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & autores, 2005.
  • [22] WILLINSKY, John. Toward the Design of an Open Monograph Press. vol. 12, Issue 1, February 2009, DOI: https://doi.org/10.3998/3336451.0012.103. Disponível em: . Aceso em: 15 abr. 20
Como citar:

ITABORAÍ, Nathalie Reis; DUARTE, Nattan Frederico; CÂMARA, Letícia Ribeiro do Valle Arruda; CARVALHO, Júlia Greco; "O design do livro digital: potencialidades e desafios para as editoras universitárias", p. 2482-2499 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4661460

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações