Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Novo biocombustível de éster metílico para motores Diesel: desempenho, integridade dos componentes e conformidade de emissões após envelhecimento de 1000 horas

New Methyl Ester Biofuel for Diesel Engines: performance, parts integrity and emissions compliance after 1000-hours aging

ROLL, André Luiz ; ADAS, Camilo Abduch ; PEREIRA, Maurício Cesar ; SILVA, Bruno Franck da ; TEIXEIRA, Gustavo ; CARNEIRO, Marcela ; PIRES, Rafael Silveira ; GOULART, Bruno Santos ; KAGE, Edson Akira ; BUENO, Estela Mari Ricetti ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

A preocupação com a redução dos gases de efeito estufa e o compromisso com as legislações de emissões promovem a busca pelo desenvolvimento de biocombustíveis. O uso do biodiesel nos motores traz desafios para componentes do sistema de injeção e filtros, e quando utilizado em condição pura (B100) requer alterações para atendimento de emissões. Motivado por esses desafios foi criado o Be8 BeVant®, um biocombustível a base de éster metílico desenvolvido para substituir totalmente o diesel fóssil. Com o objetivo de avaliar o desempenho desse biocombustível comparado ao diesel comercial em emissões e seu impacto nos componentes de motor e catalisadores, foi desenvolvido um trabalho em conjunto entre Be8, FPT e Mahle. Utilizando-se um motor Diesel EURO VI, realizou-se um teste de 1950 horas em bancada, com análises de óleo lubrificante e de desgaste de componentes, incluindo o sistema de pós-tratamento. Foram avaliados os resultados de emissões, comparando o referido biocombustível vs diesel. O consumo de ARLA32 (AdBlue/DEF) e de combustível também foi discutido. No fim do teste, foi realizado o teste veicular PEMS. Os resultados mostraram o biocombustível como uma alternativa ao diesel fóssil, atendendo as exigências de emissões sem modificações no motor, catalisadores ou software.

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

Concerns about reducing greenhouse gases and compliance with emissions legislation promotes the development chase of biofuels. The usage of biodiesel in engines poses challenges for injection system components and filters, and when used in its pure state (B100), demands changes to meet emissions requirements. These challenges motivated the creation of Be8 BeVant®, a new methyl-ester-based biofuel developed to replace fossil diesel totally. A joint effort was developed between Be8, FPT and MAHLE to evaluate the performance of this biofuel in comparison with commercial diesel in terms of emissions and its impact on engine and catalytic converter components. Using a Euro VI Diesel engine, a 1950-hours bench test was performed, with analyses of the lubricating oil and component wear, including the post-treatment system. The emissions results are evaluated, comparing the referred biofuel vs diesel. Consumption of ARLA32 (AdBlue/DEF) and fuel was also discussed. At the end of the test, the PEMS (portable emissions measurement system) vehicle test was performed. The results showed biofuel as an alternative to fossil diesel, meeting emissions requirements without modifications to the engine, catalysts or software.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2025-PAP98

Referências bibliográficas
  • [1] IA COPILOT: Greenhouse Gas Emissions - EPE. .
  • [2] Accessed on May 4th, 2025.
  • [3] IA COPILOT: SEEG Brasil – O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG)- Accessed May 4th, 2025.
  • [4] FGV, Relatório anual do programa brasileiro GHG – ciclo 2022. Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV, EAESP)Centro de Estudos.
  • [5] SINDPEÇAS, Accessed on May 4th, 202
  • [6] ADAS, CAMILO. Manifesto Be8 BeVant®, Ago 2024.
  • [7] CALEPA, Low Carbon Fuel Standard,2025 Accessed on May 4th, 2025.
  • [8] GOV.BR, Accessed on May 4th, 2025.
  • [9] FPT INDUSTRIAL, Accessed on May 4th, 2025.
  • [10] BIODIESELBR, Emission of Polluting Gases and Biodiesel, Accessed onMay 4th, 2025.
  • [11] BRUNELLI, R. R; MELLO, P. B, 2010, Accessed on May 4th, 2025.
  • [12] TEIXEIRA, A. C., 2019, Aumento do percentual de biodiesel no diesel pode acelerar a oxidação do lubrificante Accessed onMay 4th, 2025.
  • [13] CONAMA Resolution 490 2018, Accessed on May 4th, 2025.
Como citar:

ROLL, André Luiz; ADAS, Camilo Abduch; PEREIRA, Maurício Cesar; SILVA, Bruno Franck da; TEIXEIRA, Gustavo; CARNEIRO, Marcela; PIRES, Rafael Silveira; GOULART, Bruno Santos; KAGE, Edson Akira; BUENO, Estela Mari Ricetti; "Novo biocombustível de éster metílico para motores Diesel: desempenho, integridade dos componentes e conformidade de emissões após envelhecimento de 1000 horas", p. 494-502 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP98

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações