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O cheiro como informação no design de embalagens: um estudo de produtos fragrantes

The smell as information in packaging design: a study of fragrant products

Silva, Camila Assis Peres ; Mazzilli, Clice de Toledo de Sanjar ;

Artigo completo:

O presente trabalho discorre sobre a importância de se considerar as informações de natureza olfativa como um parâmetro nos projetos de embalagem. Para tanto, apresentamos os resultados de pesquisas realizadas nos últimos anos no âmbito do design de embalagens de produtos fragrantes, especificamente os perfumes. Com um efeito altamente subjetivo sobre seu usuário, nos questionamos: qual seria a função de um perfume? E nos questionamos também: Qual seria a contribuição do design de embalagens para um projeto dessa natureza? Afinal, o franco crescimento do mercado de perfumaria brasileiro certamente não se deve apenas aos diferentes fatores de ordem econômica, tecnológica e cultural. O design tem a sua contribuição para o sucesso desse segmento de mercado. Até porque o design perpassa por todos esses fatores. Nossa hipótese é de que ao dar diferentes identidades aos diferentes perfumes, o design se torna fundamental para o bom desempenho desse mercado. Dentre as várias abordagens de um projeto de embalagens para perfumes, chamamos a atenção nesse trabalho para a importância da representação visual dos cheiros. Uma vez conhecendo a fragrância antes de projetar, o designer irá dispor de mais recursos para criar. Portanto, nosso percurso metodológico compreendeu na investigação e no entendimento do processo de olfação, seguido de levantamento bibliográfico acerca de experimentos realizados nos campos da psicologia e da percepção multissensorial, e finalmente na realização de experimentos realizados com usuários e perfumes brasileiros.

Artigo completo:

This paper discusses the importance of considering olfactory information as a parameter in packaging designs. To do so, we present the results of research carried out over the past years in the field of packaging design of fragrant products, specifically perfumes. With a highly subjective effect on its user, we wonder: what would be the function of a perfume? And we also wondered: What would be the contribution of packaging design to such a project? After all, the frank growth of the Brazilian perfumery market is certainly not only due to the different economic, technological and cultural factors. Design has its contribution to the success of this market segment. That is due to the fact that design goes through all these factors. Our hypothesis is that by giving different identities to the different perfumes, the design becomes fundamental for the good performance of this market. Among the various approaches of a packaging design for perfumes, we draw attention in this work to the importance of the visual representation of the smells. Once you know the fragrance before designing, the designer will have more features to create. Therefore, our methodological course comprised the investigation and understanding of the olfaction process, followed by a bibliographical survey about experiments carried out in the fields of psychology and multisensory perception, and finally in the accomplishment of experiments performed with Brazilian users and perfumes

Palavras-chave: perfume, design, embalagens, multissensorial, Brasil,

Palavras-chave: perfume, design, packaging, multisensory, Brazil,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0077

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Como citar:

Silva, Camila Assis Peres; Mazzilli, Clice de Toledo de Sanjar; "O cheiro como informação no design de embalagens: um estudo de produtos fragrantes", p. 84-98 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0077

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