Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O conceito de atrito estático e a abordagem experimental para estudantes de Ensino Médio

Ferreira, M. V. V. ;

Artigo Completo :

O objetivo deste artigo é demonstrar que através do método experimental é possível obter maior compreensão por parte dos alunos sobre o conceito de atrito estático, bem como na determinação do coeficiente de atrito. Através do paradigma da Física Experimental, que tem por objetivo introduzir o estudante em técnicas de obtenção de resultados é possível aplicar os conceitos teóricos de forma prática e dinâmica. A pesquisa foi realizada em uma escola do interior, economia predominantemente rural. Para obtenção dos dados para pesquisa foram aplicados três questionários e duas aulas, sendo que o primeiro questionário foi aplicado sem explicação alguma para obter o nível de conhecimento de cada aluno sobre o assunto e o segundo questionário após uma aula teórica e o terceiro após a aula experimental. O resultado mostra que através do método de ensino experimental os alunos apresentam melhor aproveitamento nos conteúdos de física, os alunos mostraram um incremento no índice de acerto de 28% devido à aula experimental.

Artigo Completo :

Palavras-chave: Ensino de física, coeficiente, experimental,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-003

Referências bibliográficas
  • [1] MENDONÇA, Lucas. Experimentos de Força de atrito- Dissertação (Ensino de Física) – UFSCAR, 2010.
  • [2] RAMALHO Francisco; Nicolau; Toledo. Os fundamentos da Física I, Editora Moderna, 1999.
  • [3] GONÇALVES Wanderley P. e BARROSO, Marta F.; Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, 1402 (2014).
  • [4] VIEIRA, L.P.; AMARAL, D.F.; LARA, V.O.M.; Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, 1504 (2014).
  • [5] BORGES, A.T. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 19, capa n.3 (2002).
  • [6] PASSOS, Carlos Augusto C.; Orlando, Marcos Tadeu D, Pesquisa e prática pedagógica laboratório ensino física 3, UFES, Ne@ad, 2012.
  • [7] UFMG, Introdução a física experimental, 2014. Disponível em:Andlt;http://www.fisica.ufmg.br/~lab1/Andgt;. Acesso em 23 de abril de 2014.
  • [8] PACHECO, D. A experimentação e o ensino de ciências. Ciência Andamp; Ensino. V. 2, 1997.
  • [9] INCAPER, Programa de assistência técnica e extensão rural, 2011/2013. Disponível em:Andlt;http://www.incaper.es.gov.br/proaterAndgt;. Acesso em 22 de abril de 2014
Como citar:

Ferreira, M. V. V.; "O conceito de atrito estático e a abordagem experimental para estudantes de Ensino Médio", p. 5-6 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações