Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O design de um método para avaliação da experiência de interação em leitura mediada com livros infantis em dispositivos móveis

Designing a method for evaluating the interaction experience in mediated reading with children's books on mobile devices

Menegazzi, Douglas ; Sylla, Cristina ; Padovani, Stephania ;

Artigo completo:

O design mal planejado das áreas de interação, hotspots, nos aplicativos de histórias é um dos principais fatores responsáveis por comprometer a leitura das crianças, o que pode ser ainda mais problemático na leitura mediada com pais, uma vez que os hotspots podem oferecer barreiras ao mediador que pode se sentir desnecessário devido aos recursos digitais. Neste artigo descrevemos o desenvolvimento de um método que tem por objetivo avaliar a experiência de leitura e interação de crianças e mediadores com livros infantis em Dispositivos de Interação Móvel (DIMs) para fornecer recomendações mais consistentes para o design e seleção destes artefatos. Para isso, revisamos um conjunto de métricas para mensurar a experiência dos leitores e realizamos a seleção e adaptação de ferramentas de coleta de dados e abordagens lúdicas de entrevistas para contemplar crianças e mediadores. Complementarmente propomos um modelo de análise multimodal e triangulação de dados. Realizamos uma pesquisa piloto e, a partir de melhorias, propomos o método validado em 18 ensaios de interação envolvendo crianças e mediadores com 3 diferentes apps. Os resultados são promissores quanto à funcionalidade do método e trazem contribuições para pesquisadores e produtores de livros infantis para DIMs.

Artigo completo:

The poorly design of interaction areas (hotspots) in children’s story apps is one of the main problems that compromises children's reading, which can be even more serious in parent-mediated reading. It because hotspots can be barriers to the parents or even, they can feel their presence is superfluous due to digital resources. In this paper we describe the development of a method that aims to evaluate the reading and interaction experience of children and mediators with children's books in Mobile Interactive Devices (MIDs) to provide more consistent recommendations for story apps design and selection. Thus, we reviewed a set of metrics to measure readers' experience, also selected and adapted data collection tools and playful survey approaches with children and mediators. Complementarily we propose a model of multimodal analysis and data triangulation. From a pilot research we improved the method and then validated it in 18 interaction tests with children and mediators reading 3 different apps. The results are promising to prove the method functionality and to researchers and producers of children's books for MIDs.

Palavras-chave: aplicativos de histórias, livro infantil digital, experiência do usuário,

Palavras-chave: story apps, children’s digital books, user experience,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0270

Referências bibliográficas
  • [1] Arif, A., & Sylla, C. (2013). A comparative evaluation of touch and pen gestures for adult and child users. Proceedings of the 12th International Conference on Interaction Design and Children - IDC ’13 (pp.273-2800). New York: ACM.
  • [2] Bus, A. G., Takacs, Z. K., & Kegel, C. A. T. (2015) Affordances and limitations of electronic storybooks for young children’s emergent literacy. Developmental Review, 35, pp. 79-97.
  • [3] Cahill, M., & Mcgill-Franzen, A. (2013) Selecting “app”ealing and “app”ropriate book apps for beginning readers. Reading Teacher, 67(1), pp. 30–39.
  • [4] Cardoso, R. (2013) Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Cosac Naify.
  • [5] Cybis, W. A. (2012). Ergonomia de Interfaces Homem-Computador. Apostila do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSC, Florianópolis. (última atualização 05/11/2002) disponível em . Acesso em 01 nov 2017.
  • [6] Derham, P. A. J. (2011) Using preferred understood or effective scales. How scale presentations effect online survey data collection. Australasian Journal of Marketing & Social Research,19 (2).
  • [7] Editora caixote. (2017) Marina está do Contra, versão 1.1.5. Acessado em 15 mar. 2018.
  • [8] Editora caixote. (2016) Quanto bubum!, versão 1.4.1. Acessado em 15 mar. 201
  • [9] Flewitt, R. S. (2012). Multimodal perspectives on early childhood literacies. in J. Larson and J. Marsh (Eds.) The Sage Handbook of Early Childhood Literacy. London: Sage, pp. 295–30
  • [10] Follmer, S., Ballagas, R., Raffle, H., Spasojevic, M., & Ishii, H. (2012) People in books: Using a FlashCam to become part of an interactive book for connected reading. ACM 2012 Conference on Computer Supported Cooperative Work, CSCW’12, pp. 685–694.
  • [11] Fox & Sheep. (2014). Macaco de Chapéu, versão 1.9. Acessado em 15 mar. 2018.
  • [12] Hall, L., Hume, C., & Tazzyman, S. (2016). Five degrees of happiness: effective smiley face Likert Scales for evaluating with children. Proceedings of the The 15th International Conference on Interaction Design and Children - IDC ’16, pp. 311–321.
  • [13] Hassenzahl, M., Platz, A., Burmester, M., & Lehner, K. (2000) Hedonic and ergonomic quality aspects determine a software’s appeal. Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems CHI 00, 2 (1) pp. 201–208.
  • [14] Hoffman, J. L., & Paciga, K. A. (2014). Click, Swipe, and Read: Sharing e-Books with Toddlers and Preschoolers. Early Childhood Education Journal, 42(6), pp. 379-388.
  • [15] Homer, B. D., Kinzer, C. K., Plass, J. L., Letourneau, S. M., Hoffman, D., Bromley, M., & Kornak, Y. (2014) Moved to learn: The effects of interactivity in a Kinect-based literacy game for beginning readers. Computers and Education, 74, pp. 37-49.
  • [16] Kao, G. Y-M., Tsai, C.-C. C, Liu, C.-Y. & Yang. C.-H. (2016). The effects of high/low interactive electronic storybooks on elementary school students’ reading motivation, story comprehension and chromatics concepts. Computers and Education, 100, pp 56–70.
  • [17] Kucirkova, N., Messer, D., Sheehy, K., & Flewitt, R. (2013) Sharing personalised stories on iPads: A close look at one parent-child interaction. Literacy, 47(3), pp. 115–122.
  • [18] Kucirkova, N. (2011) Digitalised early years - Where next? Psychologist, 24(12), pp. 938–940.
  • [19] Lucian, R. (2016). Repensando o Uso da Escala Likert: Tradição ou Escolha Técnica? Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, 18, pp. 13-32.
  • [20] Menegazzi, D. & Sylla (2019). Touch to Read: Investigating the Readers’ Interaction Experience in Mediated Reading with Story Apps. Proceedings of DLI 2019 – 4th EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. November 6-8, Aalborg, Dinamarca, 6-8 nov., 2019 (no prelo).
  • [21] Menegazzi, D. (2018) O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Textura, 43 (20), pp. 215-238.
  • [22] Menegazzi, D., Sylla, C., & Padovani, S. (2018). Hotspots em livros infantis digitais: um estudo de classificação das funções. Proceedings of Digicom 2018 - 2nd International Conference on Design and Digital Communication, pp. 45 – 56.
  • [23] Moraes, G. L. (2015). Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, 46.
  • [24] Morgan, H. (2013). Multimodal Children’s E-Books Help Young Learners in Reading. Early Childhood Education Journal, 41(6), pp 477–483.
  • [25] Norman, Donald A. Emotional design: why we love (or hate) everyday things. New York: TLFeBook. PNAIC 2017. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Documento Orientador. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, Brasília, DF, 2017. Disponível em Acessado em 10 de agosto, 2017.
  • [26] Ramos, Graça. (2017). Habitar a infância: como ler literatura infantil, Brasília: Tema Editorial.
  • [27] Salmon, L. G. (2014). Factors that Affect Emergent Literacy Development When Engaging with Electronic Books. Early Childhood Education Journal, 42(2), pp. 85-92.
  • [28] Sargeant, B. (2015). What is an ebook? What is a Book App? And Why Should We Care? An Analysis of Contemporary Digital Picture Books. Children’s Literature in Education: An International Quarterly, 46(4), pp. 454-466.
  • [29] Schugar, H. R., Smith, C. A., & Schugar, J. T. (2013). Teaching with Interactive Picture E-Books in Grades K-6. Reading Teacher, 66(8), pp. 615-624.
  • [30] Smeets, D. J. H, &Bus, A. G. (2012). The interactive animated e-book as a word learning device for kindergartners. Applie Psycholinguistics, 4(36).
  • [31] Sylla, C., Arif, A.S., Segura, E.M., & Brooks, E.I. (2017). Paper ladder: A rating scale to collect children's opinion in user studies. Proceedings of the 19th International Conference on Human-Computer Interaction with Mobile Devices and Services, 96.
  • [32] Sylla,C., Segura, E. M., DeWitt, A., Arif A. S., Brooks, E. I. (2019). Fiddling, Pointing, Hovering, and Sliding: Embodied Actions with Three Evaluation Tools for Children. Proceedings of the 2018 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (CHI PLAY ’19). ACM, New York, NY, USA.
  • [33] Timpany, C., Vanderschantz, N., Hinze, A., Cunningham, S. J., & Wright, K. (2014). Shared reading of children’s interactive picture books. 16th International Conference on Asia-Pacific Digital Libraries - ICADL 2014.
  • [34] Vaala, S., & Takeuchi, L. (2012) Co-Reading with Children on Ipads: Parents’ Perceptions and Practices. The Joan Ganz Cooney Center.
  • [35] Vygotsky, L. S. (1987) Mind in Society. Cambridge: Harvard University Press.
Como citar:

Menegazzi, Douglas; Sylla, Cristina; Padovani, Stephania; "O design de um método para avaliação da experiência de interação em leitura mediada com livros infantis em dispositivos móveis", p. 2916-2932 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0270

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações