Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Níveis de interatividade em mídias sociais

Interactive levels in social midia

Nicolau, Barbara Martins ; Oliveira, Alexandre Santos de ;

Artigo Completo:

Este artigo é parte de uma pesquisa que procurou desenvolver heurísticas visando à avaliação do grau de interatividade em mídias sociais, a partir de critérios propostos por Pierre Lévy (1999). O problema central está relacionado à ausência de heurísticas capazes de indicar parâmetros para avaliação e melhoria dessas redes. A metodologia consistiu na investigação teórica para a proposição das heurísticas e na realização de um estudo de caso visando avaliar o nível de confiabilidade das heurísticas propostas. O principal resultado indica a necessidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento de modelos de avaliação da interatividade dos usuários em mídias sociais, uma vez que existe espaço para uma compreensão alargada das relações sociais nas redes e principalmente que atendam as necessidades de informação do usuário, indicando assim pontos de melhoria e aperfeiçoamento.

Artigo Completo:

This article is part of a research that sought to develop heuristics in order to evaluate the degree of interactivity in social media, based on criteria proposed by Pierre Lévy (1999). The central problem is related to the absence of heuristics able to identify parameters for evaluation and improvement of these networks. The methodology consisted of theoretical research to the proposition of heuristics and carrying out a case study to evaluate the level of reliability of the proposed heuristics. The main result indicates the need for development and improvement of assessment models of interactivity of users on social media, since there is space for a broad understanding of social relations in networks and especially that meet user information needs, thus indicating points improvement and improvement

Palavras-chave: Design, interatividade, mídias sociais, informação, Design, interactivity, social media, information,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_93

Referências bibliográficas
  • [1] ABBAGNANO, N. História da filosofia. 4.ed. Lisboa: Presença, 2000.
  • [2] BASTIEN, C.; SCAPIN, D. Human factor criteria, principles, and recommendations for HCI: methodological and standardisation issues. INRIA, França, 1993.
  • [3] BERTHIER, D. Méditations sur le réel et le virtuel. Paris: L’Harmattan, 2004.
  • [4] BIJKER, W. LAW, J. Shaping Technology Cambridge: MIT Press, 1992.
  • [5] BOBROW, D. G.; NORMAN, D. A. On data-limited and resource limited processes. Cognitive Psychology, [s.d], v.7, n.1, 197
  • [6] BUDIU, R. The reciprocity principle: give before you take in web design. 2014.
  • [7] COGDILL, K. Interface evaluation. College Park: Maryland University, 1999.
  • [8] DEGELE, N. Appropriation of Technology as a Creative Process. Creativity and Innovation Management, Estados Unidos, v.6, 1997.
  • [9] DIX, Alan et al. Human computer interaction. Upper Saddle River: Prentice Hall,1992.
  • [10] DROTNER, K. Mediatized Childhoods: Discourses, Dilemmas and Directions, in Jens Qvortrup (Ed.) Studies in Modern Childhood: Society, Agency and Culture. London, (2005).
  • [11] DUL, J. , WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática. São Paulo: Edgar Blücher, 1991.
  • [12] FERREIRA, J. Semiotic explorations in user interface design. [Londres]: Victoria University of Wellington, 2005.
  • [13] GOFFMAN. E. Behavior in public places: notes on the social organization of gatherings. New York: The Free Press, 1963.
  • [14] GOULDNER, A. Organizational analysis. In R. K. Merton, L. Broom, Andamp;L. S. Cottrell, Jr. Sociology today: Problems and prospects (Vol. 2, p. 400-428). New York: Harper Torchbook. 1959.
  • [15] JENSEN, O.B. ‘Facework’, flow and the city: Simmel, Goffman, and mobility in the contemporary city. v.1, n.2, 2006.
  • [16] LEVIE, W. H.; LENTZ, R. Effects of text illustrations: a review of research. Educational Communication and Technology, v.30 n.4, 1982.
  • [17] LÉVY, Pierre. L’ idéographie dynamique. Vers une imagination artifi-cielle? Paris: La Découverte, 1992.
  • [18] LÉVY, Pierre – O Que É O Virtual?. São Paulo, Editora 34, 1996
  • [19] LÉVY, Pierry. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
  • [20] LOMBARD, M.; DITTON, T. At the Heart of It All: the concept of presence. Journal of Computer-Mediated Communication, [s.l], v.3, n.2, 1997.
  • [21] MAUSS, M. The gift: forms and functions of exchange in archaic societies. London: CohenAndamp;West, 1954.
  • [22] MELO, S.; PATRIOTA, R.; OLIVEIRA, J. O mundo virtual é real: uma reflexão sobre seus fatores tecnológicos, sociais e econômicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Pernambuco: Intercom, 2008.
  • [23] MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. 2. ed. Florianópolis UFSC, 2005.
  • [24] NIELSEN, J.; MOLICH, R. Heuristic evaluation of user interfaces. Proc. ACM CHI''90 Conf., Seattle, v.1, n.5, 1990.
  • [25] NIELSEN, J. Designing web usability: the practice of simplicity. Indianapolis: New Riders Publishing, 1999.
  • [26] NORMAN, D. A. The design of everyday things. New York: Doubleday, 1988.
  • [27] PALEN, L. and DOURISH, P. Unpacking “Privacy” for a Networked World. Proc. ACM Conf. Human Factors in, 2003.
  • [28] RAPPAPORT, A. Some perspectives on the human organization and use of space", paper given to the annual meeting of the Australian. In: N.Z. Association of Social Anthropologists (Org.), Helbourne: Hay, 1972.
  • [29] SAWAIA, B. B. Introduzindo a afetividade na reflexão sobre estética, imaginação e constituição do sujeito. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e experiência Florianópolis: NUP/UFSC, 2006.
  • [30] SHNEIDERMAN, B. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 4.ed. Estados Unidos: Pearson Education, 1986.
  • [31] SILVA, Marco. ”O que é interatividade?” Disponível em: http://www.senac.br/informativo/bts/242/boltec242.htm. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, 1998. Acesso em: 29/04/2014.
  • [32] SPENCER, S.; FEIN, S. The rule of self-esteem functioning. Journal of Personality and Social Psychology, Washington v. 73, n. 1, 1997.
  • [33] TWIDALE, M. B.; JONES, M.C. "Let them use emacs": the interaction of simplicity and appropriation. International reports on socio-informatics, Alemanha, v.2, n.2, 2005.
Como citar:

Nicolau, Barbara Martins; Oliveira, Alexandre Santos de; "Níveis de interatividade em mídias sociais", p. 112-128 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_93

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações