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O Design da Informação no histórico da Metadisciplina

Information Design in the history of Metadiscipline

Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e ; Carneiro, Alexander Catunda ; Moreira, Alline de Albuquerque Bezerra ; Mendonça, José Rondney da Silva ; Pinheiro, Rafaela Almeida ; Furtado, Victor Silva Morais ;

Artigo completo:

A abordagem da Metadisciplina propõe que a criação, construção e reflexão de qualquer disciplina em que seja aplicada se dê de forma participativa durante o processo de sua realização. O objetivo deste artigo é analisar a importância do Design de Informação no histórico de cinco anos de pesquisa-ação, durante a formação da abordagem, em três níveis: 1) organização das produções e conteúdos resultantes de metadisciplinas aplicadas, como dados objetivos; 2) produção de sentido das informações coletadas para o desenvolvimento da pesquisa; 3) síntese dos resultados. A Metadisciplina nasce da experiência de uma professora do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), como participante da disciplina de Didática na Faculdade de Educação. O que era aprendido em Didática, concomitantemente foi compartilhado e aplicado na disciplina de Métodos de Representação. Desde então, a Metadisciplina é aperfeiçoada com o método da pesquisa-ação. Na Metadisciplina o estudante é ativo no processo de construção de seu próprio conhecimento, seus interesses, relativos à ementa, são acolhidos na composição e desenvolvimento da disciplina. A pesquisa é realizada e observada na perspectiva de sua evolução, com coleta e análise de dados em ciclos de aperfeiçoamento progressivo. O processo é mais importante que os resultados pois todo resultado é parte do processo. Assim, as aplicações foram organizadas e analisadas pelos preceitos do Design de Informação: a prática traduzida em conceitos, e as experimentações didáticas, na abordagem, em uma linguagem apta a sua disseminação.

Artigo completo:

The approach of Metadiscipline proposes that the creation, construction and reflection of any discipline in which being applied occur in a participatory way during the process of its realization. The purpose of this article is to analyze the importance of Information Design in the history of five years of action research during the development of the approach in three levels: 1) organization of the productions and contents proceeded of applied metadisciplines, as objective information; 2) meaning production from the collected information for the development of the research; 3) synthesis of the results. The Metadiscipline is born of the experience of a professor from the course of Design in the Federal University of Ceará (UFC) as a participant of the discipline Didactics in the Education program. What was learned in Didactics, concurrently was shared and applied in the discipline of Methods of Representation. Since then, the Metadiscipline is improved with the method of action research. In Metadiscipline the students are active in the process of construction of their own knowledge; their interests, related to the discipline’s curriculum, are sheltered in the composition and development of the classes. The research is conducted and observed in the perspective of its evolution, with collection and analysis of data in cycles of progressive improvement. The process is more important than the results, because every result is part of the process. Therefore, the applications were organized and analyzed by precepts of Information Design: the practice translated in concepts, and the didactics experimentations, in the approach, in an language that fits its dissemination.

Palavras-chave: metadisciplina, pesquisa-ação, design de informação,

Palavras-chave: Metacourse; Action research; Information Design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0099

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Como citar:

Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; Carneiro, Alexander Catunda; Moreira, Alline de Albuquerque Bezerra; Mendonça, José Rondney da Silva; Pinheiro, Rafaela Almeida; Furtado, Victor Silva Morais; "O Design da Informação no histórico da Metadisciplina", p. 636-649 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0099

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