Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África
Information design and physical space at the pre-school in São Tome, Africa
Valle, Carolina do; Jordy, Eliane; Couto, Rita
Artigo Completo:
Este artigo tem por base os estudos realizados para o Programa de bolsa PIBIC CNPq – e apresenta o partido adotado e informações por meio de gráficos e infográficos sendo parte integrante da tese de doutoramento, em andamento, da pesquisadora Eliane Jordy - sobre a Ressignificação e requalificação do espaço físico de pré-escolas de São Tomé, em África. Desenvolvida no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio – LIDE|DAD|PUC-Rio com supervisão da Professora Dra. Rita Maria de Souza Couto. O estudo visa levantar discussões relacionadas ao Design e a Educação, e aborda questões relacionadas ao espaço físico interno e externo de pré-escolas. A proposta apresentada, ainda em implantação, tem por objetivo dotar o espaço de elementos de coerência com a paisagem circundante, integrando as questões ambientais no projeto do espaço físico dos ambientes das escolas, não deixando de lado os aspectos funcionais, técnicos, ergonômicos, estéticos, econômicos e sociais. Sendo observado o relacionamento entre forma/espaço/usuário, assim como, as experiências proporcionadas, fatores determinantes do desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo das crianças.
This article was based on studies for the scholarship program PIBIC CNPq - and presents the content using Graphics Media and infographics. This material is an integral part of the ongoing doctoral thesis of the researcher Eliane Jordy - about reframing and rehabilitation of the physical structure of preschools at São Tomé, Africa. Developed by Interdisciplinary Design and Education Laboratory on Pos-Graduate Program in PUC-Rio design - LIDE. | DAD | PUC-Rio with supervision of Professor Dr. Rita Maria de Souza Couto. The study’s objective is a discussion about Design, education and the pre-school physical structure. The ongoing implementation project aims to provide structural elements that accord with the surrounding landscape, integrating environmental Issues on and the functional, technical, ergonomic, aesthetic, economic and social aspects. Creating a relationship between shape, space and user and provided experiences, which are vital factors in the development of motor and cognitive skills in children.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_10
Referências bibliográficas
- [1] GIL, A.C. 1991. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
- [2] CUNHA, José Ronaldo Alves da; Esteves, Ricardo Grisólia. 2001. Manual prático do mobiliário escolar. São Paulo: Associação Brasileira das Indústrias de Móveis Escolares.
- [3] HORN, Maria da Graça de Souza. 2004. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed.
- [4] MORAES, Karla Motta Kiffer. 2006. Padrões mínimos de funcionamento da escola do ensino fundamental: ambiente físico escolar: guia de consulta. Brasília.
- [5] COELHO, Luiz Antônio L. 2008. Conceitos-chave em Design. São Paulo: Novas Ideias.
- [6] JORDY, Eliane. 2014.Ponto de partida para um diálogo entre o design e a educação – o design em parceria em ação. In: COUTO, Rita Maria de Souza (Org.). Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação. Rio de Janeiro: Rio books.
Como citar:
Valle, Carolina do; Jordy, Eliane; Couto, Rita; "O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África", p-1503-1509.
In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). <strong>Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]</strong>.
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_10
últimos 30 dias
113
downloads
15
visualizações
4
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 1503 EP - 1509 PY - 2015 T2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação AU - , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-congic_10 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-design-da-informao-e-o-espao-fsico-da-pr-escola-em-so-tom-frica-20335 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Valle20144,
title="O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="2",
pages="1503 - 1509",
year="2015",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-congic_10",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-design-da-informao-e-o-espao-fsico-da-pr-escola-em-so-tom-frica-20335",
author="Carolina do Valle", "Eliane Jordy", "Rita Couto",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Carolina do Valle, Eliane Jordy, Rita Couto, O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2015, Pages 1503-1509, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-congic_10 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-design-da-informao-e-o-espao-fsico-da-pr-escola-em-so-tom-frica-20335) Palavras-chave:: ;