Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O consumo dos pelotenses do início do século XXatravés dos reclames dos Almanachs de Pelotas

The consumption of pelotenses from the beginning of the 20th century throughthe ads of the Almanachs de Pelotas

Lima, Paula Garcia ;

Artigo completo:

O presente texto objetiva apontar o consumo dos pelotenses no início do século XX, tomando comoaporte para tais apontamentos, os reclames veiculados nos Almanachs de Pelotas. Este periódico foieditado anualmente, entre os anos de 1913 e 1935, na referida sulina cidade do Rio Grande do Sul. Atipologia desta publicação enquadrava-se em almanaques da cidade, os quais promulgavam, ao longode suas páginas, o desenvolvimento citadino e os feitos de seus cidadãos, consonantes com a ideiadesejada de modernidade. Nas 23 edições dos Almanachs foi contabilizado um total de 4107reclames, os quais foram classificados em categorias criadas para sistematizá-los. Estas categoriasforam definidas com base na recorrência dos produtos e serviços propagandeados e são elencadas notexto juntamente com os números obtidos. Em um novo cenário que estava sendo vivenciado, onde oconsumo era crescente, entende-se que a análise do que era oferecido ao público é indicativa dosnovos hábitos que se instauravam. Assim, o presente texto apresenta, além dos números dasistematização dos anúncios, a análise gráfica de três exemplares, relacionando-os com os contextosgeográfico e temporal. Por fim, estes são indicados como vestígios que permitem ver algumascaracterísticas de um dado tempo, enfatizando possíveis hábitos de consumo daquele período, deforma a atestar os produtos do design como intimamente arraigados à cultura, refletindo a mesma eauxiliando na sua construção.

Artigo completo:

The current text aims to point out the pelotense consumption at the beginning of the 20th century,taking as a basis for such notes, the ads in Almanachs de Pelotas. This periodical was publishedannually, between the years 1913 and 1935, in the aforementioned southern city of Rio Grande doSul. This kind of publication fit into the city's almanacs, which promulgated, throughout his pages, citydevelopment and the deeds of its citizens, in line with the desired idea of modernity. In the 23editions of the Almanachs, a total of 4107 ads were recorded, which were classified into categoriescreated to systematize them. These categories were defined based on the recurrence of the productsand services advertised and are listed in the text together with the numbers obtained. In a newscenario that was being experienced, where consumption was growing, it is understood that theanalysis of what was offered to the public is indicative of the new habits that were being established.Thus, this text presents, in addition to the numbers of the systematization of advertisements, thegraphic analysis of three examples, relating them to the geographical and temporal contexts. Finally,these are indicated as traces that allow to see some characteristics of a given time, emphasizingpossible consumption habits of that period, in order to attest the products of the design as intimatelyrooted in the culture, reflecting it and helping in its construction.

Palavras-chave: Almanachs de Pelotas; reclames; consumo; século XX,

Palavras-chave: Almanachs de Pelotas; ads; consumption; 20th century,

DOI: 10.5151/cid2020-84

Referências bibliográficas
  • [1] DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [2] FERREIRA, Giovandro Marcus. As origens recentes: os meios de comunicação pelo viés do paradigma da sociedade de massa. In: HOHLFELDT, Antonio;
  • [3] FONSECA, Letíca Pedruzzi. As revistas ilustradas A Cigarra e A Bruxa: a nova linguagem gráfica e a atuação de Julião Machado. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2012.
  • [4] HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
  • [5] LESCHKO, Nadia Miranda. Inventário para a Memória da Indústria Gráfica em PelotasRS1920. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, 2011.
  • [6] LIMA, Paula Garcia. Estudo da memória e do conceito de design através das peças gráficas e fotografias do Parque Souza Soares (Pelotas, 1900- 1930). Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
  • [7] LIMA, Paula Garcia. Memórias do feminino através dos reclames dos Almanachs de Pelotas (1913 – 1935). Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
  • [8] OLIVEIRA, Marina. Produção gráfica para designers. 2.ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
  • [9] QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.
  • [10] REZENDE, Livia Lazzaro. A circulação de imagens no Brasil oitocentista: uma história com marca registrada. In: CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870 - 1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p.20-59.
  • [11] TRUSZ, Alice Dubina. A publicidade nas revistas ilustradas: o informativo cotidiano da modernidade. Porto Alegre 1920. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2002.
  • [12] WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 6ª ed. Lisboa: Presença, 2001. Fontes
  • [13] ALMANACH DE PELOTAS. Propaganda, Informações úteis, Variedades. Direção de Ferreira & C. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [14] ALMANACH DE PELOTAS. Propaganda, Informações úteis, Variedade. Direcção de Ferreira & C. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [15] ALMANACH DE PELOTAS. Propaganda, Informações úteis, Variedade. Direcção de Ferreira & C. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [16] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. IV Ano. Direcção de Ferreira & C. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [17] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. V Ano. Direcção de Ferreira & C. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [18] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. VI Ano. Direcção de Ferreira & C. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [19] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. VII Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [20] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. VIII Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Officinas Typographicas do Diário Popular, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [21] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. IX Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [22] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. X Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [23] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XI Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [24] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XII Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [25] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XIII Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [26] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XIV Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [27] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XV Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [28] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XVI Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia A Guarany, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [29] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XVII Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia Livraria do Globo, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [30] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XVIII Ano. Direcção e Propriedade de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia Livraria do Globo, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [31] ALMANACH DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XIX Ano. Direcção de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia Livraria do Globo, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [32] ALMANAQUE DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XX Ano. Direção de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia Livraria do Globo, 19 Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [33] ALMANAQUE DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XXIII Ano. Direção de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia Livraria do Globo, 1935. Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas
  • [34] MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 99-116.
  • [35] ALMANAQUE DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XXI Ano. Direção de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia Livraria do Globo, 1933. Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
  • [36] ALMANAQUE DE PELOTAS. Variedades, Informações, Propaganda. XXII Ano. Direção de Florentino Paradeda. Pelotas: Tipografia Livraria do Globo, 1934. Acervo Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotas.
Como citar:

Lima, Paula Garcia; "O consumo dos pelotenses do início do século XXatravés dos reclames dos Almanachs de Pelotas", p. 1115-1129 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-84

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações