Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Design do filme: o processo criativo da cenografia no cinema maranhense

Film Design: the creative process of scenography in the cinema of Maranhão.

Farias, Bruno Serviliano Santos; Silva, Melissa Almeida ;

Artigo:

Esse artigo aponta afinidades entre design e cinema mediante o trabalho do diretor de arte, que tem a função de traduzir as ideias do diretor por meio da composição da imagem cinematográfica, estabelecendo assim, diálogos com o espectador por meio da linguagem não verbal. O objetivo foi apresentar, através de um estudo de caso, o processo criativo da direção de arte, com foco na cenografia, do curta-metragem maranhense Um desvio para o vermelho, aprovado no Edital SECMA, ainda na sua fase de pré-produção e escrito pela cineasta Rose Panet. Ao final do artigo foi apresentado as imagens da proposta final desenvolvidas em software 3D.

Artigo:

This article points out affinities between design and cinema through the work of the art director, who has the function of translating the director's ideias through the composition of the cinematographic image, building dialogues with the viewer through non-verbal language. The purpose was to present through a case study, the creative process of art direction, focusing on scenography, of the short film from Maranhão Um desvio para o vermelho, approved in the SECMA edital, still in the pre-production stage and written by filmmaker Rose Panet. At the end of the article, the final imagens developed in 3D software of the final proposal were presented.

Palavras-chave: direção de arte; cinema; cenografia,

Palavras-chave: art direction, cinema, scenography,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-33

Referências bibliográficas
  • [1] "BAPTISTA, Mauro. Design e cinema: caminhos possíveis de pesquisa, in: Estudos em Design: 2007
  • [2] _________. A Direção de Arte no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação, in: Revista Digital do LAV. Santa Maria: 2017.
  • [3] BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso, Nova Fronteira. Rio de Janeiro: 1990
  • [4] BUNGARTEN, Vera. A imagem cinematográfica: convergência entre Design e Cinema. Tese de Doutorado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2013.
  • [5] COELHO, Luiz Antonio. O papel narrativo do objeto cênico, in: 7° Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Curitiba: 2006.
  • [6] LAUFHUTTE, Maria Luiza Zenobio. Design de produção no cinema: o processo de comunicação visual da cenografia. Dissertação de Mestrado - Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2018.
  • [7] LO BRUTTO, Vincent. The filmmaker’s guide to production design. New York: Allworth Press. Nova York: 2002.
  • [8] MORIN, Edgar. O Método 2: a vida da vida, Editora Sulina. Porto Alegre: 2005.
  • [9] SOUSA, Élida Maria. Ciné – O pulsar coletivo dos cineclubes em São Luís. Tese (Bacharel em Jornalismo). Faculdade Estácio de São Luís. São Luís: 2013.
  • [10] "
Como citar:

Farias, Bruno Serviliano Santos; Silva, Melissa Almeida ; "O Design do filme: o processo criativo da cenografia no cinema maranhense", p. 272-281 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações