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O design de um método para avaliação da experiência de interação em leitura mediada com livros infantis em dispositivos móveis

Designing a method for evaluating the interaction experience in mediated reading with children's books on mobile devices

Menegazzi, Douglas; Sylla, Cristina; Padovani, Stephania;

Artigo completo:

O design mal planejado das áreas de interação, hotspots, nos aplicativos de histórias é um dos principais fatores responsáveis por comprometer a leitura das crianças, o que pode ser ainda mais problemático na leitura mediada com pais, uma vez que os hotspots podem oferecer barreiras ao mediador que pode se sentir desnecessário devido aos recursos digitais. Neste artigo descrevemos o desenvolvimento de um método que tem por objetivo avaliar a experiência de leitura e interação de crianças e mediadores com livros infantis em Dispositivos de Interação Móvel (DIMs) para fornecer recomendações mais consistentes para o design e seleção destes artefatos. Para isso, revisamos um conjunto de métricas para mensurar a experiência dos leitores e realizamos a seleção e adaptação de ferramentas de coleta de dados e abordagens lúdicas de entrevistas para contemplar crianças e mediadores. Complementarmente propomos um modelo de análise multimodal e triangulação de dados. Realizamos uma pesquisa piloto e, a partir de melhorias, propomos o método validado em 18 ensaios de interação envolvendo crianças e mediadores com 3 diferentes apps. Os resultados são promissores quanto à funcionalidade do método e trazem contribuições para pesquisadores e produtores de livros infantis para DIMs.

Artigo completo:

The poorly design of interaction areas (hotspots) in children’s story apps is one of the main problems that compromises children's reading, which can be even more serious in parent-mediated reading. It because hotspots can be barriers to the parents or even, they can feel their presence is superfluous due to digital resources. In this paper we describe the development of a method that aims to evaluate the reading and interaction experience of children and mediators with children's books in Mobile Interactive Devices (MIDs) to provide more consistent recommendations for story apps design and selection. Thus, we reviewed a set of metrics to measure readers' experience, also selected and adapted data collection tools and playful survey approaches with children and mediators. Complementarily we propose a model of multimodal analysis and data triangulation. From a pilot research we improved the method and then validated it in 18 interaction tests with children and mediators reading 3 different apps. The results are promising to prove the method functionality and to researchers and producers of children's books for MIDs.

Palavras-chave: aplicativos de histórias, livro infantil digital, experiência do usuário,

Palavras-chave: story apps, children’s digital books, user experience,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0270

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Como citar:

Menegazzi, Douglas; Sylla, Cristina; Padovani, Stephania; "O design de um método para avaliação da experiência de interação em leitura mediada com livros infantis em dispositivos móveis", p. 2916-2932 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0270

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