Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Design da Informação no projeto de cenários futuros mais sustentáveis no ensino em Design Gráfico

Information Design in the design of more sustainable future scenarios in Graphic Design teaching

Perez, Iana Uliana; Moura, Mônica;

Artigo completo:

Na contemporaneidade, o escopo de atuação do design para a sustentabilidade amplia-se para novos campos como o Design para Inovações e Transições Sistêmicas, em cujos projetos os designers exercem papeis dialógicos nos processos de desenvolvimento de novas soluções e de cenários futuros. Neste contexto, levantam-se as seguintes questões: como os designers podem 1) analisar e sintetizar informações, 2) promover a comunicação durante projetos de transições para a sustentabilidade, e 3) criar visualizações de cenários futuros? Frente à necessidade latente de atualização do ensino, este artigo explora como abordar tais questões em sala de aula junto a graduandos em Design Gráfico por meio do método Design Based Research. Os alunos participantes da pesquisa foram desafiados a projetar cenários futuros mais sustentáveis abordando a problemática da alimentação. Ao longo do desenvolvimento dos projetos, foram explorados diversos recursos visuais para a análise e síntese de dados, assim como ferramentas de planejamento projetual. Ao final, os estudantes desenvolveram visualizações de cenários para 2050 e peças gráficas para atender objetivos comunicacionais de curto prazo, algumas delas objetivando a conscientização do público, outras a divulgação dos empreendimentos concebidos para a solução do problema apresentado. O feedback dos alunos e a observação do processo sugerem que os recursos visuais explorados auxiliaram no processo projetual. A análise dos materiais resultantes, contudo, revela que há aspectos a serem melhor examinados para o desenvolvimento das competências em Design da Informação necessárias para projetos de transições para a sustentabilidade.

Artigo completo:

In contemporary times, the scope of design for sustainability has extended to new fields such as Design for System Innovations and Transitions, in which designers play dialogic roles in the processes of developing new solutions and future scenarios. In this context, the following questions arise: how can designers 1) analyze and synthesize information, 2) promote communication during sustainability transitions projects, and 3) create visualizations of future scenarios? Faced with the latent need to update teaching, this article explores how to approach such questions in the classroom with undergraduates in Graphic Design through the Design Based Research method. The students participating in the research received the challenge to design more sustainable future scenarios addressing the food issue. Throughout the development of the projects, several visual resources were explored for data analysis and synthesis, as well as project planning tools. In the end, students developed scenario views for 2050 and graphic pieces to meet short-term communicational goals, some of which aimed at public awareness, others to publicize business projects designed to solve the problem presented. Student feedback and process observation suggest that the visual resources explored assisted in the design process. The analysis of the resulting materials, however, reveals that there are aspects to be better exanimated for the development of Information Design competencies needed for sustainability transitions projects.

Palavras-chave: design contemporâneo, comunicação visual, design para a sustentabilidade, transições para a sustentabilidade, inovações sistêmicas,

Palavras-chave: contemporary design, visual communication, design for sustainability, sustainability transition, systemic innovation,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0167

Referências bibliográficas
  • [1] Anderson, T., & Shattuck, J. (2012). Design-Based Research: A Decade of Progress in Education Research? Educational Researcher, 41(1), pp. 16–25.
  • [2] Best, K. (2012). Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman.
  • [3] Cardoso, M. X. & Demarchi, A. P. P. (2012). O Processo de Desenvolvimento de Produtos de Moda baseado no Design Thinking: um estudo de caso. Projética, Londrina, v. 3, n. 2, pp. 51–65.
  • [4] Ceschin, F. (2014). How the Design of Socio-technical Experiments Can Enable Radical Changes for Sustainability. International Journal of Design, 8(3), pp. 1–21.
  • [5] Ceschin, F., & Gaziulusoy, I. (2016). Evolution of design for sustainability: From product design to design for system innovations and transitions. Design Studies, 47, 118–163.
  • [6] Design Council (2015). The Design Process: What is the Double Diamond? [blog post]. Disponível em: http://www.designcouncil.org.uk/news-opinion/design-process-what-double-diamond
  • [7] Dix, K. L. (2007). DBRIEF: A research paradigm for ICT adoption. International Education Journal, 8(2), pp.113–124.
  • [8] Gaziulusoy, A. İ., & Ryan, C. (2017). Shifting Conversations for Sustainability Transitions Using Participatory Design Visioning. The Design Journal, 20 (sup1), pp. S1916–S1926.
  • [9] Finocchio Júnior, J. (2013). Project Model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro: Elsevier.
  • [10] Freitas, R. F. de, Coutinho, S. G., & Waechter, H. da N. (2013). Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Revista Estudos Em Design, 21, pp. 1–15.
  • [11] Irwin, T. (2015). Transition design: A proposal for a new area of design practice, study, and research. Design and Culture, 7(2), pp. 229–246.
  • [12] Manzini, E. & Vezzoli, C. (2002). O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
  • [13] Mok, L., & Gaziulusoy, İ. (2018). Designing for sustainability transitions of aquaculture in Finland. Journal of Cleaner Production, 194, pp. 127–137.
  • [14] Mota, M. Q., & Waechter, H. da N. (2015). Linguagem simples associada ao Design da Informação com foco na comunicação ambiental e na sustentabilidade. In: C. G. Spinillo, L. M. Fadel, V. T. Souto, T. B. P. Silva, & R. J. Camara (Eds), Anais [Oral] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação. Blucher Design Proceedings, 2(2) (pp. 1041–1050). São Paulo, Brasil.
  • [15] Padovani, S. (2012). Representações gráficas de síntese: artefatos cognitivos no ensino de aspectos teóricos em design de interface. Educação Gráfica, 16(02), pp. 123–142.
  • [16] Perez, I. U., Moura, M., & Martins, S. B. (2019). Design for sustainability transitions and sufficient consumption scenarios: a systematic review. In: M. Ambrosio & C. Vezzoli (Eds.), Designing sustainability for all. Proceedings of the 3rd LeNS World Distributed Conference, v. 2 (pp. 371-376). Milano, Italy.
  • [17] The Design-Based Research Collective (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Research, 32(1), pp. 5–8.
  • [18] Vezzoli, C., Kohtala, C., & Srinivasan, A. (2014). Product-Service System Design for Sustainability. Aizlewood’s Mil: Greenleaf Publishing Limited Aizlewood’s.
  • [19] Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I. K., Lucena, B., & Russo, B. (2012). Design Thinking: inovação em negócios. MJV Press: Rio de Janeiro.
  • [20] Wang, F., & Hannafin, M. J. (2005). Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, 53(4), pp. 5–23.
Como citar:

Perez, Iana Uliana; Moura, Mônica; "O Design da Informação no projeto de cenários futuros mais sustentáveis no ensino em Design Gráfico", p. 2800-2812 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0167

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações