Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Novas abordagens do fazer expositivo: Filosofias e cosmovisões afrocentradas na expografia da Ocupação Sueli Carneiro

New approaches to exhibition making: Afrocentered philosophies and cosmovisions in the exhibition design of the Occupation Sueli Carneiro

XAVIER, Isabel ; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos ;

Artigo:

A história dos povos diaspóricos é marcada pelo esquecimento, pelo desconhecimento, e principalmente por narrativas contadas com vieses ideológicos. Entender como sobrevivem essas histórias e reconhecer a primazia da imaginação e do ativismo na criação de novas narrativas de produtos culturais são atividades tão cruciais no trabalho de rever a história negra, quanto repensar o que é mostrado e apreendido sobre o papel e contribuição negra nestas narrativas. A partir da criação e montagem da exposição intitulada Ocupação Sueli Carneiro, o ensaio reflete sobre suas as estratégias projetuais e de criação sob a guiza de filosofias e cosmovisões africanas, da filosofia Bakongo e de conceitos do candomblé. Concebida em 2021, de maneira multidisciplinar pelo Instituto Itaú Cultural, a exposição serve de objeto para abordagens afrocentradas e decoloniais do processo criativo e de design expositivo. A metodologia se desenvolve através da análise da conceitual e projetual da exposição observando estratégias que contribuem para uma imaginação antirracista. A abordagem tem base interdisciplinar e se ancora no papel da cultura e na resistência e reparação historiográficas brasileiras para analisar ferramentas de criação e projeto artístico visual usados em produtos culturais que representam a chamada (Re)escrita histórica negra, ou ainda, Imaginação afrodiaspórica, e embasamento teórico que abarca o conceito do Atlântico Negro e seu papel na criação narrativa de novas histórias construídas sobre princípios de igualdade e justiça racial através de produtos culturais de massa. Este recorte faz parte da pesquisa doutoral que analisa ainda as exposições Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para brasileiros (2021) e Memórias do Futuro: Cidadania negra, Antirracismo e resistência; e os filmes Racionais Mcs – Das ruas de São Paulo para o Mundo (2022) e Um ano inesquecível – Outono (2021-23), cuja linhagem política e histórica pode ser rastreada desde a escravidão e o colonialismo.

Artigo:

The history of diasporic peoples is marked by oblivion, ignorance, and mainly by narratives told with ideological biases. Understanding how these stories survive and recognizing the primacy of imagination and activism in creating new narratives of cultural products are activities as crucial in the work of reviewing black history as rethinking what is shown and understood about the role and contribution of black people in these narratives. Based on the creation and assembly of the exhibition entitled Ocupação Sueli Carneiro, the essay reflects on her design and creation strategies under the guise of African philosophies and cosmovisions, Bakongo philosophy and Candomblé concepts. Conceived in 2021, in a multidisciplinary way by Instituto Itaú Cultural, the exhibition serves as an object for Afrocentric and decolonial approaches to the creative process and exhibition design. The methodology is developed through the analysis of the exhibition's conceptual and design, observing strategies that contribute to an anti-racist imagination. The approach has an interdisciplinary basis and is anchored in the role of culture and the history of Brazilian resistance and repair to analyze creation tools and visual artistic design used in cultural products that represent the so-called black historical (Re)writing, or even, Afro-diasporic Imagination, and theoretical foundation that encompasses the concept of the Black Atlantic and its role in the narrative creation of new stories built on principles of equality and racial justice through mass cultural products. The essay is part of the doctoral research that also analyzes the exhibitions Carolina Maria de Jesus: A Brazil for Brazilians (2021) and Memories of the Future: Black Citizenship, Anti-racism and Resistance; and the movies Racionais Mcs – From the streets of São Paulo to the World (2022) and An unforgettable year – Autumn (2021-23), whose political and historical lineage can be traced back to slavery and colonialism.

Palavras-chave: Imaginação Afrodiaspórica; Processo Criativo; Design de narrativa, mudança social; justiça racial,

Palavras-chave: Afro-diasporic imagination; creative method; storytelling design; social change; racial justice,

DOI: 10.5151/6spdesign-027

Referências bibliográficas
  • [1] FOUCAULT, M. 2013. De espaços outros. Estudos Avançados, 27(79), 113-122. In: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/68705
  • [2] GILROY, P. 200 Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência. Rio de Janeiro: 34. hooks, b. 2009. Olhares negros: Raça e representação. São Paulo: Elefante.
  • [3] VERGER, P. 1954. Diex D’Afrique: Culte des Orishas et vodouns a l'ancienne Cote des esclaves en Afrique et a Bahia, la Baie de tous les Saints au Bresil. Paris: Paul Hartmann Éditeur.
  • [4] WIND, E. 1997. A eloquência dos Símbolos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Como citar:

XAVIER, Isabel; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; "Novas abordagens do fazer expositivo: Filosofias e cosmovisões afrocentradas na expografia da Ocupação Sueli Carneiro", p. 53-54 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações