Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O design como ferramenta para a valorização de culturas e tradições no ensino-aprendizagem

Design as a tool for valuing cultures and traditions in teaching and learning

CERQUEIRA, Clara ; RIBEIRO, Rita A. da Conceição ;

Artigo:

O século XXI é marcado por um período de revolução tecnológica, onde diversas barreiras para a comunicação e acesso ao conhecimento foram ultrapassadas. O capitalismo e o consumo fazem parte de uma lógica dominante global de se viver e de reger políticas sociais, econômicas e culturais. Neste cenário, cada vez mais dinâmico, é importante analisarmos criticamente as transformações socioculturais que decorrem deste processo e como elas, consequentemente, podem impactar não só a cultura de um lugar, mas também a educação. Diante disso, o ensino sobre a diversidade e seu diálogo aberto são uma forma de resistência para a liberdade de expressão dos atores que permeiam o ensino. Portanto, o presente artigo intenciona refletir o design enquanto ferramenta estratégica na criação de diálogos sobre diversidade cultural no ensino-aprendizagem, entendendo a gama de atores que compõe a escola e os seus processos de formação sociocultural na contemporaneidade.

Artigo:

The 21st century is marked by a period of technological revolution, where several barriers to communication and access to knowledge were overcome. Capitalism and consumption are part of a dominant global logic of living and governing social, economic and cultural policies. In this increasingly dynamic scenario, it is important to critically analyze the sociocultural transformations that result from this process and how they, consequently, can impact not only the culture of a place, but also education. In view of this, teaching about diversity and its open dialogue are a form of resistance to the freedom of expression of the actors that permeate teaching. Therefore, this article intends to reflect on design as a strategic tool in the creation of dialogues on cultural diversity in teaching and learning, understanding the range of actors that make up the school and its processes of sociocultural formation in contemporary times.

Palavras-chave: Design; Educação; Deculturação.,

Palavras-chave: Design; Education; Deculturation.,

DOI: 10.5151/ped2022-5788242

Referências bibliográficas
  • [1] EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 201
  • [2] BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
  • [3] CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
  • [4] CROSS, Nigel. Desenhante: pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs Editora, 200
  • [5] EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
  • [6] GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 2012.
  • [7] HOOKS, Bell. A educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 201
  • [8] KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
  • [9] LARAIA, Roque de B. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
  • [10] LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
  • [11] LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia do Bolso, 2009.
  • [12] MCKRAKEN. Grant. Cultura e consumo: novas abordagensao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.
  • [13] MARTINS, Bianca; COUTO, Rita Maria de Souza. Design instrucional como um diálogo interdisciplinar entre design e educação. In: COUTO, Rita Maria de Souza (Org). Design em situações de ensino-aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação. Rio de janeiro: Rio Books, 2014.
  • [14] MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
  • [15] ______ . Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: UNESCO/Cortez Editora, 2011.
  • [16] ______ . Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015.
  • [17] MORIN, Edgar; DÍAZ, Carlos Jesús Delgado. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.
  • [18] RIBEIRO, Darcy. Configurações histórico-culturais dos povos americanos. São Paulo: Global, 2016.
  • [19] THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Como citar:

CERQUEIRA, Clara; RIBEIRO, Rita A. da Conceição; "O design como ferramenta para a valorização de culturas e tradições no ensino-aprendizagem", p. 5455-5470 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5788242

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações