Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

O contexto sintático-visual no desenvolvimento da ilustração científica da anatomia humana

Trotta, Tatiana de ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo completo:

Sintaxe visual é a base da linguagem visual. Oselementos sintáticos, seus relacionamentos e organização determinam a aparênciade uma representação e o significado que deve transmitir. Na comunicação daciência, a ilustração científica da anatomia humana é um tipo importante derepresentação da informação. Para representar informações consistentes eprecisas através da ilustração científica da anatomia humana, é necessárioconhecer sua sintaxe visual e o "trajeto ilustrativo" que osdesenvolvedores adotam. Para fazer isso, foi realizada uma pesquisa(questionário on-line) com 22 ilustradorescientíficos do Brasil, Portugal, EUA, Holanda, França e Andorra. As respostasforam analisadas qualitativamente para identificar os fatores internos eexternos considerados pelos entrevistados ao desenvolver ilustraçõescientíficas da anatomia humana. Os resultados mostraram que, no "trajetoilustrativo", existem elementos sintático-visuais antes e durante odesenvolvimento da ilustração científica, que envolve diferentes partesinteressadas. Cada participante (ilustrador, cliente/médico,usuário/visualizador) desempenha um papel no contexto da ilustração científicano âmbito da sintaxe visual. A conclusão a que chegou é que o desenvolvimentoda ilustração científica da anatomia humana vai além dos seus aspectossintáticos, exigindo a consideração do contexto da ilustração. Este estudo podecontribuir para a identificação de elementos sintático-visuais da ilustraçãocientífica, que são fundamentais para transmitir informações médicas,reforçando seu papel de comunicação.

Artigo completo:

Palavras-chave: Ilustração científica, sintaxe visual, comunicação, anatomia humana,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-024

Referências bibliográficas
  • [1] ARNHEIM, R. 1998. Arte e Percepção Visual: Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira. DONDIS, D.A. 1997. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes. FALQUETO, J.; FARIAS, J. 2016. Saturação teórica em pesquisas qualitativas: relato de uma experiência de aplicação em estudo na área de administração. In:- Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. Atas do 5º Congresso Ibero-americano em investigação qualitativa. V.3, pp 560-9.
Como citar:

Trotta, Tatiana de; Spinillo, Carla Galvão; "O contexto sintático-visual no desenvolvimento da ilustração científica da anatomia humana", p. 258-265 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-024

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações