Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O design da informação nas estratégias e métodos de design thinking aplicados ao ensino fundamental

Zorzal, Iara D'Ávila; Lana, Sebastiana Luiza Bragança; Triska, Ricardo;

Artigo Completo:

O artigo propõe estudar a importância do design da informação na aplicação de manuais instrucionais que auxiliam na fundamentação do design thinking inserido no ensino fundamental. Para alcançar tal compreensão, desenvolve-se um estudo sobre o atual contexto educacional; o que precisa ser modificado e como o design pode atuar na transformação desse sistema. A descoberta de que a educação não tem acompanhado as mudanças sociais elencadas pela era da informação, levou diversos designers a desenvolver métodos que insiram o raciocínio processual do design na comunicação e desenvolvimento do conhecimento que se dá nas salas de aula. Consciente dessas ações elegeu-se dois programas; o Design for Change e o Design Thinking para educadores, com o propósito de analisar seus manuais e descobrir como eles, através do design da informação, alcançam os professores e se fazem compreendidos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design da informação; design thinking; educação fundamental.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0210

Referências bibliográficas
  • [1] COUTINHO, Solange G.; LOPES, Maria Teresa.Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: BRAGA, Marcos da Costa (Org.) O papel social do design gráfico: história, conceitos e atuação profissional. São Paulo: Editora Senac, 201 P. 137-162.
  • [2] FILATRO, Andrea; PICONEZ, Stela Conceição Bertolo. Design instrucional contextualizado. In: FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática.. São Paulo: Pearson, 2004. P. 14-23
  • [3] HORN, Robert E. Information design: the emergence of a new profession. In: JACOBSON, R . Information Design. Cambridge: MIT Press, 1999. P. 15-34.
  • [4] KRUCKEN, Lia. Competências para o design na sociedade contemporânea. In: MORAES, Djon De; KRUCKEN, Lia. Cadernos de Estudos Avançados do Design: Transversalidade. Minas Gerais: Editora da Universidade de Minas Gerais, 2008. P. 23-32.
  • [5] LANA, Sebastiana Luiza Bragança. A complexidade dos métodos em design. In: MORAES, Djon De; DIAS, Regina Álvares; CONSELHO, Rosemary Bom. Cadernos de Estudos Avançados do Design: Método. Minas Gerais: Editora da Universidade de Minas Gerais, 2011. P. 53-66.
  • [6] MORAES, Djon De. Design e Complexidade. In: MORAES, Djon De; KRUCKEN, Lia. Cadernos de Estudos Avançados do Design: Transveralidade. Minas Gerais: Editora da Universidade de Minas Gerais, 2011. P. 07-20.
  • [7] ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1990.
  • [8] KANDEL, Isaac Leon. The new era in education: a comparative study. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura S.A, 1961.
  • [9] GRAVATÁ, André et al. Volta ao mundo em 13 escola: sinais do futuro no presente. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura S.A, 2013.
  • [10] PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação. São Paulo: Editora Ática, 1996.
  • [11] ROBINSON, Ken. All Our Futures: creativity, culture and education.New York: NACCE, 1999.
  • [12] TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Origninal: the third wave. Tradução João Távora. Rio de Janeiro: Editora Record, 1980.
  • [13] FONTOURA, Antônio Martiniano. A educação de crianças e jovens através do design. 2002. 337 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas.
  • [14] REINHARDT, Nancy Viviana. Infografía didáctica: producción interdisciplinaria de infografías didácticas para la diversidad cultural. 2007. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Palermo, Curso de Pós-Graduação em Design e Comunicação.
  • [15] TABAK, T. (não) Resolução de (não) problemas: contribuições do Design para os anseios da Educação em um mundo complexo. 2012. 99 f. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católicado Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Artes & Design.
  • [16] POLONI, Rafael Wagner. A infografia como ferramenta auxiliar na aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia não publicada), Curso de Identidade Visual, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
  • [17] ALQUETE, Turla A.; OLIVEIRA, Raquel R. S.; CAMPELLO, Silvio B, Design da informação e instrucional para a educação: contribuições no desenvolvimento de artefatos digitais de aprendizagem. In: CONAHPA - Congresso Nacional de ambientes hipermídia para aprendizagem, 6. 2013, João Pessoa. Anais... João Pessoa:PB. P. 1-13.
  • [18] BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce.História da educação no Brasil: escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum.Maringá, v.34, n.2, 2012. P. 157-168.
  • [19] BALEM, Franciele Regina et al. Design thinking: conceitos e competências de um processo de estratégias direcionado a inovação. In: Desenhando o futuro, 1º congresso nacional de design, 1. 2011, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: DF. P. 1-13.
  • [20] CASAS, Diego Daniel; STRAIOTO, Ricardo Goulart Tredezini; SOUSA, Richard Perasi Luiz de Souza. Designers: entre céticos e dogmáticos. Design, Arte, Moda e Tecnologia. São Paulo, 2010. P. 378 – 388.
  • [21] DZIOBCZENSKI, Paulo Roberto Nicoletti et al. Inovação através do design: princípios sistêmicos do pensamento projetual. In: PgDesign: design e tecnologia, 3. 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Algre: PDG. P. 54-63.
  • [22] FUJITA, Patrícia Tieme Lopes; FONTOURA, Antônio Martiniano.O design da informação na Biblioteca Pública do Paraná: aplicação do sense-making e do wayfinding no estudo e análise do espaço informacional. Revista eletrônica SBDI. Curitiba, 2009. P. 8-16.
  • [23] KIMBELL, Lucy. Beyond design thinking: design as practice and design in practice. CRESC Conference, 5. 2009, Manchester. Anais... Manchester:CRESC, 2009. P. 1-15.
  • [24] NITZSCHE, Rique. Design thinking. Revista da ESPM. São Paulo, 2010. P. 124-126.
  • [25] REDIG, Joaquim. Não há cidadania sem informação, nem informação sem design. Revista Brasileira de Design da Informação, v.1. São Paulo, 2004. P. 47-56.
  • [26] PROTZEN, Jean Pierre. Design thinking: whats that? In: Cal Design Lab Lecture, 1. 2010, São Diego. Anais... São Diego: CDLL. P. 1-12.
  • [27] Design Council. What is design. Disponível na internet por http em: . Acesso em 19 abr. 2015.
  • [28] Instituto Educadigital. Design Thinking para Educadores: versão em postugês. Disponível na internet por http em: . Acesso em 05 jun. 2016
  • [29] ONG Design for Change Brasil. Design for Change. Disponível na internet por http em: . Acesso em 05 jun. 2016.
  • [30] SETHI, Kiran Bir. Kids, Take Charge. Disponível na internet por http em: . Acesso em 04 dez. 2014
  • [31] CRIATIVOS DA ESCOLA. Criativos da escola: design for change - material de apoio. Disponível na internet por http em: < http://criativosdaescola.com.br/wp-content/uploads/2016/04/manual_vers?o2016site-1.pdf>. Acesso em 01 jun. 2016
  • [32] SETHI 2009. Kids, Take Charge. In: Home: TED. , 04/12/2014
Como citar:

Zorzal, Iara D'Ávila; Lana, Sebastiana Luiza Bragança; Triska, Ricardo; "O design da informação nas estratégias e métodos de design thinking aplicados ao ensino fundamental", p. 2454-2465 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0210

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações