Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O CONTEXTO HISTÓRICO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL E A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NESSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Gonçalves, Patricia Batista ; Santos, Mário Rosa dos ; Chaves, Manoel Rodrigues ; Silva, André Vasconcelos da ;

Artigo Completo:

O principal objetivo do presente trabalho é compreender a história das origens do ensino superior no Brasil e participação dos docentes no processo de gestão das universidades, intentando caracterizar e analisar as práticas gerenciais da gestão, com a participação da comunidade acadêmica e dos técnicos administrativos. Com o ensejo de abranger os pressupostos teórico-metodológicos utilizados para tal feitio, buscamos identificar o uso do método com leituras bibliográficas de obras que abordam esta temática. Esse estudo foi realizado nas Universidades Federais do Brasil. A investigação foi ampliada, utilizando-se referenciais teóricos, nos quais embasamos em autores como Fávero (2006), Carvalho (2011), Araújo e Pinheiro (2010) dentre outros tantos que contribuíram para fundamentar a realização deste trabalho. Os dados analisados revelam que o poder decisório está concentrado nas mãos dos docentes, e a maioria dos estudantes e dos servidores técnico-administrativos não participam dos órgãos deliberativos. Mediante esta abordagem, buscamos compreender a retrospectiva histórica e algumas particularidades da gestão universitária, tais como: aspectos burocráticos, fatores políticos, jogo de poder e a cultura que a universidade pública desenvolve, bem como o caráter contraditório e os enfrentamentos inerentes à gestão participativa.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-017

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Maria Arlete Duarte; PINHEIRO, Helano Diógenes. Reforma gerencial do Estado e rebatimentos no sistema educacional: um exame do REUNI. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 18, núm. 69, octubre-diciembre, 2010, pp. 647-668.
  • [2] FÁVERO, M. L. A. A Universidade no Brasil: das CARVALHO, R. F.(2011). O processo de gestão e participação na universidade: limites, possibilidades e desafios na UFT. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. Recuperado de: http://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Tese_Roberto_Francisco.pdf.igens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR.
  • [3] CARVALHO, R. F.(2011). O processo de gestão e participação na universidade: limites, possibilidades e desafios na UFT. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. Recuperado de: http://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Tese_Roberto_Francisco.pdf. CARVALHO, R. F.(2011). O processo de gestão e participação na universidade: limites, possibilidades e desafios na UFT. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. Recuperado de: http://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Tese_Roberto_Francisco.pdf.
  • [4] SOUSA, A. P. N. Dimensões organizacionais da Universidade Federal do Pampa: uma análise qualitativa da estrutura multicampi. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) – Regional Catalão, Universidade Federal de Goiás, Catalão. 2016.
Como citar:

Gonçalves, Patricia Batista; Santos, Mário Rosa dos; Chaves, Manoel Rodrigues; Silva, André Vasconcelos da; "O CONTEXTO HISTÓRICO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL E A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NESSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS", p. 190-197 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-017

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações