Artigo - Open Access.

Idioma principal

O CONSUMO DE FIBRAS ALIMENTARES É ADEQUADO EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES ALIMENTARES?

O CONSUMO DE FIBRAS ALIMENTARES É ADEQUADO EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES ALIMENTARES?

Carvalho, Maria Júlia Russo de ; Fisberg, Mauro ; Fernandes, Rita de Cassia de Souza ; Oliveira, Priscila Maximino Passos de ; Ricci, Raquel ; Machado, Rachel Helena Vieira ; Ramos, Cláudia de Cássia ;

Artigo:

Justificativa

Crianças com dificuldades alimentares (DA) tendem a restringirfrutas, legumes e verduras, o que pode impactar em baixa ingestão de fibrasalimentares, importantes para prevenir o risco de doenças crônicas e desordensgastrintestinais.

 

Objetivo(s)

Comparar o consumo de fibras alimentares de crianças com DA àsrecomendações para idade e analisar o perfil de adequação de consumo.

 

Método(s)

A amostra foi composta por 76 prontuários de crianças de 12 mesesa 13 anos com diagnóstico de DA e sem uso de suplementação dietética, sendocoletados a idade (meses/anos) e o consumo médio de fibras, após cálculo dediário alimentar de três dias. Foram analisados o consumo absoluto (g/dia) e oconsumo ajustado (g/1000 kcal) de fibras totais de acordo com os critériospropostos pela Academia Americana de Pediatria (AAP) (idade + 5g) e peloInstitute of Medicine (IOM) (consumo ideal 14g/1000kcal para todos os gruposetários). O consumo foi classificado em "possivelmente adequado" e"possivelmente inadequado". Foram utilizados o teste ANOVA, T-Studente correlações com nível de significância menor que 5%. A pesquisa foi aprovadapor Comitê de Ética, sob-registro CAAE 32939314.0.0000.5567.

 

Resultado(s)

A média de consumo absoluto da amostra foi de 8,4 ± 5,3 g/dia e deconsumo ajustado de 6,4 ±3,2 g/1000 kcal. Quanto ao consumo absoluto de fibras,43% das crianças de 1- 3 anos, 66,7% das crianças entre 4-8 anos e 71,4% das criançasentre 9 -13 anos consomem volume de fibra dietética inferior às recomendaçõespara cada grupo etário. Quanto ao consumo ajustado de fibras, cerca de 5% dascrianças entre 4-8 anos apresentaram consumo ajustado compatível com oesperado, estando todo o restante (inclusive dos demais grupos etários) comingestão insuficiente. O consumo (absoluto e ajustado) não variou segundogênero (p>0,92) ou grupo etário (p>0,11 Anova; R Pearson <0,27).

 

Conclusão (ões)

Houveconsumo possivelmente inadequado de fibras pelas crianças com DA, o que cabemaior atenção por parte da família e da equipe multidisciplinar.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-07

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Carvalho, Maria Júlia Russo de ; Fisberg, Mauro ; Fernandes, Rita de Cassia de Souza ; Oliveira, Priscila Maximino Passos de ; Ricci, Raquel ; Machado, Rachel Helena Vieira ; Ramos, Cláudia de Cássia ; "O CONSUMO DE FIBRAS ALIMENTARES É ADEQUADO EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES ALIMENTARES?", p. 13-14 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-07

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações