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Nova superestrutura de ônibus otimizada para melhorar o teste de capotamento (ONU R. 66) usando espuma estrutural (Terocore) com aço de alta resistência

New optimized bus structure to improve the roll-over test (ECE R66) using structural foam (Terocore) with high strength steel

SIQUEIRA, Adriana Lopes ; PICCOL, Mateus Dal ;

Trabalho completo:

Estruturas resistentes ao capotamento para ônibus foram desenvolvidas nos anos noventa, mas recentemente, como o preço do aço quase dobrou apenas no ano passado, o uso de novos materiais para essas superestruturas tornou-se mais econômico. A diferença de preço entre o preço do aço de alta resistência e o aço comum foi reduzida e o uso desse material está surgindo na indústria de veículos comerciais. O aço de alta resistência pode levar à redução de peso e custo, mas um novo mecanismo de absorção de energia foi identificado com o uso de espuma estrutural. Neste estudo foi desenvolvida uma solução utilizando aços de alta resistência e espuma estrutural para melhorar a absorção de energia e reduzir o peso final de uma estrutura atual de ônibus resistente ao capotamento. Várias partes da estrutura do ônibus foram fabricadas com a seleção final de espuma estrutural e aço de alta resistência. As peças do protótipo foram usadas para teste e viabilidade de fabricação.

Trabalho completo:

Rollover resistant structures for coaches have been developed in the nineties, but recently, as the price of the steel has almost doubled only in the last year, the use of new materials for these superstructures has become more cost efficient. The price gap between high strength steel price and mild steel has been reduced and the use of this material is emerging into commercial vehicle industry. High strength steel may lead to weight and cost reduction but a new energy absorbing mechanism has been identified with the use of structural foam. On this study a solution using high strength steels and structural foam has been designed to improve the energy absorption and reduce the final weight of a current rollover resistant bus structure. Several parts of the bus structure have been manufactured with the final selection of structural foam and high strength steel. The prototype parts have been used for test and manufacturability.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP22

Referências bibliográficas
  • [1] " UN Regulation 66 “UNIFORM TECHNICAL
  • [2] PRESCRIPTIONS CONCERNING THE APPROVAL OF
  • [3] LARGE PASSENGER VEHICLES WITH REGARD TO
  • [4] THE STRENGTH OF THEIR SUPERSTRUCTURE”
  • [5] 2. S. Ruiz “Development of rollover-resistant bus structure”
  • [6] SAE paper No 96MJA109, 199"
Como citar:

SIQUEIRA, Adriana Lopes; PICCOL, Mateus Dal; "Nova superestrutura de ônibus otimizada para melhorar o teste de capotamento (ONU R. 66) usando espuma estrutural (Terocore) com aço de alta resistência", p. 167-175 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP22

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