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O CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E O PANORAMA DA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES

THE CONTEXT OF ASSISTIVE TECHNOLOGIES IN SPECIAL AND INCLUSIVE EDUCATION AND THE BACKGROUND OF TEACHER CAPACITATION

Wojcikiewicz, Felipe Adriano; Nickel, Elton Moura;

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Este artigo traz uma revisão bibliográfica acerca do contexto do uso de tecnologias assistivas na educação especial e inclusiva, bem como um panorama sobre a capacitação de professores para atuação nessa área. A pesquisa aborda de forma hermenêutica um debate atual sobre o tema, de forma a interpretar e compreender suas rupturas, contradições e percepções sobre a interação humana com as tecnologias, com a produção de conhecimento e inclusão social. Essa investigação possibilita conhecer melhor o cenário de pesquisas sobre o tema, podendo se observar como são estabelecidos atualmente os processos pedagógicos através do uso dessas tecnologias.

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This paper presents a literature review about the context of the use of assistive technologies in special and inclusive education, as well as a panorama on the teacher’s capacitation to work in this area. The research approaches hermeneutically a current debate on this theme, in order to interpret and understand its ruptures, contradictions and perceptions about human interaction with technologies, with the knowledge production and social inclusion. This research allows us to better understand the research scenario on the subject, and it is possible to observe how pedagogical processes are currently established through the use of these technologies.

Palavras-chave: Tecnologias assistivas, Educação, Capacitação de docentes,

Palavras-chave: Assistive technologies, Education, Teacher training,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0191

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Como citar:

Wojcikiewicz, Felipe Adriano; Nickel, Elton Moura; "O CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E O PANORAMA DA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES", p. 1855-1860 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0191

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