Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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O consumo dos pelotenses do início do século XXatravés dos reclames dos Almanachs de Pelotas

The consumption of pelotenses from the beginning of the 20th century throughthe ads of the Almanachs de Pelotas

Lima, Paula Garcia;

Artigo completo:

O presente texto objetiva apontar o consumo dos pelotenses no início do século XX, tomando comoaporte para tais apontamentos, os reclames veiculados nos Almanachs de Pelotas. Este periódico foieditado anualmente, entre os anos de 1913 e 1935, na referida sulina cidade do Rio Grande do Sul. Atipologia desta publicação enquadrava-se em almanaques da cidade, os quais promulgavam, ao longode suas páginas, o desenvolvimento citadino e os feitos de seus cidadãos, consonantes com a ideiadesejada de modernidade. Nas 23 edições dos Almanachs foi contabilizado um total de 4107reclames, os quais foram classificados em categorias criadas para sistematizá-los. Estas categoriasforam definidas com base na recorrência dos produtos e serviços propagandeados e são elencadas notexto juntamente com os números obtidos. Em um novo cenário que estava sendo vivenciado, onde oconsumo era crescente, entende-se que a análise do que era oferecido ao público é indicativa dosnovos hábitos que se instauravam. Assim, o presente texto apresenta, além dos números dasistematização dos anúncios, a análise gráfica de três exemplares, relacionando-os com os contextosgeográfico e temporal. Por fim, estes são indicados como vestígios que permitem ver algumascaracterísticas de um dado tempo, enfatizando possíveis hábitos de consumo daquele período, deforma a atestar os produtos do design como intimamente arraigados à cultura, refletindo a mesma eauxiliando na sua construção.

Artigo completo:

The current text aims to point out the pelotense consumption at the beginning of the 20th century,taking as a basis for such notes, the ads in Almanachs de Pelotas. This periodical was publishedannually, between the years 1913 and 1935, in the aforementioned southern city of Rio Grande doSul. This kind of publication fit into the city's almanacs, which promulgated, throughout his pages, citydevelopment and the deeds of its citizens, in line with the desired idea of modernity. In the 23editions of the Almanachs, a total of 4107 ads were recorded, which were classified into categoriescreated to systematize them. These categories were defined based on the recurrence of the productsand services advertised and are listed in the text together with the numbers obtained. In a newscenario that was being experienced, where consumption was growing, it is understood that theanalysis of what was offered to the public is indicative of the new habits that were being established.Thus, this text presents, in addition to the numbers of the systematization of advertisements, thegraphic analysis of three examples, relating them to the geographical and temporal contexts. Finally,these are indicated as traces that allow to see some characteristics of a given time, emphasizingpossible consumption habits of that period, in order to attest the products of the design as intimatelyrooted in the culture, reflecting it and helping in its construction.

Palavras-chave: Almanachs de Pelotas; reclames; consumo; século XX,

Palavras-chave: Almanachs de Pelotas; ads; consumption; 20th century,

DOI: 10.5151/cid2020-84

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Como citar:

Lima, Paula Garcia; "O consumo dos pelotenses do início do século XXatravés dos reclames dos Almanachs de Pelotas", p. 1115-1129 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-84

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