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O ambiente na primeira infância: um estudo sobre práticas voltadas à promoção do desenvolvimento infantil

The environment in early childhood: a study on practices aimed at promoting child development

SOUZA, Mylena Rodrigues ; PESSÔA, Sâmela Suélen Martins Viana ;

Artigo:

Este estudo se orienta a compreender as ambiências do desenvolvimento infantil e a influência do ambiente nesse processo. Para isso, elege-se como temática central a casa, por sua relevância e permanência da criança durante a primeira infância, bem como, reflexões sobre o lar, sobretudo, no contexto atual da pandemia da COVID19. Com o intuito de complementar a leitura acerca das ambiências, foram incorporadas ao estudo as temáticas do Design Emocional e Design Sensorial, afim de ampliar a identificação de aspectos presentes na construção de ambientes favoráveis ao desenvolvimento infantil. Como metodologia de pesquisa, o estudo constitui-se de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e que utilizou referências bibliográficas para embasamento do trabalho. A partir da fundamentação teórica foram selecionados atributos sínteses, que posteriormente foram ilustrados em painéis semânticos. Tal procedimento possibilitou tangibilizar, de maneira visual, elementos de composição e arranjo de ambientes que estimulam o desenvolvimento infantil.

Artigo:

This study is aimed at understanding the ambiences of child development and the influence of the environment in this process. For this, the home is elected as the central theme, due to its relevance and permanence of the child during early childhood, as well as reflections on the home, especially in the current context of the COVID19 pandemic. In order to complement the reading about the ambiences, the themes of Emotional Design and Sensory Design were incorporated into the study in order to expand the identification of aspects present in the construction of environments favorable to child development. As a research methodology, the study consists of a qualitative approach of an exploratory nature and which used bibliographic references to support the work. From the theoretical foundation, synthesical attributes were selected, which were later illustrated in semantic panels. This procedure made it possible to tangibilize, in a visual way, elements of composition and arrangement of environments that stimulate child development.

Palavras-chave: Design de Ambientes; Ambiência; Desenvolvimento Infantil; Casa.,

Palavras-chave: Environment Design; Ambience; Child Development; Home.,

DOI: 10.5151/ped2022-5739810

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Como citar:

SOUZA, Mylena Rodrigues; PESSÔA, Sâmela Suélen Martins Viana; "O ambiente na primeira infância: um estudo sobre práticas voltadas à promoção do desenvolvimento infantil", p. 6960-6984 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5739810

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