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O desenvolvimento de fontes dingbats como ferramenta para a aprendizagem do processo projetual do design de tipos

The development of dingbats fonts as a learning tool for type design process

Cunha, Luiza Falcão Soares ;

Artigo completo:

O artigo relata uma experiência didática realizada na disciplina optativa Desenho de tipos, componente curricular do curso Bacharelado em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que propôs utilizar o projeto de uma fonte dingbat como exercício inicial para o entendimento do processo projetual tipográfico. Como objetivo específico, foi buscado identificar se seria possível ensinar e exercitar os parâmetros de construção tipográfica ao longo do processo projetual de uma fonte não-alfabética. A experiência resultou no desenvolvimento de um método para o projeto de fontes dingbats a partir de uma pesquisa iconográfica e em 5 fontes dingbats representativas do espaço urbano da cidade do Natal (RN).

Artigo completo:

The article reports a didactic experiment carried out in the optional discipline Design of types, curricular component of the course Bachelor of Design of the Federal University of Rio Grande do Norte, which proposed to use the design of a dingbat font as an initial exercise for the understanding of the typographic design process. As a specific objective, it was tried to identify if it would be possible to teach and to exercise the parameters of typographic construction throughout the design process of a dingbat font. The experiment resulted in the development of a method for designing dingbats from an iconographic research and in 5 dingbat fonts representative of Natal urban space.

Palavras-chave: tipografia, dingbat, método, ensino,

Palavras-chave: typography, dingbat, method, teaching,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0193

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Como citar:

Cunha, Luiza Falcão Soares; "O desenvolvimento de fontes dingbats como ferramenta para a aprendizagem do processo projetual do design de tipos", p. 917-925 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0193

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