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O design audiovisual na construção de ambientes digitais imersivos de realidade estendida: apresentação dos projetos implementados

Audiovisual design in the construction of immersive extended reality digital environments: presentation of implemented projects

ABBUD, Luís Felipe ; BEIGUELMAN, Giselle ;

Artigo:

Esta pesquisa explora o design de audiovisual como campo para problematização da imagem eletrônica, e o modo com o qual diferentes formas de experiência sócio-espacial podem ser mediadas por ela. Tem como tônica a análise da espacialidade que emerge da realidade estendida (conjunto de tecnologias composto pelas realidades virtual, aumentada e mista), à luz do significativo avanço no desenvolvimento de dispositivos tecnológicos e produtos de design para experiências imersivas. O objetivo é a investigação e identificação dos componentes elementares para projetos de realidade estendida, enquanto campo transdisciplinar envolvendo design gráfico (interfaces de usuários para programas e aplicativos), de objeto (dispositivos tecnológicos mediadores de experiências imersivas) e de experiência (programação de jogos, aplicativos e plataformas digitais), e visa a elaboração de uma metodologia consolidada para realização do projeto de experiências ambientais dessa natureza. Sua primeira fase em curso se baseia em dois eixos: um teórico, de contato com a produção de autores estudiosos da imagem técnica, bem como artigos, portais e fóruns especializados, e outro prático, com o desenvolvimento de projetos relacionados a experiências digitais imersivas, enquanto exercício de domínio progressivo das tecnologias open source de programação vigentes. A pesquisa, metodologicamente afinada com as práticas de Research through Design, contempla enquanto resultado parcial a confecção de quadros comparativos e analíticos dos termos e conceitos trabalhados, e a sistematização dos elementos utilizados na elaboração e desenvolvimento dos projetos de design concebidos e coordenados pelo autor da pesquisa, e desenvolvidos juntamente a equipes variadas. No atual estágio da pesquisa, os projetos de experiência em realidade aumentada intitulados Brincando com Confiança e demomumentaRA foram implementados em 2022, possibilitando a coleta e análise de desempenho das diferentes experiências por seus usuários, e o relacionamento com os componentes de design desenvolvidos, na direção do estabelecimento do framework de projeto para ambientes digitais imersivos almejados nesta pesquisa.

Artigo:

This research explores audiovisual design as a field for problematizing the electronic image, and the way in which different forms of socio-spatial experience can be mediated by it. Its focus is on analyzing the spatiality that emerges from extended reality (a set of technologies composed of virtual, augmented and mixed realities), in the light of the significant advance in the development of technological devices and design products for immersive experiences. Its objective is the investigation and identification of the elementary components for extended reality projects, as a transdisciplinary field involving graphic design (user interfaces for programs and applications), object design (technological devices that mediate immersive experiences) and experience design (game programming, applications and digital platforms), and aims to develop a consolidated methodology for the design of environmental experiences of this nature. Its first ongoing phase is based on two axes: a theoretical one, based on the contact with the production of experts in technical image, as well as articles, portals and specialized forums, and a practical one, based on the development of projects related to immersive digital experiences, in order to obtain the required progressive mastery of open source programming technologies currently available. Methodologically aligned with Research through Design practices, this work contemplates, as a partial result, the preparation of comparative and analytical tables of the terms and concepts worked, and the preliminary systematization of the elements used in the elaboration and development of the design projects conceived and coordinated by the author of the research, and developed together with different teams. At its current stage, the augmented reality projects called Playing With Trust and demomumentaAR were implemented in 2022, enabling the collection and analysis of different experiences by its users, and the relationship with the design components developed, in the direction of establishing the design framework aimed for immersive digital environments.

Palavras-chave: Design De Audiovisual, Imagem Eletrônica, Imagem Técnica, Realidade Estendida, Design De Imersão,

Palavras-chave: audiovisual design, electronic image, technical image, extended reality, immersion design,

DOI: 10.5151/6spdesign-034

Referências bibliográficas
  • [1] BEIGUELMAN, G. 202 Políticas da Imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu.
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  • [4] FRIEDBERG, A. 2006. The Virtual Window - From Alberti to Microsoft. Cambridge: MIT Press.
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Como citar:

ABBUD, Luís Felipe; BEIGUELMAN, Giselle; "O design audiovisual na construção de ambientes digitais imersivos de realidade estendida: apresentação dos projetos implementados", p. 67-68 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-034

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